Buscar

Cadeia de frio 04

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Lavras
Nome: Guilherme Fernandes Tanos Jorge 1D
Disciplina: Tecnologia de Produtos Vegetais 
Estudo Dirigido – Cadeia do Frio
1) Defina um produto de origem vegetal e explique com o máximo de detalhes a aplicação da cadeia do frio nas etapas de processamento.
Um produto de origem vegetal, no caso os alimentos, são provenientes de tubérculos, raízes, folhas, flores, frutos e caules. 
Primeiramente os produtos são encaminhados para as indústrias onde passarão pelas etapas de processamento, embalagem e armazenamento. Ressaltando que esses processos ocorrem em ambiente frio, refrigerado e climatizado, levando em consideração a temperatura ideal para cada alimento a fim de garantir a qualidade do mesmo.
O transporte é feito por caminhões que levam os produtos até os grandes centros de distribuição. A mercadoria é mantida em baús ou semirreboques frigorificados. Esses baús podem transportar cargas congeladas ou resfriadas com o objetivo de manter a qualidade do alimento.
Diferença entre resfriamento e congelamento: o resfriamento consiste na redução da temperatura usada como meio de conservação ou temporária até que se aplique outro método de conservação, ressaltando que os alimentos perecíveis são resfriados por um tempo limitado, devido às atividades microbianas e enzimáticas ser retardadas. Essa técnica é muito utilizada na economia doméstica, no comércio de varejo e nas indústrias. Já congelamento é a operação unitária na qual a temperatura do alimento é reduzida abaixo do ponto de congelamento podendo ser rápida ou lenta, sendo que uma proporção da umidade do alimento forma cristais de gelo. Além de terem uma probabilidade menor de estragar no transporte com a temperatura correta.
Na etapa de estocagem as cargas resfriadas ou congeladas ao chegarem no destino final são inspecionadas e passam por um controle rigoroso de qualidade (temperatura e umidade), posteriormente são encaminhados para ambientes controlados como estoques para serem designados aos supermercados.

Continue navegando