Buscar

QUESTIONÁRIOS - DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE – AULA 01
1) A Declaração universal dos Direitos Humanos foi elaborada, em 1948, com qual finalidade? Contribuir com a luta da sociedade contra situações de discriminação, preconceito e opressão, valendo a noção de igualdade entre todos os indivíduos e da dignidade humana.
2) Para efeito de classificação, os direitos foram agrupados em categorias: primeira, segunda e terceira geração. A que se refere os direitos de segunda geração? Direitos sociais (saúde, trabalho, moradia, direito ao voto e a participar da vida pública).
3) Qual é a relação estabelecida entre a influência da mídia sobre a visão que as pessoas possuem sobre direitos humanos? No geral, a mídia se utiliza do sensacionalismo para atingir seus objetivos na sociedade atual, no sentido de atender aos interesses das classes dominantes e impactar negativamente a sociedade.
4) Marco (2006, p. 47) menciona que “os avanços tecnológicos e as descobertas científicas colocam o mundo em perplexidade com os valores sociais e éticos das três gerações de direitos até aqui delineadas”, trazendo à tona a necessidade de considerar outra geração de direitos. Qual é a finalidade de se discutir a viabilidade da quarta geração de direitos? Essa geração surgiu para acompanhar o desenvolvimento da humanidade e ajudar o Direito a encontrar soluções e impor limites para responder a eventuais questionamentos que surgem em função do desenvolvimento das inovações tecnológicas e aprimoramento genérico.
5) Vinagre; Pereira (2008) apontam que ao longo da história sempre houve o problema da violação de direitos, mas, ao mesmo tempo, outro aspecto ficava evidente nessa relação. A que as autoras se referem? As autoras se referem aos movimentos de resistência e enfrentamento perante as situações de violações de direitos existentes ao longo dos tempos.
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE – AULA 02
1) Quais eram as ideais dos pensadores iluministas? Defendiam novas formas de organização política, econômica e social ao reprovar o absolutismo vigente no país, o mercantilismo e a sociedade estamental.
2) Por que a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é considerada um dos textos fundamentais da Revolução Francesa? Porque o documento efetivou a ruptura com a política francesa de então, possibilitando aos cidadãos terem direitos frente ao Estado, ao mesmo tempo em que serviu de inspiração para que os povos lutassem por seus direitos.
3) Dentre as opções abaixo, qual traz princípios previstos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão? Princípio da igualdade, liberdade, propriedade, segurança, resistência à opressão.
4) Qual a importância do preâmbulo na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão? ​​​​​​​Afirma que os direitos naturais são sagrados, inalienáveis e imprescritíveis, bem como que a causa dos males públicos e da corrupção dos governos é a ignorância.
5) Qual o legado de Montesquieu para o direito moderno? ​​​​​​​Montesquieu foi o responsável pela separação dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário.
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE – AULA 03
1) O que se entende por direitos fundamentais? ​​​​São todos os direitos inerentes ao ser humano, positivados em códigos e leis.
2) Por que direitos de primeira dimensão são chamados assim? ​​​​​​​Por terem sido os primeiros a ganharem reconhecimento e proteção.
3) O que desencadeou a Revolução Francesa? ​​​​​​​A insatisfação dos cidadãos em relação aos altos gastos do Estado.
4) Qual a reivindicação central da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão? ​​​​​​​A condição de cidadãos.
5) Dentre as opções abaixo, qual contempla direitos fundamentais trazidos pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão? ​​​​​​​
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE – AULA 04
1) As desigualdades sociais são observáveis na sociedade desde os primórdios e se tornavam evidentes por meio do poder exercido de um povo sobre outro. No entanto, elas ficam mais acirradas no Brasil a partir de que momento? A partir da industrialização e expansão do capitalismo, em que se estabelecem diferenças importantes entre os proprietários e proletariados.
2) Qual a relação entre desigualdade e pobreza? A pobreza é o resultado da concentração de renda nas mãos de uma minoria, como é o caso da sociedade brasileira.
3) Qual alternativa representa uma afirmativa correta sobre a desigualdade social? As desigualdades são construções sociais e dependem em boa parte das escolhas políticas feitas ao longo dos anos em cada sociedade.
4) ​​​​​​​Qual é o papel do Estado no desenvolvimento de políticas e direitos relacionados aos grupos de pessoas negras, LGBT e outras minorias sociais? O Estado tem o papel de contribuir com a redução das desigualdades sociais e injustiças praticadas contra essas populações.
5) Qual é a afirmativa correta sobre a evolução dos direitos na sociedade brasileira? Os direitos evoluem lentamente e de forma gradual, sendo construídos a partir de necessidades observadas na sociedade em determinada época.
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE – AULA 05
1) A atenção à diversidade tornou-se uma expressão frequente, no processo educacional, em especial no âmbito da educação inclusiva. Com relação a esta atenção, pode-se afirmar que: As escolas que não estão atentas às diversidades e não elaboram currículos diversificados possibilitam a baixa estima e a evasão.
2) A diversidade humana é definida de muitas maneiras, mas podemos dizer que ela é resultante do nosso modo de pensar, que leva a comparações entre o eu e o outro. Em muitos casos, estas comparações enfatizam, sobretudo, os aspectos negativos dos outros, isto é, daquele que é diferente. Faz-se necessário entender que as diferenças entre os seres humanos existem e que devemos respeitá-las. A educação é um espaço de excelência para o ensino a este respeito. Com relação ao tema “diversidade e educação”, marque a alternativa CORRETA. No passado, educadores já trataram alunos de modo totalmente uniforme, para que os resultados fossem homogêneos.
3) Tânia, uma aluna com politraumatismo, é hoje uma jovem que está terminando a formação profissional de nível superior em Pedagogia. Chegar a este nível só foi possível graças a sua tenacidade, ao apoio constante dos pais, ao estímulo dos colegas e a uma equipe de professores convencida de que as dificuldades dela seriam superadas com sua integração no grupo e com a adaptação do currículo às limitações sensoriais e intelectuais que ela apresentava. Num sistema educacional que apresente valores como os daquele em que Tânia estuda, é CORRETO esperar que: No tipo de educação oferecido a Tânia, há maiores chances de superação e equilíbrio frente às descompensações individuais.
4) De acordo com OCAÑA (2006), com a promulgação da Lei Geral do Sistema Educativo, LOGSE, na Espanha, o sistema educacional daquele país sofreu mudanças consideráveis, inclusive na atenção à diversidade. Das alternativas abaixo, assinale a que se refere de maneira CORRETA a estas mudanças. O ensino fundamental passou a ter um sentido mais educativo e menos seletivo.
5) Pesquisas realizadas em diferentes países demonstram que atualmente é grande o acesso da população à educação, de modo especial à escola pública, sendo que o desafio é garantir a permanência e o sucesso escolar de todos os alunos, independentemente de sua faixa etária. A Declaração Mundial Sobre Educação para Todos (1990), no seu artigo 3º, afirma que é necessário universalizar o acesso à educação e promover a equidade, melhorando sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. Educar com qualidade, considerando o paradigma da diversidade significa: Rever e aperfeiçoar o sistema da educação pública e também o particular, para alcançar a qualidade.
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE – AULA 06
1) Como verificou-se no Conteúdo do Livro desta Unidade, a diversidade é um termo abrangente. Refere-se às diversas formas e modelos culturais, étnicos e sociais. NÃO se pode afirmar que: A diversidade impõe um modo restrito de compreender e respeitar as diferenças daspessoas e das coletividades na sociedade.
2) A diversidade é abrangente e, segundo o Conteúdo do livro, refere-se às diversas formas e modelos culturais, étnicos e sociais. Por isso, diversas são as temáticas que devem ser objeto de estímulo pelo Estado e pela sociedade. NÃO se pode afirmar que: Apenas as escolas e universidades públicas estão submetidas às determinações do Ministério da Educação no que diz respeito às temáticas da diversidade, excluindo-se as escolas e universidades privadas.
3) Há um esforço dos setores públicos e privados para o aprimoramento da educação em todos os níveis. NÃO faz parte das temáticas de ensino para a diversidade: Educação financeira e econômica.
4) Uma das formas de permitir a evolução educacional do país está na reinserção dos alunos que abandoaram a escola. No que toca à educação de jovens e adultos na diversidade, e como foi possível verificar no Conteúdo do livro, pode-se afirmar CORRETAMENTE que: A primeira necessidade, antes mesmo de educar para a diversidade, consiste em simplesmente educar.
5) A estrutura curricular do ensino no Brasil sempre prestigiou a história e a cultura de matriz europeia por meio do estudo da história e da cultura ocidental denominada clássica. Essa opção menospreza ou relega a um segundo plano a história e a cultura de outras sociedades e, no que toca à cultura africana e indígena, estabelece uma posição de menosprezo. Segundo a compreensão do MEC e o Conteúdo do livro desta Unidade, NÃO se pode afirmar: As ações afirmativas não se justificam pela dívida histórica contraída pela sociedade em razão de diversas práticas que supostamente violaram direitos do povo indígena e africano.
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE – AULA 07
1) Com base na teoria dos direitos fundamentais, assinale a alternativa correta. Atualmente, sobre a teoria dos direitos fundamentais, parte da doutrina sustenta os direitos fundamentais de quarta, quinta e até sexta dimensões, não sendo o posicionamento majoritário.
2) Os direitos fundamentais passaram por uma evolução ao longo do tempo, constituindo as chamadas gerações de direitos fundamentais. Nesse sentido, assinale a alternativa correta. Os direitos fundamentais de terceira dimensão têm um viés mais coletivo e subjetivo, como direito à paz, a um meio ambiente sadio ou à comunicação.
3) Com base nos direitos fundamentais de primeira geração, assinale a alternativa correta. Os direitos fundamentais de primeira geração constituíram os primeiros direitos conquistados pela humanidade e se pautam na garantia de liberdade e segurança de seus cidadãos em relação ao Estado.
4) Com base no sistema de proteção dos direitos fundamentais, assinale a alternativa correta. A proteção dos direitos fundamentais tem como paradigma o processo de internacionalização dos direitos humanos, que, por sua vez, tratam de conquistas sociais positivadas, estando, nesse contexto, a teoria das dimensões (ou gerações) dos direitos fundamentais.
5) Com base nos conceitos de direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta. Os conceitos de direitos humanos e fundamentais trazem uma falsa dicotomia, e, apesar de terem a mesma coincidência empírica, são conceitos que se encontram em planos diferentes: os direitos humanos, no plano internacional; e os direitos fundamentais, no plano interno dos Estados.
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE – AULA 08
1) Qual a primeira Constituição brasileira a positivar os direitos sociais? ​​​​​​​A Constituição de 1934, além de incorporar os direitos trabalhistas.
2) Quais as garantias que a Magna Carta de 1215 previa? ​​​​​​​Liberdade da Igreja da Inglaterra, restrições tributárias, proporcionalidade entre delito e sanção, previsão do devido processo legal, livre acesso à justiça, liberdade de locomoção e livre entrada e saída do país.
3) Quando se originou o constitucionalismo? ​​​​​​​Com as Constituições dos Estados Unidos da América, em 1787, e da França, em 1791.
4) Em que momento histórico foi elaborada a primeira declaração contemporânea de direitos humanos? ​​​​​​​Após a Revolução Francesa.
5) Quantas etapas foram necessárias até que o homem tivesse seu conceito elaborado? ​​​​​​​Foram necessárias cinco etapas até se chegar ao conceito de pessoa.

Continue navegando