Buscar

Avaliação de Pesquisa - Teoria e Prática da Inspeção Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teoria e Prática da Inspeção Escolar
Aluno (a): Jéssika Simões de Lima 
Data:15 / 03 /2022
Atividade de Pesquisa 
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. No campo da educação, a gestão da ensinança leva ao desenvolvimento da função social da escola e dos dispositivos das políticas educacionais. Em que deve estar ancorada a gestão do ensino? Cite alguns elementos desse processo?
R: A nova Educação pressupõe o alcance de um novo patamar na história da evolução da humanidade, no sentido de corrigir os inúmeros desequilíbrios existentes, com base na compreensão de que se está numa jornada individual e ao mesmo tempo coletiva, o
que requer o desenvolvimento de uma consciência relacional, pluralista, transdisciplinar e sistêmica, que traga maior abertura, uma nova visão da realidade a ser transformada, baseada na consciência da inter-relação e da interdependência essenciais que
existem entre todos os fenômenos da natureza.
2. De que forma o inspetor escolar pode ser visto como um agente político da educação? Aponte alguns elementos desse paradigma. 
R: O Inspetor Escolar, enquanto agente educador, precisa levar em consideração a realidade social da escola onde trabalha para diagnosticar qual seja a identidade da instituição de ensino e desenvolver um trabalho que possibilite ao educando vislumbrar novos horizontes.
3. Eleja três características para ser um bom líder, argumentando uma a uma. 
R: Ter empatia, saber tomar decisões e transmitir segurança aos liderados Quando o líder tem segurança, ele incentiva e não ordena. Essa atitude gera uma atmosfera mais harmônica na empresa, contribuindo para o aumento da motivação e da produtividade do time. Outra consequência é que os colaboradores passam a confiar nessa pessoa, fazendo com que todos vistam a camisa da companhia para o alcance de melhores resultados continuamente.
4. Quais as competências necessárias a um gestor escolar?
R: Coordenar a organização escolar, Prezar pela cultura organizacional, Valorizar a equipe escolar, Coordenar o Projeto Político Pedagógico (PPP), Gerenciar os recursos com eficiência Entre outros.
5. A escola conhecida pelo senso comum tem direcionamento para o pedagógico, contudo se afirma: concepção política e pedagógica para a escola. Justifique, então, o porquê da afirmação de concepção política e pedagógica.
6. Para a construção da estrutura organizacional de uma instituição educacional condizente com uma escola de qualidade há que se trilhar um percurso. Estabeleça um passo a passo para assegurar essa construção.
7. Com um fluxo de informações ágil e seguro, em um mundo globalizado com grande circulação do conhecimento e das informações, qual é o papel do inspetor escolar?
 R: Seu principal papel é articular com a equipe diretiva, para fazer valer a organização dentro do setor da secretaria escolar, no que diz respeito à vida escolar dos discentes, do corpo docente e de todos os funcionários.
8. Registre o seu entendimento de Planejamento Participativo.
R: O planejamento participativo tem como objetivo estruturar ações de foco pedagógico que levem em conta a multiplicidade dos diversos pontos de vista. Ele só só será considerado participativo se houver coerência e harmonia entre aquilo que se propõe (teoria), as ações (prática) e o trabalho conjunto das partes interessadas nos momentos oportunos.
9. A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pretenderam dar maior agilidade ao sistema de ensino por meio da descentralização e da autonomia dos entes federados. As competências e responsabilidades foram distribuídas entre as diferentes esferas administrativas, aumentando as exigências para os gestores. Considerando que a educação formal se firma pela institucionalização da educação e supõe um conjunto de órgãos intencionalmente organizados, como é organizado um sistema de ensino no Brasil e qual a atividade de um conselho de educação?
R: A organização do Sistema Educacional Brasileiro ocorre por meio dos sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituída pela lei nº 9394, de 1996, são as leis que regem o sistema educacional brasileiro em vigor. As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento.
10. Estabeleça relações entre a eleição de diretores, a questão da liderança do diretor da escola e o seguinte pensamento de Aristóteles: “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.”
 R: Devemos entender que a oferta de um serviço deve ser analisada de forma ampla e completa, pois apenas oferecer o serviço jurídico, puro e simples, pode não atender às necessidades de um determinado grupo de clientes. Talvez estes clientes esperem muito mais em termos de agilidade, conforto, acompanhamento, e outros aspectos relacionados àquela demanda, e estão dispostos a pagar um valor a mais por um serviço personalizado e de alta qualidade. Outro grupo de clientes pode valorizar apenas o baixo custo do serviço, não se importando com aspectos como o luxo e o conforto do escritório. Por isso é necessário conhecer o perfil do cliente e saber o que é valor para ele.
Avaliação de Pesquisa: Teoria e Prática da Inspeção Escolar

Outros materiais