Buscar

Anemia Ferropriva e suas Características

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Na anemia ferropriva (ou ferropênica), as alterações na síntese de hemoglobina são causadas por deficiência de ferro, seja nutricional, por falta de absorção ou pela perda de sangue progressiva. Conforme apresentado nas classificações das anemias, como a anemia ferropriva é caracterizada hematologicamente?
A.  Microcitose e hipocromasia.
A anemia ferropênica é caracterizada pela microcitose e pela hipocromasia, pois o VCM apresenta-se reduzido (microcitose – tamanho menor dos eritrócitos), assim como o CHCM (hipocrômasia – menor coloração dos eritrócitos). A redução do suprimento de ferro afeta a eritropoese, diminuindo a síntese e o conteúdo de Hb nos eritrócitos, caracterizando células pequenas com menor coloração. Diferentemente de outros tipos de anemia macrocíticas (volume aumentado), normocíticas (volume normal) e hipercrômicas (maior coloração).
B.  Macrositose e hiporcromasia.
C.  Normocitose e hipercromasia.
D.  Macrocitose e hipercromasia.
E.  Normocitose e hipocromasia.
2.  A anemia é caracterizada pela redução de hemoglobina no sangue, podendo ocorrer também a redução de eritrócitos. Contudo, existem situações em que há redução da concentração dos eritrócitos, mas não estão relacionadas à anemia. Qual das situações a seguir se enquadra nessa afirmação?
A.  Desidratação
B.  Posição ortostática.
 	A situação clínica em que há redução da concentração dos eritrócitos, sem haver anemia, é a posição ortostática, pois há diluição dos componentes hematológicos (hemodiluição) em razão do aumento do volume plasmático. Difere da desidratação, na qual há hemoconcentração, e das causas verdadeiras de anemia, que não necessariamente tem redução de eritrócitos, no caso síntese deficiente de eritropoietina, doença crônica e aplasia medular.
C.  Síntese deficiente de eritropoietina.
D.  Doença crônica.
E.  Aplasia medular.
3. Os exames hematológicos avaliam as características de células vermelhas, leucócitos e plaquetas, assim como outros componentes no sangue. Porém, para a identificação morfológica das anemias, quais índices devem ser avaliados?
A . Contagem de reticulócitos, ferritina e VCM.
B.  RDW, VCM e ferritina.
C.  HCM, RDW e contagem de reticulócitos.
D.  VCM, HCM e ferritina.
E.  VCM, HCM e CHCM.
Os índices hematológicos para avaliação morfológica dos eritrócitos é o VCM, o HCM e o CHCM, pois avaliam o tamanho e a coloração (conteúdo de hemoglobina) dos eritrócitos.
4.  A fisiopatologia das anemias por diminuição da produção dos eritrócitos está relacionada a defeitos na proliferação e/ou maturação dos precursores dessa célula. Qual das alternativas a seguir representa verdadeiramente uma alteração que induz a diminuição na produção de eritrócitos?
A. Distúrbio hemolítico
B. Gestação.
C. Síntese inapropriada de DNA.
Das alternativas apresentadas, a alteração que induz verdadeiramente a diminuição na produção de eritrócitos é síntese inapropriada de DNA, que ocorre pela falta de vitamina B12 ou ácido fólico, bem como pelo uso de fármacos antibalísticos e antivirais. A gestação, a hipovolemia e o hiperesplenismo estão relacionados a alterações no volume plasmático que induzem a uma interpretação falsa de diminuição da contagem de eritrócitos pela hemodiluição.
D.  Hipovolemia.
E.  Hiperesplenismo
5.  Em algumas anemias a capacidade regenerativa da medula para suprir a demanda de eritrócitos está normal, porém há redução da concentração de hemoglobina presente, induzindo um aumento no número de reticulócitos. Esse quadro clínico é característico de qual tipo de anemia?
A. Anemia aplásica.
B. Anemia por doença crônica.
C. Anemia por perda de sangue.
Esse quadro clínico é característico das anemias por perda de sangue, em que não há alterações medulares, consequentemente, não afetando a produção de novas células, sendo uma anemia regenerativa. Diferentemente da anemia aplástica, a anemia sideroblástica, a anemia por doença crônica e a anemia por neoplasia infiltrativa são caracterizadas como arregenerativas/hipoproliferativas.
D. Anemia sideroblástica.
E. Anemia por neoplasia infiltrativa.

Continue navegando