Buscar

apols 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Atente para a seguinte afirmação: 
“[...] um dos fatores mais importante a se considerar em qualquer programa de atendimento ao grupo social que apresenta altas habilidades/superdotação é, sem dúvida, a questão da identificação [...], [que] deve, também, estar associada a um plano de atendimento, com o objetivo de proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos e o respeito às suas singularidades”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, N.J.W. Uma trajetória na identificação das altas habilidades/superdotação em educação infantil. In: FREITAS, S. N. (Org.) Educação e altas habilidades/superdotação: A ousadia de rever conceitos e práticas. p. 89-107. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2006. p. 89,90. 
De acordo com essa afirmação e com os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos “propósitos da identificação” de estudantes com altas habilidades/superdotação, analise as seguintes afirmativas: 
I. ( ) A identificação é fundamental para o reconhecimento do potencial dos estudantes que, por vezes, estão invisíveis no ensino regular, principalmente aqueles cuja área de interesse pouco são contempladas no currículo escolar.
II. ( ) O direito ao atendimento educacional especializado é um dos benefícios garantidos aos estudantes identificados com altas habilidades/superdotação.
III. ( ) Uma vez inseridos nos programas de atendimento, os estudantes com altas habilidades/superdotação, os superdotados, estão isentos de acompanhamento no processo de avaliação da aprendizagem. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F
	
	B
	V – F – V
	
	C
	V – V – F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é V – V – F. “A literatura mostra cinco pontos de concordância entre autores sobre a identificação dos alunos com altas habilidades, sumarizados por Hany [...]: A identificação de superdotados é fundamental para localizarmos aqueles alunos cujos potenciais não estão sendo suficientemente desenvolvidos ou desafiados pelo ensino regular; portanto, não devemos identificar apenas os que apresentam uma superdotação manifesta, mas também os que demonstram potenciais para o desenvolvimento de comportamentos de superdotação [...]. A identificação deve incluir tantos alunos quanto for possível, garantindo o direito desse grupo ao serviço especial. O direito ao atendimento especializado está estabelecido, no Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) [...]. E, finalmente, o processo avaliação da aprendizagem dos alunos selecionados deve ser feito periodicamente, a fim de se verificar se os critérios para admissão ao programa foram adequados para se atingir os objetivos planejados [...]. Dessa forma, sugerimos que a identificação deve ser entendida como um processo contínuo, pois as habilidades e os interesses emergem, se desenvolvem e mudam à medida que a criança ou o jovem amadurece. Portanto, um processo avaliativo deve apontar áreas fortes, aptidões e interesses de cada um, e não focalizar nas suas fraquezas e incapacidades, dando sempre à criança ou ao jovem oportunidade de desenvolver um autoconceito positivo, uma autoestima forte e um interesse em aprimorar seus talentos” (livro-base, p. 133-135).
	
	D
	V – F – F
	
	E
	F – V – V
Questão 2/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Observe a seguinte imagem:
  
Após essa avaliação, caso queira visualizar a imagem no site de origem, ela está disponível em: PXHERE. Menino lendo e escrevendo. https://pxhere.com/en/photo/84449. Acesso em 24 jan. 2019. 
Tendo em vista essa imagem e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor define a habilidade manifestada por pessoas que apresentam vocabulário avançado e intenso interesse pela leitura e pela escrita.
Nota: 20.0
	
	A
	Intrapessoal
	
	B
	Espacial
	
	C
	Interpessoal
	
	D
	Linguística
Você acertou!
Comentário: Comentário: “A teoria das inteligências múltiplas [de Howard Gardner] estabelece que a competência cognitiva humana — nossa inteligência — pode ser descrita como um conjunto de nove (ou mais) habilidades, talentos ou capacidades mentais universais (Gardner [...]; Ramos-Ford; Gardner [...]), assim descritas: Linguística: É a capacidade de criar produtos que envolvam material oral ou escrito. No adulto, a capacidade linguística pode ser observada na figura do escritor, novelista, poeta ou ensaísta; já na criança, pela habilidade em contar histórias ricas e coerentes e relatar de forma acurada suas experiências [...]. Espacial: Permite ao indivíduo entender mapas e informações gráficas e de representar e manipular configurações espaciais. Engenheiro, mecânico, arquiteto, desenhista, navegador e jogador de xadrez são exemplos de pessoas que evidenciam a habilidade espacial de maneiras diferenciadas. Na criança, percebemos essa habilidade por sua capacidade em lidar com quebra-cabeças [...], jogos de resolução de problemas espaciais, desenho e pintura [...]. Interpessoal: É uma inteligência que notamos naqueles indivíduos que mostram facilidade em reconhecer seus próprios estados de ânimo, desejos, motivações e intenções, inclusive em outras pessoas, mesmo que elas não os verbalizem. Em adultos, essa capacidade pode aparecer em líderes religiosos ou políticos, professores, terapeutas e pais. Percebemos crianças com boa capacidade interpessoal por sua capacidade de liderança e de organização e por se mostrarem sensíveis às necessidades e aos sentimentos dos outros (uma habilidade que aparece bastante nas crianças superdotadas como grupo). Intrapessoal: Inteligência voltada para o entendimento de si próprio e das próprias emoções; refere-se à capacidade de discriminar emoções e utilizá-las para entender e orientar o próprio comportamento. A música, a literatura e as artes visuais, por exemplo, são meios bastante utilizados para a expressão da inteligência interpessoal. Gardner acredita que as inteligências pessoais (interpessoal e intrapessoal) representam o senso de eu do indivíduo e estão se tornando cada vez mais relevantes para o indivíduo e a espécie. Naturalista: Está relacionada à natureza em geral e é percebida pela facilidade com que o indivíduo identifica padrões na forma como as coisas são organizadas ou como funcionam; por exemplo, distinguir vários tipos de plantas, animais, condições atmosféricas e outros produtos do mundo natural” (livro-base, p. 75-77).
	
	E
	Naturalista
Questão 3/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Leia as seguintes informações: 
A inteligência, tema de estudos que instigou filósofos e psicólogos a construírem várias teorias, contou, no século XX, com as contribuições do psicólogo Raymond Cattel. Para melhor entender o constructo da inteligência, Cattel sugeriu que ela fosse analisada a partir de dois fatores denominados por ele de habilidade fluida e habilidade cristalizada. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando as informações acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes à visão histórica sobre a inteligência, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a habilidade fluida e a habilidade cristalizada segundo a concepção de Cattel.
Nota: 20.0
	
	A
	A habilidade fluida é constituída pelos fatores genéticos herdados dos nossos antepassados, e a habilidade cristalizada é desenvolvida pelas experiências culturais e educacionais, portanto, é produto do ambiente.
Você acertou!
Comentário: “Outra teoria importante na consolidação do construto da inteligência no século XX foram os estudos de Raymond Cattell (1905-1998). Esse psicólogo sugeriu que o fator g de Superman poderia ser melhor entendido como dois fatores
separados, a que ele denominou de habilidade fluida e habilidade cristalizada. A habilidade ou inteligência fluida (Gf) seria a parte da inteligência correspondente aos fatores genéticos, ou seja, aquilo que herdamos de nossos antepassados. Já a habilidade ou inteligência cristalizada (Gc) seria desenvolvida com base em experiências culturais e educacionais e estaria presente na maioria das atividades escolares” (livro-base, p. 46).
	
	B
	A habilidade, quando está relacionada às experiências do indivíduo com o meio, é chamada de habilidade fluida, e, quando está relacionada exclusivamente às experiências educacionais, constitui-se como habilidade cristalizada.
	
	C
	Tanto a habilidade fluida quanto a cristalizada são herdadas dos nossos antepassados.
	
	D
	A habilidade cristalizada é a parte da inteligência constituída somente por fatores genéticos, já as relações estabelecidas com o ambiente constituem a habilidade fluida.
	
	E
	A inteligência fluida é demonstrada por meio das capacidades exigidas na solução da maioria dos problemas cotidianos mais complexos, e a inteligência cristalizada, por estar diretamente ligada aos fatores genéticos, está relacionada às operações mentais frente a novas tarefas.
Questão 4/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Atente para a seguinte afirmação: 
“O terceiro conjunto de traços que caracterizam as pessoas com altas habilidades/superdotação é geralmente agrupado sob a denominação de criatividade. Embora seja um termo amplo e de difícil definição por envolver inúmeras variações, a criatividade contempla a originalidade [...] e a efetividade [...]. Um produto criativo deve servir para algum propósito, como resolver um problema. O processo criativo tem sido explicado, segundo Chamorro-Premuzic [...], como a convergência de três fatores”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Curitiba: InterSaberes (Série Pressupostos da Educação Especial), 2019. p. 73.  
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos fatores de convergência do processo criativo segundo Chamorro-Premuzic, leia as seguintes afirmativas:
I. ( ) Fatores de atenção estão relacionados a uma maior abertura ou receptividade tanto em relação ao ambiente externo quanto ao mundo interno (pensamentos e ideias).
II. ( ) Maior predisposição para desafiar o status quo e produzir produtos originais são comportamentos presentes nos fatores motivacionais.
III. (  )  O processo criativo tem base hereditária e se reflete em nossa capacidade de pensar, de se raciocinar de forma abstrata e de resolver problemas, por isso está presente nos fatores de habilidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F – V – F
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – F – V
	
	D
	V – V – F
Comentário: A sequência correta é V – V – F. “O processo criativo tem sido explicado, segundo Chamorro-Premuzic [...], como a convergência de três fatores: (a) fatores de atenção: maior abertura ou receptividade tanto em relação ao ambiente externo quanto ao mundo interno (pensamentos e ideias); (b) fatores motivacionais: maior predisposição para desafiar o status quo e produzir produtos originais; (c) fatores de habilidade: maiores níveis de habilidade cognitiva e capacidade de expressar ideias complexas e incomuns” (livro-base, p. 120). Portanto, as afirmativas I e II estão corretas, pois os fatores de atenção dizem respeito a uma “maior abertura ou receptividade tanto em relação ao ambiente externo quanto ao mundo interno (pensamentos e ideias) [enquanto que os fatores motivacionais dizem respeito a uma] maior predisposição para desafiar o status quo e produzir produtos originais” (livro-base, p. 120). A afirmativa III é falsa, pois ela traz a definição da habilidade e/ou inteligência fluida (livro-base, p. 46), quando seria verdadeiro dizer que o fator de habilidade apresenta “maiores níveis de habilidade cognitiva e capacidade de expressar ideias complexas e incomuns” (livro-base, p. 120).
	
	E
	F – V – V
Questão 5/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Leia as seguintes informações: 
O estudo longitudinal desenvolvido por Lewis Terman deu início à primeira pesquisa significativa sobre as habilidades mentais superiores. A pesquisa contou com a participação de 2500 crianças indicadas pelos seus professores e, após análise de critérios que envolviam origem racial, gênero, medidas antropométricas, aspectos físicos e de saúde, progresso escolar, habilidades especiais, interesses e traços de personalidade, foram identificadas 1528 crianças. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão 
Conforme as informações acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a pesquisa longitudinal de Terman sobre os “gênios”, é correto afirmar que a meta do estudo de Lewis Terman foi:
Nota: 0.0
	
	A
	Apontar a relação entre a genialidade e o tamanho do crânio.
	
	B
	Refutar a noção de que gênios eram pessoas doentes, socialmente ineptas e não tão equilibradas.
Comentário: “Os superdotados, para Terman, correspondiam a 1% da população e apresentavam o nível mais alto de inteligência no teste Stanford-Binet. A meta de Terman era refutar a noção corrente de que gênios eram pessoas doentes, socialmente ineptas e não tão equilibradas. Essas ideias vinham das crenças, propagadas durante o período do Renascimento, de que pessoas que se destacavam por habilidades superiores e criativas (muitas vezes incompreendidas) eram instáveis, neuróticas, propensas a doenças, antissociais e moralmente duvidosas. Assim, os resultados iniciais dos estudos (Terman et al. [...]) mostraram que as crianças identificadas eram bastante superiores às crianças normais em termos de saúde, ajustamento social, atitudes morais e domínio de disciplinas escolares; eram até mesmo mais altas do que a média da população” (livro-base, p. 59).
	
	C
	Provar que o currículo oferecido aos alunos superdotados deveria ser modificado.
	
	D
	Identificar a importância da condição econômica familiar para o desenvolvimento das habilidades mentais.
	
	E
	Contrapor o fator étnico ao nível de QI das crianças.
Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Questão 1/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto a seguir:
“Nos últimos anos, muitos educadores de escolas públicas brasileiras têm se surpreendido com a presença de alunos com deficiências matriculados em suas turmas, em diferentes níveis de ensino. Essa situação é resultante de uma política denominada de educação inclusiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, M. C. M. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista. Curitiba, n.41, p. 61-79, jul./set.,2011.  p. 62.
A partir dos conteúdos do texto-base Entrevista com Rosângela Prieto sobre os avanços das políticas públicas de inclusão que têm impactado as práticas educacionais e a vida dos alunos com deficiência, analise as afirmativas a seguir que contemplam estes avanços:
I. Observa-se um crescimento de matrículas de alunos com deficiência nas escolas.
II. Existe uma porcentagem maior de alunos com deficiência que iniciaram o Ensino Fundamental e que estão ingressando no Ensino Médio.
III. Ainda é difícil avaliarmos os resultados das políticas públicas de inclusão escolar, dada a baixa taxa de matrículas de alunos com deficiência nos últimos dez anos.
IV. O avanço das políticas públicas ocorre devido ao ingresso de alunos, com e sem deficiência, em instituições filantrópicas e escolas especiais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
Você acertou!
As afirmativas I e II estão CORRETAS e as afirmativas
III e IV estão INCORRETAS. “[...] já podemos considerar alguns resultados dessa política e também continuamos a fazer grandes apostas em um futuro mais promissor. De imediato, podemos dizer que temos um número maior de alunos nas escolas, se compararmos com o que tínhamos há duas décadas e meia atrás. Constatamos também o acesso dos alunos com deficiência a níveis mais elevados de ensino, pois, embora timidamente, há uma porcentagem maior de ingressantes no ensino fundamental, que está alcançando as/os séries/anos finais desta etapa da educação básica e o ensino médio”.  (Texto-base, p. 223-224)
	
	B
	I e III.
	
	C
	III, IV.
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 2/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia a seguinte citação:
“Como podemos pensar em professores inclusivos, quando eles próprios permanecem à margem das relações organizacionais, pedagógicas e políticas das instituições escolares?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERRA, R. N.; GOMES, C. G. Inclusão escolar: carências e desafios da formação e atuação profissional. Revista Educação Especial. Santa Maria, v.26, n.45, p.109-124, jan./abr., 2013, p.120.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do texto-base Entrevista com Rosângela Prieto sobre a análise e o questionamento diante da afirmação dos professores sobre a sua falta de preparo para atuar com alunos da educação especial, leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale a aquela que contém a assertiva correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Tal afirmação nos informa que o professor não teve acesso à formação sobre educação especial, indicando que, para os demais alunos, este profissional já se sinta preparado para ensinar, com conhecimento suficiente.
“o que esta afirmação ‘não estou preparado’ nos informa? Pode apontar para uma resposta do tipo: ‘eu nunca tive acesso à formação sobre o tema’; ‘eu não tenho acúmulo de leituras e nunca tive uma prática’. Pode nos informar também que para ensinar os outros alunos este profissional já se sente preparado, com conhecimento suficiente”. (Texto-base, p. 230)
	
	B
	O fato de se considerarem despreparados demonstra que os professores buscam o perfeccionismo em sua atuação prática-pedagógica junto aos alunos público-alvo da educação especial.
	
	C
	Isso nos informa que os professores estão errados em pensarem dessa forma, uma vez que é crescente o número de matrículas de alunos público-alvo da educação especial em hospitais, instituições filantrópicas e asilos.
	
	D
	Essa é uma afirmação restrita a um grupo reduzido de professores, o que indica que a maioria já planeja práticas que favorecem os processos de ensino desses ”alunos especiais”.
	
	E
	A preparação do professor para atuar com alunos público-alvo da educação especial demanda a formação docente em cursos de mestrado e doutorado; por isso, deve-se restringir o número de matrículas aos alunos que deverão aguardar a conclusão da formação desses professores.
Questão 3/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Atente para a citação a seguir:
“As pessoas com deficiência, via de regra, receberam dois tipos de tratamento quando se observa a História Antiga e Medieval: a rejeição e eliminação sumária, de um lado, e a proteção assistencialista e piedosa, de outro. Na Roma Antiga, tanto os nobres como os plebeus tinham permissão para sacrificar os filhos que nasciam com algum tipo de deficiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Mv Deficiência. História da deficiência. <http://mvdeficiencia.comunidades.net/historia-da-deficiencia>. Acesso em 07 abr. 2018.
De acordo com o texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família, sobre o período que marca o início do movimento de integração, leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que contém a assertiva correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Entre 1950 e 1980, teve início o movimento contra a política de segregação, defendendo-se a ideia de integração das pessoas com deficiência.
Você acertou!
“Entre 1950 e 1980, teve início o movimento contra a política de segregação, defendendo-se a ideia de integração das pessoas com deficiência. ” (Texto-base, p. 1109).
	
	B
	A partir de 1990 ocorreu um retrocesso, retornando ao movimento de segregação das pessoas com deficiência.
	
	C
	Entre 1920 e 1930, os alunos com deficiência foram incluídos de forma plena na escola e na sociedade, marcando o início da inclusão, de fato.
	
	D
	Desde os anos 2000, o Brasil participa ativamente do processo de inclusão, pois a maioria dos ambientes, seja estrutural, urbanístico ou ergonômico, está adaptado e receptivo aos sujeitos com deficiência.
	
	E
	Só a partir do ano de 2016 foram propostas mudanças nas legislações e políticas mundiais em prol da inclusão.
Questão 4/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia a seguinte fragmento de texto:
“Teorias de identidade se fundam na cultura e considera-se que cultura é apreendida, dinâmica e compartilhadamente; ambas estão imbricadas e ganham sentido no universo das relações sociais. Cultura e identidade são pertinentes, pois cultura não só é um produto da vivência dos homens, é também um processo dessa produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETTO, L. F. S. A.; RAMOS, F. R. S. Cultura, identidade e trabalho: inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 53, n.2, p. 213-222, p. 213. <http://www.scielo.br/pdf/reben/v53n2/v53n2a06.pdf>.  Acesso em 11 jun. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família sobre as relações entre cultura e preconceito, analise as afirmativas a seguir que contemplam tais relações:
I. A natureza egocêntrica do ser humano é que lhe permite se individuar.
II. Entende-se que o indivíduo se constitui pela cultura.
III.A cultura permite a individuação do homem.
IV. Enquanto ser social, a cultura está dissociada da constituição do indivíduo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
As afirmativas II e III estão CORRETAS. “[...] como o indivíduo só pode se constituir pela cultura, é ela que possibilita ou não a sua individuação”. As afirmativas I e IV estão INCORRETAS porque diferente do egocêntrico, “a natureza social do homem que lhe permite se individuar por meio da cultura”. (Texto-base, p.1114).
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 5/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia a seguinte passagem:
“A temática diversidade e inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais habita as discussões na área educacional, desafiando concepções e práticas pedagógicas de professores, gestores escolares e pais, pois exige planejamento e mudanças no sistema político-administrativo da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO, A. L.; OLIVEIRA, C. K. Educação Inclusiva e seu impacto nas práticas pedagógicas. In  EDUCERE, XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 26 a 29 de outubro de 2015, Curitiba. Anais...Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2015, p. 26503-26518. p.26504.
A partir dos conteúdos do texto-base Entrevista com Rosângela Prieto sobre a comparação entre as práticas escolares relacionadas à inclusão, assinale a alternativa que apresenta tal  comparação de forma correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As práticas escolares são únicas em todas as escolas nas quais busca-se atender as peculiaridades de aprendizagem dos alunos sem deficiência.
	
	B
	Temos escolas que atendem as características e demandas de aprendizagem dos alunos com deficiência e há outras em que esses alunos não têm mobilizado nenhuma prática pedagógica para a garantia de sua aprendizagem.
Você
acertou!
“As práticas das escolas são muito distintas: há aquelas que realmente se movimentam na direção de tentar atender as características, as peculiaridades da aprendizagem desses alunos; há outras em que esses alunos não têm provocado nenhuma reorientação da prática.” (Texto-base, p. 224)
	
	C
	As práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas comuns demonstram que há dois tipos de escolas: as tradicionais e as tecnicistas; ambas reorientam suas práticas para atender as características e as peculiaridades de aprendizagem dos alunos com deficiência.
	
	D
	As práticas desenvolvidas nas escolas brasileiras são muito semelhantes entre si, diferenciando-se apenas na estrutura física do prédio escolar.
	
	E
	As distintas práticas das escolas brasileiras consideradas inclusivas revelam que suas instituições estão inseridas numa sociedade democrática, igualitária e justa, com características semelhantes ao seu contexto escolar.
Questão 1/5 - Ambientação Inicial
Assim como em qualquer outra modalidade de ensino é muito importante acompanhar seu desempenho na realização das avaliações, para isso você pode consultar suas notas através de qual ícone?
Nota: 20.0
	
	A
	Tutoria
	
	B
	Financeiro
	
	C
	Rota de aprendizagem
	
	D
	Desempenho
Você acertou!
No ícone Desempenho, você acompanha suas notas e  seu desempenho em cada disciplina.
Nele você pode ver também a grade do seu curso, clicando na aba 'grade'.
Este ícone fica na lateral direita da tela inicial do seu AVA.
	
	E
	Calendário
Questão 2/5 - Ambientação Inicial
Nosso objetivo como instituição de ensino é proporcionar aos nossos alunos o melhor aprendizado.
Seguindo esse raciocínio, nossos professores elaboram os trabalhos e avaliações de forma que os alunos consigam expressar todo o conhecimento adquirido durante a fase.
Leia atentamente as alternativas propostas e assinale a que apresenta de forma correta as avaliações que compõe o sistema avaliativo do EAD Uninter.
Nota: 20.0
	
	A
	Provas regulares, provas de exame, provas de recuperação.
	
	B
	Apol, provas de exame, provas de segunda chamada.
	
	C
	APOLs, provas regulares, provas de exame, provas de segunda chamada, provas de recuperação.
Você acertou!
O sistema avaliativo da Uninter é composto por APOLs, provas regulares, provas de exame, provas de segunda chamada, provas de recuperação. Estes são elaborados pelos professores para que você aluno, possa expressar de forma ampla o conhecimento que adquiriu durante a fase.
	
	D
	Apol e provas de segunda chamada.
	
	E
	Provas regulares e provas de exame.
Questão 3/5 - Ambientação Inicial
No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estão reunidos todos os conteúdos das aulas, além dos conteúdos complementares indicados pelos professores (textos, vídeos, notícias). As avaliações e trabalhos serão realizadas neste ambiente através do ícone avaliações.  Em qual ícone localizado dentro do AVA você encontra informações sobre os prazos de períodos avaliativos?
Nota: 20.0
	
	A
	Desempenho
	
	B
	Serviços
	
	C
	Calendário
Você acertou!
Este ícone é muito importante para você, pois serve de base para acompanhamento dos prazos. 
Nele você encontra as datas importantes, como os prazos dos períodos avaliativos, prazos de períodos de solicitações do segunda chamada, prova de recuperação, entre outros.
Este ícone fica disponível na lateral direita da tela inicial do seu AVA.
	
	D
	Financeiro
	
	E
	Tutoria
Questão 4/5 - Ambientação Inicial
Um dos grandes diferenciais do ensino à distância é a flexibilidade em acessar o conteúdo e assistir as aulas de qualquer local com acesso à internet, dessa forma quando estiver estudando e surgir uma dúvida especifica sobre o conteúdo você pode solicitar auxilio enviando seu questionando através do ícone...
Nota: 20.0
	
	A
	Tutoria
Você acertou!
No ícone tutoria você pode tirar suas dúvidas sobre os conteúdos específicos de cada aula.
Nele você posta o seu questionamento e os professores/ tutores responsáveis pelo seu curso, responderão em até 48 horas.
	
	B
	Ao vivo
	
	C
	Desempenho
	
	D
	Financeiro
	
	E
	Calendário
Questão 5/5 - Ambientação Inicial
Com base nos conteúdos estudados, assinale a alternativa que apresenta de forma correta como compor a nota quando sua média fica entre 30 e 69:
Nota: 0.0
	
	A
	Provas Regulares
	
	B
	Provas de Exame
A Prova de exame é uma nova oportunidade que você tem para atingir a média 70.
Ela é gratuita e não necessita de solicitação prévia.
Se sua média ficou entre 3,0 e 6,9 você poderá realizar a prova de acordo o período informado no calendário acadêmico no seu AVA.
Não se esqueça de agendar a realização da prova com o seu Polo de Apoio Presencial.
	
	C
	Regime Tutorial
	
	D
	Prova de Recuperação.
	
	E
	Nenhuma das alternativas
Questão 1/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Considere o seguinte trecho de uma notícia: 
“Gustavo Torres da Silva, de 18 anos, é aluno de Engenharia Física na Universidade de Stanford, nos EUA. Nascido no Capão Redondo, bairro pobre da periferia de São Paulo, Gustavo foi aprovado em duas instituições brasileiras - USP, em Engenharia Elétrica, e UFSCar, em Engenharia Física - e cinco americanas: Columbia, Duke, MIT, Harvard e Stanford. Na infância, gostava de ver o pai, técnico de eletrônica, montar e desmontar os eletrodomésticos que trazia para casa [...]. Incentivado por seu pai, Adalberto, [...] [Gutavo] gostava de desparafusar o joystick do videogame para ver [a lógica de] como funcionava por dentro”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BERNARDO, André. Matemática, música e bullying: como é a vida de crianças superdotadas no Brasil. <https://www.terra.com.br/noticias/brasil/matematica-musica-e-bullying-como-e-a-vida-de-criancas-superdotadas-no-brasil,10a4798d43f430b322b1aa55ffbeb1ff4bvlr20s.html>. Acesso em 29 jan. 2019. 
Segundo o artigo de André Bernardo acima, já aos 18 anos, Gustavo é acadêmico de uma das mais respeitadas universidades americanas. Trata-se de um garoto que desde a infância tem forte pendor para cursos que exigem maior afinidade com cálculos. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das inteligências múltiplas, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor define a habilidade manifestada pelo estudante Gustavo:
Nota: 20.0
	
	A
	Naturalista
	
	B
	Intrapessoal
	
	C
	Interpessoal
	
	D
	Musical
	
	E
	Lógico-matemática
Você acertou!
Comentário: Segundo a matéria, já aos 18 anos, Gustavo é acadêmico de uma das mais respeitadas universidades americanas, com forte pendor para cursos que exigem maior afinidade com cálculos. Assim sendo, Gustavo pode se enquadrar dentro da habilidade lógico-matemática, que é composta por aquele cuja “capacidade de lidar com números e equações, criar evidências e executar cálculos complexos. Juntamente com a inteligência linguística, consiste na principal base para os testes de QI. Esse tipo de inteligência está presente no raciocínio lógico e na computação e em profissões como a do matemático, técnico de computação ou físico. A criança demonstra essa inteligência pela facilidade com que lida com contas, cálculos e notações matemáticas” (livro-base, p. 75,76). “A teoria das inteligências múltiplas [de Howard Gardner] estabelece que a competência cognitiva humana — nossa inteligência — pode ser descrita como um conjunto de nove (ou mais) habilidades, talentos ou capacidades mentais universais (Gardner [...]; Ramos-Ford; Gardner [...]), assim descritas: [...] Lógico-matemática: E a capacidade de lidar com números e equações, criar evidências e executar cálculos complexos. Juntamente com a inteligência linguística, consiste na principal base para os testes de
QI. Esse tipo de inteligência está presente no raciocínio lógico e na computação e em profissões como a do matemático, técnico de computação ou físico. A criança demonstra essa inteligência pela facilidade com que lida com contas, cálculos e notações matemáticas [...]. Musical: Permite ao indivíduo criar e dar sentido a diferentes padrões de som e mostrar sensibilidade ao ritmo, à textura e ao timbre. Tanto o adulto quanto a criança podem demonstrar sua habilidade nessa área pela sensibilidade ao timbre e ao ritmo, pela habilidade de ouvir temas na música ou pelo desempenho e composição musicais [...]. Interpessoal: É uma inteligência que notamos naqueles indivíduos que mostram facilidade em reconhecer seus próprios estados de ânimo, desejos, motivações e intenções, inclusive em outras pessoas, mesmo que elas não os verbalizem. Em adultos, essa capacidade pode aparecer em líderes religiosos ou políticos, professores, terapeutas e pais. Percebemos crianças com boa capacidade interpessoal por sua capacidade de liderança e de organização e por se mostrarem sensíveis às necessidades e aos sentimentos dos outros (uma habilidade que aparece bastante nas crianças superdotadas como grupo). Intrapessoal: Inteligência voltada para o entendimento de si próprio e das próprias emoções; refere-se à capacidade de discriminar emoções e utilizá-las para entender e orientar o próprio comportamento. A música, a literatura e as artes visuais, por exemplo, são meios bastante utilizados para a expressão da inteligência interpessoal. Gardner acredita que as inteligências pessoais (interpessoal e intrapessoal) representam o senso de eu do indivíduo e estão se tornando cada vez mais relevantes para o indivíduo e a espécie. Naturalista: Está relacionada à natureza em geral e é percebida pela facilidade com que o indivíduo identifica padrões na forma como as coisas são organizadas ou como funcionam; por exemplo, distinguir vários tipos de plantas, animais, condições atmosféricas e outros produtos do mundo natural” (livro-base, p. 75-77).
Questão 2/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Atente para a seguinte citação: 
“[De acordo com Virgolim, assim] como Gardner e Sternberg, Renzulli também intentava contestar as medidas de inteligência tradicionais quantificadas nos testes de inteligência, e propôs em sua Teoria dos Três Anéis que o desempenho inteligente seria o resultado da confluência de três anéis representativos de características humanas, que seriam: a habilidade acima da média, o pensamento criativo e o envolvimento com a tarefa”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Letícia Garcia de Oliveira; GOMES, Cláudia. Caracterização, impacto e ação pedagógica: problematizando a escolarização de alunos com altas habilidades e teorias da inteligência. https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-content/uploads/sites/14/2017/04/CARACTERIZA%C3%87%C3%83O2c-IMPACTO-E-A%C3%87%C3%83O-PEDAG%C3%93GICA-PROBLEMATIZANDO-A-ESCOLARIZA%C3%87%C3%83O-DE-ALUNOS-COM-ALTAS-HABILIDADES-E-TEORIAS-DA-INTELIG%C3%8ANCIA-2.pdf. Acesso em 20 fev. 2019.  
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a Teoria dos Três Anéis de Joseph Renzulli, enumere, na ordem sequencial, as quatro subteorias ou partes da referida teoria:
(   )  Orienta as formas de complementar, diferenciar e enriquecer o currículo dentro do espaço escolar.
(   ) Apresenta como as pessoas com potencial superior podem influenciar no avanço de uma sociedade por meio de uma liderança ética.
(  )  Define o conceito de inteligência e de superdotação e apresenta a interação entre habilidade superior, envolvimento com a tarefa e a criatividade.
(   ) Refere-se à formação de um pool de talentos e a como se identifica as pessoas com superdotação e talento. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 3 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1 – 4
	
	D
	1 – 4 – 3 – 2
	
	E
	3 – 4 – 1 – 2
Comentário: A sequência correta é 3 – 4 – 1 – 2. “A teoria de Renzulli (descrita como quatro subteorias ou partes) está diretamente relacionada ao entendimento, à identificação, ao enriquecimento escolar e à educação de crianças e jovens superdotados e tem correlação próxima com as teorias de Gardner e Sternberg. A primeira parte da teoria (teoria dos três anéis) diz respeito ao conceito de inteligência e, por extensão, da superdotação, e mostra como esta surge da interação entre habilidades superiores e do envolvimento com a tarefa e a criatividade. A segunda parte se refere à formação de um pool de talentos e como podemos identificar pessoas com superdotação e talento. A terceira parte se focaliza nas formas de complementar, diferenciar e enriquecer o currículo para esse alunado, dentro do espaço escolar, seja no ensino regular, seja nas salas de recurso. A quarta e última parte mostra como as pessoas com potencial superior podem influenciar no avanço da sociedade por meio de uma liderança ética e calcada em valores morais, com o objetivo de se atingir um bem maior e mais igualitário na sociedade. Essa teoria, por ter sido adotada formalmente, no Brasil, pelo Ministério da Educação, a fim de guiar o trabalho com os superdotados, será discutida em detalhes nos próximos capítulos” (livro-base, p. 81,82).
Questão 3/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Sternberg e Detterman [...] propõem, com base em três unidades subteóricas, uma teoria da inteligência e do desenvolvimento intelectual. É um modelo teórico tridimensional que analisa os processos mentais envolvidos na conduta inteligente. A três unidades apresentadas em sua teoria são: subteoria componencial ou inteligência analítica, subteoria experiencial ou inteligência criativa e subteoria contextual ou inteligência prática”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA. E.C. et.al. Psicopedagogia Modular: uma modalidade de avaliação interventiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 101. 
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes à teoria triárquica da inteligência de Sternberg, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) A inteligência analítica está presente nas pessoas que são capazes de analisar um problema em suas partes, o que envolve alto raciocínio analítico; essas pessoas tendem a se sair bem em testes convencionais de inteligência.
II. ( ) As pessoas com habilidades práticas são aquelas capazes de aplicar suas habilidades de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de sua experiência prática ou sabedoria de vida.
III. (  ) As pessoas com habilidades sintéticas/criativas são perspicazes, criativas e hábeis em lidar com situações relativamente novas; apresentam sempre um QI mais alto, mas raramente estão entre as pessoas que fizeram contribuições importantes para as ciências, para as artes e para as áreas afins. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – F – V
	
	D
	V – V – F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é V – V – F. As afirmações I e II são verdadeiras. “A pessoa com altas habilidades analíticas é aquela capaz de analisar um problema em suas partes, o que envolve alto raciocínio analítico; essas pessoas tendem a se sair bem em testes convencionais de inteligência [...]. Já as pessoas com habilidades práticas são aquelas capazes de aplicar suas habilidades de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se
valendo de sua experiência prática ou sabedoria de vida” (livro-base, p. 80,81). A afirmativa III é falsa, pois, contraria o disposto no livro-base, que aponta que: “As pessoas com habilidades sintéticas [...] são perspicazes, criativas e hábeis em lidar com situações relativamente novas; elas podem não ter um QI alto, mas frequentemente estão entre as pessoas que fizeram contribuições importantes para as ciências, as artes e áreas afins” (livro-base, p. 80).
	
	E
	F – V – V
Questão 4/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Diante da necessidade de um atendimento adequado ao bem-dotado no Brasil, salienta-se não apenas a relevância de se implantar programas de enriquecimento e aceleração, onde a criança, o adolescente e o jovem universitário tenham oportunidade de explorar, de descobrir, de pesquisar, de criar e produzir conhecimento, mas que também a família seja orientada no sentido de promover um ambiente estimulador e saudável ao desenvolvimento da criança”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001. p. 182 
Considerando o fragmento do texto acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos programas de atendimento para os estudantes com altas habilidades/superdotação, analise as seguintes afirmativas: 
I. ( ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem dar oportunidades para expansão dos estudos e pesquisas nas áreas de interesse e desenvolvimento de projetos.
II. ( ) Contar sempre com o apoio da família e sua contribuição é fundamental para o desenvolvimento da criança/do jovem, por isso os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem priorizar essa participação.
III. (  )  As crianças superdotadas, mesmo quando não são adequadamente atendidas em programas especializados, ou quando não são validadas em seus talentos por seus pais, professores ou pares, tendem sempre a se adequar a todas as situações sociais, sem apresentarem nenhum tipo de problema de comportamento, como agressividade e/ou insegurança.
IV. ( ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem contar com um grupo de especialistas com conhecimento sobre a área das altas habilidades e as características desse alunado para discutir e encaminhar o atendimento à luz dos dados coletados sobre cada estudante. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é V – V – F – V. As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois “programas especiais para o atendimento de crianças e jovens superdotados trazem benefícios aos alunos [...]. Portanto, programas que focalizem o desenvolvimento da criatividade, da motivação e da inteligência emocional são necessários para todas as crianças, mas particularmente para aquelas com altas habilidades/superdotação [...]. Se nossos programas deveriam produzir a próxima geração de líderes, solucionadores de problemas e pessoas que farão contribuições importantes em todas as áreas da produção humana, é necessário um foco na produtividade criativa [...]. Alunos que apresentam alto potencial em uma área que não é coberta pelo currículo (digamos, interesse acentuado por dinossauros ou buracos negros ou a culinária típica da era medieval) devem ter oportunidade de expandir seus interesses em programas especiais, de desenvolver projetos que contemplem suas necessidades e de buscar tutores, mentores ou outros recursos para desenvolver seus interesses específicos [...]. Harrison [...] reconhece a necessidade de definições que focalizem o suporte emocional para a pessoa com altas habilidades: ‘A criança superdotada é aquela que desempenha ou tem habilidade para desempenhar em um nível significativamente além de seus pares de idade cronológica, e cujas características e habilidades únicas requerem disposições especiais e suporte emocional e social da família, da comunidade e do contexto educacional’” (livro-base, p. 63;86;113;135 e 196). A afirmativa III é falsa, pois: “As crianças que não são adequadamente atendidas em programas especializados, ou que não são validadas em seus talentos por seus pais, professores ou pares, tendem a apresentarem comportamentos sociais inadequados, a se tornarem hostis e agressivas e a se sentirem inseguras, frustradas e com sentimentos gerais de inadequação. Educadores devem conhecer os pontos fortes e os interesses do aluno, suas necessidades cognitivas, sociais e afetivas peculiares, a fim de dar-lhes oportunidades de construir seu próprio conhecimento no seu próprio ritmo, o que permite desenvolver um autoconceito positivo e, por fim, transformar suas potencialidades em realizações” (livro-base, p. 282).
	
	E
	F – V – V – V
Questão 5/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Atente para a seguinte citação: 
“A teoria triárquica da inteligência humana, elaborada por Sternberg, ressalta os processos envolvidos no fenômeno inteligência. Segundo essa teoria, [a] inteligência pode ser associada ao mundo interno e externo do indivíduo, bem como à sua experiência que é considerada o mediador entre esses dois mundos [...]. Este autor [Sternberg] propõe ainda três tipos básicos de inteligência, a saber: (a) inteligência analítica; (b) inteligência criativa e (c) inteligência prática”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. Ed. Ampliada. São Paulo: EPU, 2001. p. 32 e 34. 
Considerando a citação de Alencar e Fleith acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria triárquica de Sternberg, relacione corretamente as seguintes inteligências às suas respectivas definições: 
Inteligência prática
Inteligência analítica
Inteligência criativa ou sintética 
(  ) Evoca o uso consciente dos processos mentais/estratégias para analisar um problema em suas partes.
(  ) Envolve a capacidade de pensar alternativas diferentes/inovadoras para resolver problemas e/ou situações.
(  ) Capacidade de aplicar as habilidades de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de sua experiência prática ou sabedoria de vida. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 2 – 3 – 1. “A teoria triárquica de Sternberg salienta três aspectos salienta três aspectos da inteligência que se revelam em pessoas superdotadas e talentosas: a inteligência ou habilidade analítica, a inteligência ou habilidade sintética e a inteligência ou habilidade prática [...]. A pessoa com altas habilidades analíticas [2] é aquela capaz de analisar um problema em suas partes, o que envolve alto raciocínio analítico; essas pessoas tendem a se sair bem em testes convencionais de inteligência. As pessoas com habilidades sintéticas [3], por sua vez, são perspicazes, criativas e hábeis em lidar com situações relativamente novas; elas podem não ter um QI alto, mas frequentemente estão entre as pessoas que fizeram contribuições importantes para as ciências, as artes e áreas afins. Já as pessoas com habilidades práticas [1] são aquelas capazes de aplicar suas habilidades de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de sua experiência prática ou sabedoria de vida” (livro-base, p. 80,81).
B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 1/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto a seguir:
“A discriminação quebra o princípio de igualdade e induz à exclusão, impõe restrições, estimula preferências e advém do preconceito, geralmente arraigado, e que é passado culturalmente, induzindo crianças, entre outras coisas, à prática do bullying na escola, nas redes sociais, na própria família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, A. W. Preconceito e Discriminação: no Brasil existe preconceito? 21/06/2017. <https://educaretcbr.wordpress.com/2017/06/21/preconceito-e-discriminacao-no-brasil-existe-preconceito/> Acesso em: 10 jun. 2018.
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família sobre os fatores inerentes à família na educação especial, analise as afirmativas que seguem, que contemplam tais fatores:
I. A família também sofre com a questão do estereótipo.
II. A família é um grupo social permeado por questões sociais a que todos estão sujeitos.
III. A família inserida em um mundo que tem preconceito com relação às minorias está imune aos preconceitos, rótulos e estigmas sociais.
IV. Se a sociedade apresenta diferentes tipos de preconceitos em relação aos segmentos estigmatizados, a família é afetada pelos preconceitos, estigmas e estereótipos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e IV.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão CORRETAS e a afirmativa III está INCORRETA. “Também a família sofre com o estereótipo. A família é um grupo social atravessado por todas as questões sociais a que todos estamos sujeitos. Ou seja, se vivemos ainda em um mundo com diferentes tipos de preconceitos aos grupos estigmatizados, então, a família não está imune aos preconceitos, estigmas e estereótipos”. (Texto-base, p.1114)
	
	E
	II, III e IV.
Questão 2/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A inclusão de uma disciplina, por mais que esta seja obrigatória, nos cursos de licenciatura, não basta para preparar esse aluno em sua prática docente e, a saber, lidar com turmas tão heterogêneas, onde existem alunos com necessidades educativas especiais tão diferentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, M. A Educação Especial e a Formação Docente: análise curricular no curso de Licenciatura em Geografia. Disponível em: <http://www.pucsp.br/webcurriculo/edicoes_anteriores/encontro-pesquisadores/2013/downloads/anais_encontro_2013/oral/monalisa_magalhaes.pdf> Acesso em: 11 jun. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família, leia as alternativas que seguem. Por que as autoras do texto-base nos alertam a respeito do perigo de “estar preparado” para a inclusão? Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Porque, dependendo da formação recebida, o olhar para o diferente pode estar mais impregnado de preconceitos do que o olhar “despreparado” daquele que acredita no potencial do outro.
“[...] o ‘estar preparado’ pode ser perigoso pois, dependendo do preparo, o olhar para o diferente será mais ‘recheado’ de preconceitos e estereótipos do que um olhar ingênuo ou ‘despreparado’, que aposta na capacidade do outro, sem focar exclusivamente nas suas limitações”. (Texto-base, p.1115)
	
	B
	Porque o “estar preparado” proporciona segurança e tranquilidade no trato com as diferenças, pois entende-se que todos os alunos são normais.
	
	C
	Porque o “estar preparado”, por meio do olhar ao diferente, é uma prática impossível na perspectiva da educação inclusiva.
	
	D
	Porque é dever dos cursos de formação de professores, na perspectiva da inclusão, preparar docentes para trabalharem com crianças e adolescentes ditas normais.
	
	E
	Porque apostar na capacidade e potencial do outro sem focar exclusivamente nas limitações é algo inadmissível na educação inclusiva.
Questão 3/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALONSO, D.Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Revista Nova Escola. 01/02/2013. <https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio> Acesso em: 10 jun. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família sobre os desafios da educação inclusiva presentes na escola regular, analise as assertivas a seguir que contemplam tais desafios:
I. Um dos desafios é lidar com alunos que mentem.
II. Um dos desafios é o atendimento a estudantes que passam por um período de luto.
III. As possibilidades de trabalho com alunos tímidos são alguns dos desafios.
IV. Um dos desafios é o estudo de receituário de atendimento a todo e qualquer tipo de aluno
Estão corretas apenas as assertivas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	I, II e III.
As assertivas I, II e III estão CORRETAS e a assertiva IV está INCORRETA. “Desafios esses que já estão presentes na escola regular, pois ouvimos também dos professores: como lidar com o aluno mentiroso? E com o aluno manipulador? O que sofreu uma perda na família? E com o aluno tímido? Nenhum curso de formação de professores consegue oferecer uma ‘receita’ de preparo a todo e qualquer tipo de aluno”. (Texto-base, p.1114)
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 4/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as características biológicas, observáveis a olho nu”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p.17. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família sobre as reflexões sobre as diferenças na educação inclusiva, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A diversidade na educação inclusiva é um favor que a sociedade faz aos grupos historicamente excluídos.
	
	B
	A luta pela humanização de todos passa pela diversidade presente na educação.
Você acertou!
“A diversidade presente na educação inclusiva não é um favor aos grupos historicamente excluídos, mas uma luta pela humanização de todos nós. Quando não conseguimos lidar com as diferenças que nos rodeiam perdemos uma oportunidade de caminhar na nossa própria evolução. Assim, quando privamos os alunos de conviverem com outras crianças com dificuldades visuais, motoras [...] ou com outras diferenças marcantes tais como classe social, lugar de origem [...], falhamos na sua formação, porque, quando adultas, talvez terão menor facilidade de lidar com essas mesmas pessoas”. (Texto-base, p.1117).
	
	C
	Quando as sociedades conseguirem lidar com as diferenças é porque houve uma falha na formação e educação das crianças e jovens.
	
	D
	Ao privarmos os filhos de brincarem com outras crianças com dificuldades
ou deficiências, estamos contribuindo para que a educação inclusiva seja efetiva.
	
	E
	Crianças que tiveram oportunidade de conviverem com outras crianças de diferentes classes sociais e lugares de origem, possivelmente terão maior dificuldade de lidar com essas mesmas pessoas.
Questão 5/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Ora, para libertar-se de tais preconceitos é preciso, sobretudo, reconhecê-los enquanto tais, já que estes são em certa medida considerados como verdades absolutas, evidentes, necessárias, incontestáveis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:.VIEIRA, G.; QUADROS, R. A relação sujeito-objeto na pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 7, n.4, jul./dez., 2015. p.764. < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/4975 > Acesso em: 12 jun. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família, na relação entre sujeito e o desconhecido, a dinâmica do preconceito é ampla e complexa. Leia as assertivas a seguir que apresentam as características que demonstram esta relação com o novo. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) Existe o desejo de eliminar tudo o que não é familiar.
II. (  ) Há certa angústia com relação ao desconhecido.
III.( ) Existe um esforço constante em perceber o objeto de forma original, ou seja, busca-se o conhecimento real e verdadeiro.
IV. (  ) O preconceituoso, em sua relação sujeito-objeto, permite-se abrir para as novidades, para o diferente.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – F
As assertivas I e II são VERDADEIRAS e as assertivas III e IV são FALSAS. “A partir de uma relação (ou ausência de uma relação) sujeito-objeto que não permite a abertura ao novo, o preconceituoso deseja eliminar tudo o que não lhe é familiar. Dessa forma, a angústia do desconhecido despertada pela fragilidade do discriminado é paralisada pelo esforço constante em perceber o objeto de forma estereotipada, ou seja, aprisionada pela repetição”. (Texto-base, p. 1112).
	
	D
	V – V - V – F
	
	E
	F – F – F – V
Questão 1/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto a seguir:
“A discriminação quebra o princípio de igualdade e induz à exclusão, impõe restrições, estimula preferências e advém do preconceito, geralmente arraigado, e que é passado culturalmente, induzindo crianças, entre outras coisas, à prática do bullying na escola, nas redes sociais, na própria família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, A. W. Preconceito e Discriminação: no Brasil existe preconceito? 21/06/2017. <https://educaretcbr.wordpress.com/2017/06/21/preconceito-e-discriminacao-no-brasil-existe-preconceito/> Acesso em: 10 jun. 2018.
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família sobre os fatores inerentes à família na educação especial, analise as afirmativas que seguem, que contemplam tais fatores:
I. A família também sofre com a questão do estereótipo.
II. A família é um grupo social permeado por questões sociais a que todos estão sujeitos.
III. A família inserida em um mundo que tem preconceito com relação às minorias está imune aos preconceitos, rótulos e estigmas sociais.
IV. Se a sociedade apresenta diferentes tipos de preconceitos em relação aos segmentos estigmatizados, a família é afetada pelos preconceitos, estigmas e estereótipos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e IV.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão CORRETAS e a afirmativa III está INCORRETA. “Também a família sofre com o estereótipo. A família é um grupo social atravessado por todas as questões sociais a que todos estamos sujeitos. Ou seja, se vivemos ainda em um mundo com diferentes tipos de preconceitos aos grupos estigmatizados, então, a família não está imune aos preconceitos, estigmas e estereótipos”. (Texto-base, p.1114)
	
	E
	II, III e IV.
Questão 2/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALONSO, D.Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Revista Nova Escola. 01/02/2013. <https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio> Acesso em: 10 jun. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família sobre os desafios da educação inclusiva presentes na escola regular, analise as assertivas a seguir que contemplam tais desafios:
I. Um dos desafios é lidar com alunos que mentem.
II. Um dos desafios é o atendimento a estudantes que passam por um período de luto.
III. As possibilidades de trabalho com alunos tímidos são alguns dos desafios.
IV. Um dos desafios é o estudo de receituário de atendimento a todo e qualquer tipo de aluno
Estão corretas apenas as assertivas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	I, II e III.
Você acertou!
As assertivas I, II e III estão CORRETAS e a assertiva IV está INCORRETA. “Desafios esses que já estão presentes na escola regular, pois ouvimos também dos professores: como lidar com o aluno mentiroso? E com o aluno manipulador? O que sofreu uma perda na família? E com o aluno tímido? Nenhum curso de formação de professores consegue oferecer uma ‘receita’ de preparo a todo e qualquer tipo de aluno”. (Texto-base, p.1114)
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 3/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A inclusão de uma disciplina, por mais que esta seja obrigatória, nos cursos de licenciatura, não basta para preparar esse aluno em sua prática docente e, a saber, lidar com turmas tão heterogêneas, onde existem alunos com necessidades educativas especiais tão diferentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, M. A Educação Especial e a Formação Docente: análise curricular no curso de Licenciatura em Geografia. Disponível em: <http://www.pucsp.br/webcurriculo/edicoes_anteriores/encontro-pesquisadores/2013/downloads/anais_encontro_2013/oral/monalisa_magalhaes.pdf> Acesso em: 11 jun. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família, leia as alternativas que seguem. Por que as autoras do texto-base nos alertam a respeito do perigo de “estar preparado” para a inclusão? Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Porque, dependendo da formação recebida, o olhar para o diferente pode estar mais impregnado de preconceitos do que o olhar “despreparado” daquele que acredita no potencial do outro.
Você acertou!
“[...] o ‘estar preparado’ pode ser perigoso pois, dependendo do preparo, o olhar para o diferente será mais ‘recheado’ de preconceitos e estereótipos do que um olhar ingênuo ou ‘despreparado’, que aposta na capacidade do outro, sem focar exclusivamente nas suas limitações”. (Texto-base, p.1115)
	
	B
	Porque o “estar preparado” proporciona segurança e tranquilidade no trato com as diferenças, pois entende-se que todos os alunos são normais.
	
	C
	Porque o “estar
preparado”, por meio do olhar ao diferente, é uma prática impossível na perspectiva da educação inclusiva.
	
	D
	Porque é dever dos cursos de formação de professores, na perspectiva da inclusão, preparar docentes para trabalharem com crianças e adolescentes ditas normais.
	
	E
	Porque apostar na capacidade e potencial do outro sem focar exclusivamente nas limitações é algo inadmissível na educação inclusiva.
Questão 4/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia a seguinte citação:
“A formação de professores para a Educação Inclusiva precisa estar subsidiada em análises do conhecimento científico acumulado a respeito das competências e habilidades necessárias para atuar nessa nova perspectiva, ou seja, sua formação deve basear-se na reflexão e na criatividade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POKER, R. B.; MARTINS, S. E. S. O.; GIROTO, C. R. M. (Orgs.). Educação inclusiva: em foco a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2016. p.7.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família, o conceito de educação inclusiva não substitui a educação especial. Sendo assim, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos conceitos a seguir:
1.Educação inclusiva.
2.Educação especial.
3.Educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
4.Processo clínico.
(  ) Trata-se do atendimento às peculiaridades da escolarização de alunos com deficiência.
( ) As especificidades dos alunos com deficiência são articuladas com a escolarização dos alunos que não apresentam deficiência.
(  ) Refere-se à educação democrática para todos os alunos.
( ) É entendida como uma prática que coloca a deficiência como eixo central, antes mesmo de conceber o aluno como sujeito.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	4 – 1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 4 – 1 
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 3 – 1 – 4.
“A educação inclusiva [...] retoma a educação democrática para todos”. (Texto-base, p. 1109)
”A educação especial continua sendo importante para tratar das particularidades da escolarização das pessoas com deficiência”. (Texto-base, p. 1109)
“´[...] uma concepção de educação especial na perspectiva da educação inclusiva [...] as particularidades que envolvem alunos com deficiência serão articuladas com a escolarização dos alunos que não têm deficiência”. (Texto-base, p. 1109)
“Processo clínico [...] impõe valores e interpretações antes de conceber o aluno como sujeito, de modo a ver a deficiência como fator central do aluno” (Texto-base, p. 1110)
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	1 – 4 – 2 – 3
Questão 5/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O problema maior do preconceito aparece quando se busca a eliminação do ‘outro’, objeto de projeção dos aspectos negativos não aceitos em si próprio, como é o caso no holocausto e nos grupos de extermínio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, M. M. Reflexões sobre preconceito: em busca de relações mais humanas. InterAÇÃO. Curitiba, v. 2, p. 9-27, jan./dez., 1998. p.19.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família, a relação entre o sujeito e o mundo está também nos conceitos de projeção e falsa projeção. Sendo assim, analise as afirmativas que seguem, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) Entende-se que perceber é projetar.
II. (  ) A projeção é o último estágio para o conhecimento.
III.(  ) Na relação com o objeto, é praticamente impossível reconhecer nele o que foi projetado.
IV. (  ) O indivíduo preconceituoso percebe o objeto a partir de uma falsa projeção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F - V – V
	
	E
	V – F – F – V
A afirmativa I é VERDADEIRA, pois “perceber é projetar”. As afirmativas II, III são FALSAS porque “a projeção é só o primeiro passo do conhecimento. Na relação com o objeto é possível reconhecer nele o que foi projetado e o que é próprio do objeto”. A afirmativa IV é VERDADEIRA, pois o “sujeito preconceituoso, que acaba percebendo o objeto a partir de uma falsa projeção”. (Texto-base, p. 1111)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando