Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Licenciatura em Pedagogia – EAD
Escola, Violência e Direitos Humanos
Articulação Acadêmica: Profa.Aura Helena Ramos
Mediação Pedagógica: Prof.Guilherme Pereira e Profa.Rosana Oliveira de Assis
APX 1
Atividade complementar
Elabore um texto sobre o significado de trabalharmos questões da diferença junto a crianças do ensino fundamental. Isso é importante? Por que? Que relação é possível estabelecer entre questões da diferença e o fenômeno da violência? 
Argumente trazendo conceitos e ideias do material de estudo da Unidade 1 e, inclusive, aproveitando o que já produziu nas atividades dos Temas 1.1 e 1.3. 
EXTENSÃO: de 15 a 30 linhas
O comportamento humano é pautado em exemplos, que, quando bem estruturados na infância, formam cidadãos mais conscientes. Os valores que se estabelecem na memória de uma criança permanecem e se transformam ao longo da vida, fortalecendo a importância do respeito por tudo, ainda que diferente.
Conviver com as diferenças pode ser algo fácil, se defendido e ensinado desde os primeiros traços de entendimento. Para tanto, o diálogo e as demonstrações práticas são de suma importância para serem passadas ao ensino fundamental e essenciais para que as crianças compreendam que a igualdade está presente mesmo onde há diversidade.
É importante porque somos todos diferentes, distintos tamanhos, formas, etnias, gostos, crenças, atitudes e origens. Basta olhar para o lado e enxergar o outro, que facilmente chegaremos a essa constatação.
É possível estabelecer uma relação entre questões e violência, que constitue em assuntos pertinentes a serem inseridos na formação do ensino fundamental. A questão está em como saber lidar com o que não é igual a nós e, principalmente, educar os mais novos para que entendam e aceitem a diversidade. Afinal, as crianças são instintivas, espelhando as atitudes dos adultos em que confiam e que admiram.
Como citei nas atividades dos Temas 1.1 e 1.3, sempre houve uma busca incansável em busca da igualdade, mas, infelizmente, verificamos que a igualdade plena pode gerar preconceitos na cabeça de muitos, pois acabam entendendo que se o outro não é igual, não serve. Pois bem, no momento atual, a luta se dá em fazer com que o diferente seja aceito. Todos podem ser diferentes, e isso não deve ser motivo de preconceito, pelo contrário, há que se entender que o importante é aceitação de que ser diferente é absolutamente normal.
Referências Bibliográficas:
Material didático disponível na plataforma;
AD1 - atividades dos Temas 1.1 e 1.3;
https://escoladainteligencia.com.br/blog/como-ensinar-as-criancas-a-terem-respeito-as-diferencas/.

Mais conteúdos dessa disciplina