Buscar

Introdução à Bioestatística e Delineamento de Pesquisa: Exercício de revisão 1

Prévia do material em texto

Introdução à Bioestatística e Delineamento de Pesquisa
MEDICINA
Exercício de revisão 1
1. Interessado em determinar o risco de lesão ligamentar por excesso de digitação de telefones celulares (textingtendinitis), um grupo de alunos da UFCSPA realizou avaliação com escala de dor, avaliação funcional e questionário em todos os calouros do ano de 2011. No questionário era perguntado quantas mensagens mandavam por dia em média nos últimos 6 meses (foi possível consultar as contas dos telefones quando disponíveis). Ao final do estudo, o grupo encontrou um determinado número de alunos com lesão ligamentar sintomática. Todos os com lesão ligamentar relatavam mandar mensagens mais de 10 vezes ao dia e apenas 20% dos que não tinham sintomas mandavam mensagem nesta frequência: 
Qual o delineamento?
 A. coorte. 
B. caso-controle. 
C. ensaio clínico. 
D. transversal. 
E. ecológico 
2. Um estudo foi elaborado para levantar os possíveis fatores associados ao desenvolvimento de câncer de pâncreas. Através do registro de novos casos deste tipo de câncer no laboratório de patologia de um hospital universitário identificou-se 30 casos no ano de 2017. Um questionário sobre hábitos alimentares e estilo de vida foi aplicado a estes indivíduos. O mesmo questionário foi feito para 2 pacientes do mesmo sexo que estivessem internados no mesmo quarto na mesma época do diagnóstico de cada paciente com câncer de pâncreas. Colegas de quarto com diagnóstico de câncer atual ou no passado eram excluídos e novos colegas de quarto eram identificados para responderem o questionário. Entre os pacientes com câncer de pâncreas, 10 tinham o hábito de comer carne defumada pelo menos uma vez por mês. Entre os colegas de quarto sem câncer, 8 tinham o mesmo hábito alimentar. 
Qual o delineamento? 
A. Estudo de Caso-controle 
B. Estudo de Coorte 
C. Ensaio Clínico Randomizado 
D. Quase-experimento 
E. Estudo ecológico 
3. Uma nova droga foi desenvolvida para tratar diarreia viral. O tratamento foi comparado com medidas sintomáticas tipo adequação de dieta e hidratação oral. Dos 1000 indivíduos que foram randomizados para receber o novo tratamento 60% sentiuse melhor em 3 dias. Dos 1000 indivíduos que receberam o tratamento convencional, apenas 30% sentiu-se melhor neste mesmo período. 
Qual o delineamento? 
A. Estudo Transversal 
B. Estudo de Caso-controle 
C. Estudo de Coorte 
D. Ensaio Clínico Randomizado 
E. Quase-experimento 
4. Em uma escola onde estudam 1200 crianças, após tratamento maciço contra parasitoses intestinais, investigou-se a reinfestação por amebíase intestinal em relação ao acesso de água encanada no domicílio. As crianças foram acompanhadas por 6 meses, através de exame direto de fezes frescas. A aplicação de questionário permitiu detectar, ao fim do período do acompanhamento, que 400 crianças não tinham acesso à água encanada, destas 75 crianças apresentaram o teste direto de fezes positivo para Entamoeba histolytica ao final do acompanhamento. Por outro lado, do restante das crianças, 20 tinham o teste positivo. Ações governamentais para aumentar ao acesso à água encanada foram recomendadas para aquela comunidade 
A. Estudo Transversal 
B. Estudo de Caso-controle 
C. Estudo de Coorte 
D. Ensaio Clínico Randomizado 
E. Estudo Ecológico 
5. Leia o resumo abaixo Associação entre fatores sociodemográficos e comportamentos de risco à saúde cardiovascular de adolescentes brasileiros com 13 a 17 anos: dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 28(3):e2018315, 2019 Objetivo: analisar associação entre fatores sociodemográficos e comportamentos de risco à saúde cardiovascular de adolescentes brasileiros com 13-17 anos. 
Métodos: utilizaram-se dados sobre 10.926 adolescentes entrevistados na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015 para verificar associações entre variáveis sociodemográficas e consumo de alimentos não saudáveis, atividade física insuficiente e experimentação de bebida alcoólica/cigarro, empregando-se regressão de Poisson. 
Resultados: verificaram-se associações entre consumo de guloseimas, atividade física insuficiente e experimentação de bebida alcoólica com sexo feminino ([RPa=1,37 – IC95% 1,25;1,50], [RPa=1,32 – IC95% 1,26;1,38] e [RPa=1,05 – IC95% 1,00;1,10]); consumo de refrigerante com sexo masculino (RPa=1,17 – IC95% 1,03;1,31) e maior escolaridade materna (RPa=1,14 – IC95% 1,01;1,31); experimentação de cigarro com sexo masculino (RPa=1,12 – IC95% 1,00;1,25), idade de 16-17 anos (RPa=1,51 – IC95% 1,33;1,72), não morar com pai (RPa=1,36 – IC95% 1,20;1,53) e mãe (RPa=1,25 – IC95% 1,13;1,37). 
Conclusão: comportamentos de risco à saúde cardiovascular influenciados por características sociodemográficas devem ser considerados na promoção à saúde de adolescentes brasileiros. 
5.1 Qual o delineamento? 
Estudo transversal.
5.2. Explique com suas palavras, qual a principal característica deste delineamento.
Uma investigação transversal permite comparar muitas variáveis ​​diferentes ao mesmo tempo. 
5.3 Quais as vantagens e quais as limitações desse estudo
Vantagens:
· Rápido e fácil de executar (sem longos períodos de acompanhamento).
· Os dados são coletados apenas uma vez.
· Amostragem representativa.
· Capacidade de medir a prevalência de todos os fatores sob investigação.
· Estudo de múltiplos resultados e exposições.
· Bom para análise descritiva e para gerar hipóteses.
Quanto a limitação, as investigações transversais podem não fornecer informações definitivas sobre as relações de causa e efeito. Isso ocorre porque esses estudos oferecem uma informação instantânea de um único momento no tempo, não consideram o que acontece antes ou depois.
Desvantagens:
· Detecção de mudança.
· Não há muitos dados coletados.
· Sua precisão em relação ao tempo é baixa.
· A incidência não pode ser medida.
· As associações identificadas podem ser difíceis de interpretar.
· Suscetível a desvios na pesquisa devido à baixa resposta e erro de classificação.

Continue navegando