Buscar

finanças memorial - vivian quirino baia - 476103

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
Curso: Administração
Professor: Francisco Isidro Pereira
Disciplina: Finanças Corporativas I
Aluna: Vivian Quirino Baia				Matrícula: 476103
MEMORIAL SEMESTRAL 2021.2 
Quarta-Feira - 06/10/2021
O professor Isidro deu início ao conteúdo de finanças corporativas I, que estão associadas a pesquisas sobre decisões relacionadas ao financiamento corporativo, que envolve basicamente tudo o que é decidido dentro da empresa independente do campo. O conceito é baseado no princípio de maximizar o valor da empresa. Achei interessante o método do exemplo que foi usado em aula sobre custo de oportunidade, como aprendi em Matemática Financeira, é o preço que se paga por renunciar a um investimento. Também assentou que o balanço patrimonial é um relatório que mostra com clareza e precisão a situação financeira da empresa. Para tanto, devem ser considerados todos os ativos e passivos da empresa, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.
Então apresentou as duas fórmulas de matemática das finanças que são o valor futuro e o valor presente, que iremos utilizar ao longo do semestre, citou e explicou um exemplo relacionado às fórmulas citadas no excel. 
A aula em si foi tranquila, aprendi o tema com facilidade, tanto na teoria como no cálculo, não tive dúvidas em relação ao assunto apresentado. 
Quarta-Feira - 13/10/2021
Foi a primeira aula que corrigimos a atividade EAA#1 e EAA#2, cujo assunto é a matemática do valor presente e as tomadas de decisões do CFO, que o Professor Isidro havia distribuído para turma, para que possamos reforçar o conteúdo e resolver em aula juntos. A primeira questão do EAA#1 foi a definição gráfica dos fluxos de caixa que se repetem, o colega Pedro Italo, Renan e Vitória ajudaram na contribuição do desenho. Em seguida, o colega Hugo leu as questões e contribuiu com o professor isidro, até que na última questão do EAA#2 boa parte da turma teve dificuldade na resolução. Todas as dúvidas foram sanadas em aula virtual. 
Segunda-Feira - 18/10/2021
Na aula o Professor Isidro revisou o conceito de fluxos de caixa de anuidade com base no EAA#3, cujo assunto é a matemática do valor presente. A definição de fluxo de caixa de anuidade (é uma série semelhante de fluxos de caixa na mesma unidade de tempo, como ano, semestre, mês) e o fluxo de caixa de série mista (é uma série de fluxos de caixa, mostrando qualquer padrão, exceto anuidades). Praticamos a quantidade de anuidades dos gráficos no slide. E utilizamos a fórmula de valor presente da anuidade e a fórmula de valor futuro da anuidade. 
Quarta-Feira - 20/10/2021
A turma ajudou o professor Isidro a utilizar as ferramentas do Google Educacional, dentre elas, usar o mesmo link da aula no Google Agenda e Google Meet sem ficar aceitando as solicitações dos alunos para entrar e também mandar as aulas gravadas. 
A colega Letícia apresentou a tela, o cálculo da representação gráfica dos fluxos de dinheiro da prática 1 dos slides, e foram tiradas várias dúvidas. No final da aula, o professor resolveu a questão 4 do EAA#3 por pedido da colega Lara. 
Segunda-Feira - 25/10/2021
Aula de resolução do exercício de autoavaliação do EAA#4, cujos assuntos são fluxos financeiros únicos, repetidos e mistos, a operacionalização da matemática do valor futuro e presente. Os colegas Lara, Itavalcy, Matheus, Desiree, e Daniel se apresentaram explicando como resolveram as questões, estando certas ou erradas com a intenção de aprender e interpretar o conteúdo apresentado. 
O professor Isidro citou as atividades do executivo financeiro (responsável por organizar, adquirir e aplicar os recursos da sua empresa), o gestor contábil (gerenciar as atividades contábeis da empresa de acordo com os princípios legais, políticas e diretrizes compatíveis com a estratégia de negócios), custo de oportunidade (preço que se paga por renunciar a um investimento) e a inflação ( aumento dos preços de produtos e serviços). 
Quarta-Feira - 27/10/2021
O professor Isidro deu continuidade a resolução do EAA#4, pois tinham muitas dúvidas e não deu tempo de encerrar na aula passada. O colega Itavalcy, Desiree e Walber apresentaram os cálculos que tinham feito, e os demais, tiraram dúvidas com a ajuda do professor Isidro. 
Após terminar a resolução de EAA#4, o professor Isidro explicou os tipos de fluxos de caixa: série única, série repetitiva (anuidade), série mista. Fluxo convencional (é uma espécie de controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo) e fluxo não convencional (é um aumento ou diminuição na quantidade de moeda de propriedade de uma empresa, instituição ou indivíduo). Fluxo de investimento (não contabiliza os investimentos da empresa) e fluxo operacional (faz o levantamento das despesas e receitas operacionais da empresa em determinado período). E também sobre os tipos de taxa:taxa nominal (é a taxa contratada ou declarada em uma operação financeira), Taxa real (é a taxa nominal descontada da inflação) e a Taxa inflacionária ( é o aumento no nível de preços).
Quarta-Feira - 03/11/2021
O Professor Isidro recapitulou o conteúdo estudado até o momento, como o fluxo de caixa série única e repetida, a classificação de entrada e saída, a importância do cálculo e do gráfico, o valor atual e futuro e as taxas reais, intangível, financeiros. E também apresentou a equação Fisher. 
Ao finalizar a aula, respondemos ao seguinte Quiz: “A diferença entre taxa de atualização e taxa de atualização monetária. A diferença é que a taxa de atualização se refere a trazer o valor para o presente e a taxa de atualização monetária corresponde à taxa de inflação, ela representa a alteração do valor da moeda com o tempo.
Quarta-Feira - 10/11/2021
Professor Isidro deu aula sobre as variáveis constituintes do fluxo de caixa de investimentos, definiu o conceito de desgastes de ativos e desvalorização de ativos. Depreciação (desgaste do ativo), amortização (é amortizar as dívidas da empresa em um prazo pré-determinado). Inflação (Refere-se ao aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia), deflação (Acontece quando o índice de preços de uma economia começa a cair em vez de subir). E também aprofundou sobre a definição de equação de Fisher. Após da aula, foi sugerido resolver o exercício de autoavaliação EAA#5, sobre o assunto de maximização do lucro versus maximização do lucro, análise marginal ou custo/benefício, objetivo da empresa, resultado por competência versus fluxo de caixa em um período, a matemática do valor futuro e atual.
Segunda-Feira - 22/11/2021
O professor Isidro explicou como a prova será aplicada. Definiu e desenvolveu o assunto de depreciação e depreciação acumulada e a fórmula da mesma, e resolvemos uma questão de exemplo sobre o assunto. Também conceituou as 4 situações que envolvem ganho capital (é um lucro obtido com a venda de qualquer ativo de capital a qual o preço de venda excede o preço de compra do investimento), ganho normal (é todo ganho ou vantagem obtidos), preço de venda (é o valor que a empresa deverá cobrar de seus clientes para adquirir um produto ou serviço) e valor contábil (é um valor do ativo ou passivo com base no balanço patrimonial da empresa). 
Quarta-Feira - 24/11/2021
Na aula gravada, o professor Isidro apresentou o cálculo do capital de giro líquido, o que envolve balanço. As características do balanço são: o ativo circulante inclui caixa, bancos, duplicatas a receber, mercadorias. O ativo não circulante inclui veículos, máquinas e equipamentos, terrenos. Passivo circulante inclui fornecedor, empréstimo, salário a pagar. O passivo não circulante inclui o financiamento. E o patrimônio líquido inclui o capital social e lucros acumulados. O Professor Isidro deu um exemplo de valores que são relacionados com ativo circulante e passivo circulante, o que sobra, somando os ativos circulante e passivo circulante é o capital de giro líquido, é o que diferencia entre o ativo circulante e o passivo circulante. No finalda aula, houve um quiz, em que o professor Isidro colocou dois exemplos no chat e perguntou qual seria o valor de capital de giro líquido. 
Segunda-Feira - 06/12/2021
A aula foi curta e um breve resumo sobre as variáveis constituintes do fluxo de investimentos, entendi que o custo de instalação são todos os custos incorridos para ajustar a infraestrutura e os serviços básicos de acordo com as necessidades operacionais da empresa. O capital de giro corresponde pelo ativo circulante (renovação constante/contínua), também compreendi que existe uma diferença entre o capital de giro e capital líquido, o capital de giro é a combinação de todos os ativos circulantes da empresa, enquanto o capital de giro líquido é o ativo circulante que excede o passivo circulante, e o investimento inicial considera todas as variáveis. o professor Isidro deu um exemplo sobre investimento inicial, citou que: se a colega Letícia vai constituir uma loja, ela precisará de mão-de-obra, de todas as ferramentas necessárias de construção para ter a loja dela. 
Quarta-Feira - 08/12/202
Na aula gravada, o professor Isidro reforçou o assunto sobre a depreciação do ponto de vista financeiro e contábil, entendendo-se que o valor da depreciação significa economia de impostos para o caixa da empresa. Um valor maior de depreciação significa uma menor carga tributária sobre o lucro operacional da empresa. Os custos de instalação em máquinas e equipamentos são incluídos como custos indiretos na lógica da contabilidade financeira. O conteúdo da aula foi a determinação do fluxo operacional com base no formato da DRE. Como aprendi em contabilidade, a estrutura básica do DRE apresenta a primeira linha que fornece informações sobre a receita total (de vendas), que é a soma das vendas da sua empresa durante o período. A seguir estão os impostos que sua empresa pagou ou irá pagar. A terceira linha é o resultado da subtração (-) da segunda da primeira. Essa linha é chamada de receita líquida. E a variáveis constituintes do fluxo de caixa operacional mostram os resultados obtidos com o fluxo de receitas e despesas geradas pela organização no período de tempo selecionado. Seu cálculo envolve juros e lucro antes do imposto de renda, que mede o lucro da empresa na forma de juros.
Segunda-Feira - 13/12/2021
No short vídeo parte I, o Professor Isidro apresentou e explicou cada passo de uma questão sobre as Indústrias Garcia Cortesia, a questão pedia o valor da depreciação da máquina adquirida, o valor da depreciação acumulada, o valor contábil do ativo, o total de dispêndio fiscal por ocasião da venda do ativo substituído, o valor da capital circulante líquido e o fluxo de caixa de investimento.
Quarta-Feira - 15/12/2021
Na última aula antes do recesso, o Professor Isidro apresentou o livro de finanças corporativas, que é o livro que utilizamos para nosso estudo, o livro é sobre os princípios da administração financeira de Laurence J. gitman. O tópico em específico foi o capítulo 8 sobre o fluxo de caixa para orçamento de capital, que é o conteúdo que estamos estudando. Nós lemos uma boa parte do capítulo. Ficou entendido que o fluxo de caixa terminal refere-se ao fluxo de caixa após impostos, excluindo as entradas de caixa operacional no último ano do projeto. A mudança no capital líquido representa uma reversão de qualquer investimento inicial em capital de giro líquido. O cálculo do fluxo de caixa terminal envolve o mesmo procedimento utilizado para encontrar o investimento inicial. Depois da aula, resolvermos o exercício de autoavaliação EAA#6 sobre a mensuração dos fluxos de caixa de investimento e operacional, análise marginal, fundamentos conceituais de orçamento de capital.
Quarta-Feira - 12/01/2022
O professor apresentou e explicou cada detalhe sobre dois exercícios de cálculo a respeito do valor presente líquido e índice de lucratividade, o cálculo de VPL contêm anos, flucax projetado, fator de atualização e o flucax atualizado. o valor do VPL é a soma dos flucax atualizado, os critério de decisão do VPL são: 
VPL>0 , receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é aceito;
VPL=0, receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é indiferente;
VPL=<0, despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é rejeitado.
O cálculo de IL é parecida com o VPL, contêm anos, flucax projetado, fator de atualização e a soma do VPL, o que diferencia é que tem o flucax de investimento (soma do flucax atualizado negativos) e o flucax de operacional (soma do flucax atualizado positivos), para calcular o índice de lucratividade: divisão entre o flucax de investimento e flucax de operacional. os critério de decisão do IL são: 
IL>0 , aceito;
IL=0, indiferente;
IL=<0, rejeitado.
Após de explicar a definição e procedimento de cálculo do VPL e TIR, resolvermos o exercício de autoavaliação EAA#7 sobre Instrumentos de avaliação de alternativas de decisão de orçamento de capital: VPL e IL, com a finalidade de reforçar o aprendizado. 
Segunda-feira - 17/01/2022
Cheguei atrasada na aula mas consegui uma noção, a payback é uma maneira de medir o tempo para o retorno inicial do investimento. Por meio desse indicador, o proprietário do capital pode avaliar se vale a pena usar seu dinheiro em determinada situação. Payback clássico é uma métrica financeira que mostra o tempo necessário para recuperar o custo de um investimento. Payback atualizado: É a métrica usada para avaliar o tempo de retorno do investimento, bem como o risco e a viabilidade.
O payback atualizado difere do payback clássico por descontar o custo de capital no fluxo de caixa, ou seja, o valor das entradas e saídas é baseado no tempo atual.
Quarta-Feira - 19/01/2022
A aula de hoje foi sobre a taxa interna de retorno que possibilita analisar a viabilidade de um projeto financeiro a partir de estimativas iniciais e de retorno; os cálculos da TIR indicam se um investimento valorizará seu dinheiro; quanto maior a taxa interna de retorno, melhor o investimento. 
Para calcular o TIR, é preciso ter dois custos de fator de atualização, então, terá o valor do VPL do flucax projetado e dois valores de VPL do flucax atualizado. E com isso forma um teorema da semelhança dos triângulos (é uma comparação entre lados proporcionais e ângulos congruentes de um triângulo para saber se eles são semelhantes) e utilizamos a regra de três para resultar no TIR.
Ao finalizar a aula, o Professor Isidro estabeleceu o MIDLLE-CASE # 1 que envolve o cálculo das variáveis constituintes do fluxo de caixa de investimento, fluxo de caixa operacional, fluxo de caixa de desinvestimento, payback clássico e atualizado, VPL, IL e TIR.
Conclusão
Resumindo, adquiri bastante conhecimento na disciplina de finanças corporativas I, o Professor Isidro além de explicar os conteúdos abordados com facilidade, manteve uma postura de respeito e amigável com os alunos, o ementa da disciplina é aprender e como maximizar os lucros da empresa por meio da gestão eficiente de seus recursos, investimentos e receitas.
Os trabalhos e provas ministrados pelo Professor Isidro foram aplicados de uma maneira considerável e diferente, especificamente, pela realização da primeira avaliação que refere-se ao cordel, poema, poesia e verso relacionado com as finanças corporativas.