Buscar

Questoes Dissertativas U1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Odete, casada e mãe de dois filhos já adultos se apaixonou por outro homem. Sem coragem de se separar do marido, passou a ter um relacionamento extraconjugal. Odete engravidou do amante e quando o procurou dizendo que queria, enfim, separar-se do marido para ficaram juntos, foi surpreendida com o fim do romance e a afirmação do amante de que não tinha condições psicológicas e financeiras de assumir um filho. O amante sumiu e não deu mais notícias. Odete, desesperada e decidida a interromper a gestação, procurou um médico para fazer o procedimento. Narrou o ocorrido e marcou a data para a realização do aborto. O que Odete não sabia é que o médico conhecia seu marido e ficou indignado com a traição da mulher. O médico, no entanto, nada contou ao marido traído e nem a Odete. Durante o procedimento cirúrgico, o médico decidiu se vingar pelo amigo e, além de interromper a gestação, retirou os dois ovários de Odete.
 
Com base apenas nas informações fornecidas, indique, de forma motivada e fundamentada, quais foram os crimes praticados por Odete e pelo médico.
Diante do exposto é possível verificar que Odete praticou o crime de aborto, uma vez que Odete decidiu interromper a gestação e buscou um médico para fazer o procedimento, na forma do art. 124 do CP. Já o médico é possível verificar que praticou o crime de aborto provocado por terceiro com o consentimento da gestante, uma vez que aceito fazer o procedimento em Odete, na forma do art. 126 do CP e na sua forma qualificadora n forma do art. 127 do CP, pois ao descobrir que Odete havia traído seu marido e que o marido de Odete era seu amigo, retirando de Odete seus dois ovários. Além disto o médico deverá responder pelo crime de esterilização cirúrgica sem consentimento da vítima, como está exposto no art. 15 , parágrafo único, I, da lei 9.263/96
2. Frederico entrou no ônibus com o intuito de assaltar o cobrador e levar todo o dinheiro do caixa. Deparou-se com o coletivo que continha apenas o motorista. Ao entrar no coletivo e sentar-se atrás de um casal de namorados, percebeu que ambos não tiravam os olhos da tela dos seus celulares que eram aparelhos de última geração e que poderiam valer um bom dinheiro. Aproximou-se do casal, mostrou o revólver que portava e mandou que entregassem os aparelhos, o que foi imediatamente feito pelos dois. Frederico guardou a arma e os celulares na mochila; e desceu do ônibus. Não contava que no local em que pediu para descer havia uma base da Polícia. As vítimas gritaram que era assalto e os policiais prenderam o meliante.
Com base nas informações fornecidas e no entendimento do STF sobre o tema, indique qual ou quais foram os crimes praticados por Frederico.
Os crimes praticados por Frederico foram dois crimes de roubo qualificado com a majorante do emprego da arma de fogo, na forma do art. 157, parágrafo .2º-A, I, do CP, em concurso formal, segundo o artigo 70 do CP. Assim, conforme o entendimento da Súmula 582, do STF, o fato foi consumado como crime de roubo, pois Frederico ao aproximar-se do casal instituindo o contato com o casal, e conseguindo a posse mansa e pacífica, ocorreu à inversão da posse do objeto, quando mandou que entregassem os celulares, mediante violência e ameaça. Os celulares foram retirados da esfera de visão quando Frederico os guardou na mochila, mas continuaram na esfera de vigilância do casal. E logo em seguida desceu do ônibus com o intuito de levar o material do crime para um lugar seguro. Assim sendo o fato consumando de crime de roubo.

Continue navegando