Buscar

Atividade de Pesquisa - Planejamento e Desenvolvimento de Carreira BRENDA DEFANTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento e Desenvolvimento de Carreira
Aluno (a): Brenda Defante Souza
Data: / /
Atividade de Pesquisa
NOTA:
1 – Qual a vantagem do plano de carreira para a competitividade no mercado atual?
Ascensão e sucesso profissional, e aumento da competitividade da empresa em relação ao seu concorrente. Podemos dizer que o sucesso profissional depende exclusivamente do comprometimento do indivíduo em relação à sua carreira, contribuindo para que o desenvolvimento pessoal e organizacional aconteça. Podemos destacar alguns aspectos importantes para esse desenvolvimento: permitir que os colaboradores visualizem a possibilidade de ascensão profissional; permitir maior motivação em função da perspectiva de crescimento; identificação de profissionais com maior talento e potencial para determinada área ou função; permitir um desenvolvimento claro, objetivo e dinâmico; identificar o perfil profissional adequado ao seu negócio para um determinado período, evitando erros nas promoções; colocar e manter pessoas certas em cargos certos.
2 – Descreva a importância da avaliação de desempenho para o processo de desenvolvimento de carreira.
Melhorar os resultados das pessoas e da organização; identificar as necessidades de treinamento; identificar melhorias relacionadas à gestão de pessoas; proporcionar maior adequação ao trabalho e maior produtividade; estimular crescimento e desenvolvimento profissional; melhorar a comunicação e as relações interpessoais.
3 – O capital humano deve ser bem desenvolvido e aplicado na melhoria dos processos organizacionais. Quais as características fundamentais na qualificação profissional para desenvolvimento da carreira?
Definir até onde deseja chegar e o que espera das pessoas que compõem o seu quadro de pessoal; determinar a qualificação profissional necessária para que os empregados possam atingir as metas estabelecidas; avaliar os empregados de acordo com os procedimentos em vigor na organização, levando em conta as exigências do futuro.
4 – O que é necessário que o gestor analise para compreender o clima e a cultura organizacional?
É necessário analisar o contexto social da organização: entender o capital intelectual (pessoas), o capital financeiro (dependência de recursos), a tecnologia e o ambiente externo (consumidor).
5 – Em que categorias podem ser classificadas as políticas e práticas de suporte, destinadas à gestão de carreira?
Suporte às decisões individuais para a carreira - são incluídos instrumentos de autoavaliação, processos de aconselhamento profissionais, processo de feedback. Suporte ao gerenciamento de carreiras pela empresa - programas de RH, previsão de demanda por recursos de pessoas, acompanhamento do crescimento profissional. Facilitadores da comunicação entre as pessoas e a empresa - programas de aperfeiçoamento dos gestores como conselheiros e orientadores.
6 – Descreva quais são as principais características e habilidades do desenvolvimento gerencial.
Através dos tempos o conceito de administração se modificou, a ênfase na técnica cedeu lugar à ênfase nas relações humanas. A integração entre o indivíduo e a atividade que ele exerce faz parte do contexto organizacional. À medida que as organizações são bem-sucedidas no alcance dos objetivos, elas necessitam de maior número de pessoas para execução das suas atividades e, certamente, de mais gestores eficientes e eficazes na condução dos processos. Todas as pessoas que ingressam na empresa têm objetivos individuais que vão de encontro com os objetivos da empresa. Essa relação deve ser voltada para cooperação e satisfação de ambas. As organizações dependem das pessoas. Enquanto o indivíduo traz habilidades, conhecimentos e aptidão para aprender; a empresa preocupa-se em delinear suas metas e rumos a serem seguidos e alcançados. Os princípios para o desenvolvimento do gestor envolvem a capacidade técnica, humana e conceitual. As competências são as qualidades que tornam as pessoas capazes de uma análise crítica da situação e das necessidades de apresentação de soluções e resoluções de problemas.
7 – Descreva quais são os dois aspectos importantes para o processo de integração a ascensão profissional.
: A empresa busca o resultado favorável para sua sobrevivência no mercado. As pessoas buscam mais autonomia e liberdade para a tomada de decisão.
8 – Descreva quais são os componentes da ascensão profissional por competência.
A capacitação, a organização do trabalho e de diversos modelos de gestão e apoio. Conhecimento – é o “saber adquirido”, técnicas, teorias e conceitos; habilidades – é o “saber fazer”. ou seja, é o conhecimento colocado em prática; atitudes – são relacionadas ao comportamento do colaborador, a forma como ele age junto a supervisores e gestores.
9 – Como promover reconhecimento e recompensa que inclua também aquelas pessoas que já alcançaram o topo de suas carreiras nas organizações, considerando restrições legais?
Buscou-se, com o estudo e pesquisa dessa realidade, a proposição de caminhos e estratégias. Não com a pretensão de modelar ou engessar o processo de crescimento e desenvolvimento profissional, mas com a intenção de apontar bases, pontos de apoio, para que a área de RH da Petrobras amplie o seu projeto e ações no que se refere ao repertório de insumos para o enfrentamento do problema evidenciado. Autoparabéns – mais do que o retorno positivo ou negativo pelo serviço executado, a ideia aqui presente é a de que cada profissional ao final de um dado período (dia, mês, ano etc.) saiba exatamente como está o seu desempenho por meio de indicadores de performance. Você deve saber exatamente o que deve ser feito e ao fazê-lo com eficácia não precisa ficar aguardando um feedback, pois você já sabe que o serviço é bem feito, os indicadores ficam a critério de cada profissional ou cada carreira, mas devem sempre estar associados a objetivos, por exemplo, quantos contatos você fechou no mês, quantos clientes reclamaram de seus serviços neste mês em relação ao anterior etc.
Os objetivos são uma grande fonte de motivação. Este conceito envolve um atributo muito importante, o do profissional que sabe exatamente o que faz, porque faz e se identifica com isso, é muito comum encontrarmos pessoas que sabem o que fazem mas não sabem por que o fazem.
10 - Que papel exerce a Pesquisa de Ambiência Organizacional na Petrobras e como ela pode ser utilizada para melhorar a satisfação dos empregados?
Objetivo de captar as percepções dos empregados a respeito das práticas da empresa. A ênfase da pesquisa é na questão dos empregados que estão posicionando- -se no último nível das carreiras
Atividade de Pesquisa: Planejamento e Desenvolvimento de Carreira
ORIENTAÇÕES:
 
v
 
Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da 
avaliação.
 
v
 
Para esta 
atividade o aluno poderá utilizar
-
se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos 
científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
 
v
 
Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, d
ata de entrega.
 
v
 
A
s respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
 
v
 
Ao terminar a avaliação o arquivo deve
rá ser salvo com o nome: "Avaliação
 
de Pesquisa" (nome do aluno).
 
v
 
Envie o arquivo pelo sistema em form
ato
 
digit
al 
em 
pdf
 
ou 
word
.
 
Bons Estudos!

Outros materiais