Buscar

Prévia do material em texto

Sociologia Aplicada À Administração - Outubro de 2018
GUIÃO DE CORREÇÃO
1. Sociologia aplicada à administração consiste na aplicação do conhecimento sociológico na administração, DAS teorias e conceitos para análise e explicação do comportamento humano nas organizações.
2. OS HISTORIADORES HERÓDOTO (484-425 aC) E TÚCIDEDES (465-395 aC) DESEMPENHARAM O PAPEL DE PIONEIROS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, O PRIMEIRO GRAÇAS AO SEU TRABALHO SOBRE AS GUERRAS PERSAS, O SEGUNDO PELAS MÚLTIPLAS OBSERVAÇÕES ETNOGRÁFICAS QUE ENRIQUECERAM A SUA HISTÓRIA DE PELOPONESO.
COM HERÓDOTO (SÉC. V aC) NASCE A LITERATURA DE VIAGEM, DESCREVEM-SE AS LEIS, OS COSTUMES, AS TRADIÇÕES DOS PERSAS, EGÍPCIOS, MEDOS, ETC. ATITUDE DE ESPÍRITO, EMBORA EMPREGNADA DE CREDULIDADE INGÉNUA OU DE UM ETNOCENTRISMO SOBERBO, COM A DICOTOMIA BÁRBARO VS CIVILIZADO.
CONTUDO REVELA-SE A ATITUDE DE OBSERVAÇÃO E COMPARAÇÃO QUE CONSTITUEM O GÉRMEN DO MÉTODO SOCIOLÓGICO.
TÚCIDES (SÉC. V aC) PARA ALÉM DA NARRAÇÃO PROCURA A EXPLICAÇÃO. PROCURA POR ANALOGIA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO SEU PRESENTE RECONSTRUIR E EXPLICAR O VIVER DOS POVOS MAIS ANTIGOS (OS ANTIGOS HELENOS A PARTIR DOS ETÓLIOS), MÉTODO RETOMADO COM ÊNFASE NO SÉC. XIX PELOS EVOLUCIONISTAS. ESTES A PARTIR DO POSTULADO DA EVOLUÇÃO UNILINEAR DAS DIVERSAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS, PROCURAM RECONSTITUÍ-LAS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS COSTUMES DOS POVOS ‘’PRIMITIVOS’’.
HÁ UMA IDENTIDADE DE RACIOCÍNIO ENTRE O TÚCIDES DE A 25 SÉCULOS E OS EVOLUCIONISTAS DO SÉC. XIX. 
3. A sociologia de max Weber é compreensiva, porque procura a partir da compreensão. entender a partir da interpretação o sentido subjectivo da acção social. para dessa maneira a explicar causalmente no seu desenrolar e nos seus efeitos. Por acção social deve entender-se como uma conduta humana (que consista num fazer externo ou interno, num omitir ou permitir) sempre que o sujeito ou sujeitos da acção lhe dêem um sentido subjectivo. A ‘’acção social’’, portanto, é uma acção onde o sentido pensado pelo seu sujeito ou sujeitos está referido à conduta de outros, orientando-se por esta no seu desenrolar.
A explicação é interpretativa no sentido de pretender compreender os sentidos do actor através da empatia, e causal no sentido de pretender relacionar a acção aos meios e aos fins. Weber não definiu a sociologia como um modo de investigação subjectivo e intuitivo: ainda que a acção humana seja subjectiva, não se deve concluir daí que ela se imprevisível (Swingewood, 1991) Acção social segundo o autor seria a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjectivo na medida em que em função da significação que o individuo ou indivíduos que agem lhe atribuem, tomam em consideração o comportamento dos outros e é por ele afectado no seu curso.
4. Cooley afirma que a socialização é fundamental porque molda a personalidade dos indivíduos. Para ele, sociedade e mais do que a soma dos indivfduos, e uma "unidade"
que coincide com a "unidade da mente social", constituida pela organizacao e nao por acordos entre OS indivfduos. Assim, e fundamental para a sociedade o fenomeno da comunicacao entre os seres humanos. Fundamenta sua posicao dizendo que o indivfduo nao tem existencia isolada, nao vive a margem de seus semelhantes, a tal ponto que a auto-consciencia e inseparavel da percepc;ao da sociedade ou conscincia social. 0 indivfduo dificilmente pode pensar em si, desligado do grupo social de que faz parte Sociedade e individuos sao simplesmente aspectos provenientes da mesma coisa, e nao fenomenos separados: um grupo, ou uma sociedade, não existe fora de uma visao coletiva das pessoas, assim como o individuo, ou pessoa social, nao existe isolado do grupo.
1. a) A partir do papel social concretiza-se um conjunto de tarefas, direitos e deveres ligados ao status. b) Através das sanções sociais positivas e negativas a sociedade exerce o controle social dos seus membros.
2. Os conceitos definidores são:
Grupos: Objectivos comuns;
Agregados: Proximidade Física dos membros;
Categorias: Características comuns.