Buscar

Teoria das organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Curso: Administração
Disciplina: Teoria das Organizações
Aluna: Bruna Cristina da Cruz Dantas
Situação problema: 
Três vezes por ano, o presidente do Burger King no Brasil vai fritar batatas nos restaurantes. Não só ele, todos os funcionários da equipe corporativa, do estagiário ao diretor, passam o dia cuidando da chapa, da montagem de hambúrgueres e do caixa. A ação, chamada “Gente que Faz”, ocorre de duas a três vezes por ano desde 2014, para envolver as duas frentes de trabalho e levantar sugestões de melhorias no fast food.  
A última edição aconteceu no último sábado, dia 14 de maio de 2016, e envolveu mais de 220 pessoas, quase toda a equipe corporativa do país. Só não participaram aqueles que estavam de férias e equipes que precisam estar disponíveis 24 horas por dia. A ação acontece justamente em um sábado, dia de maior movimento e cada participante do programa é acompanhado de um supervisor. 
Para a, diretora de gente e gestão da rede, o Burger King não quer ter uma equipe que “trabalhe sempre no ar-condicionado e pise no carpete”, mas que de fato conheça o trabalho e as dificuldades do dia a dia no fast food. “Quando eles vivem o cotidiano do restaurante, percebem que processos que desenhamos aqui no escritório podem não dar tão certo na ponta final”, disse ela - que passou o sábado montando bandejas com lanches. 
Como a sede corporativa do Burger King fica em São Paulo, a maioria dos colaboradores foi direcionada a alguma unidade na cidade. Mas a ação também ocorreu no Rio de Janeiro, Sorocaba, Campinas e Salvador, onde há equipes de campo. Além dessas ações anuais, todos os colaboradores passam dois dias nos restaurantes durante a sua integração, assim que chegam à companhia. 
 Melhorias 
Ao voltar para seu trabalho normal, eles tentam colocar em prática as ideias que tiveram durante o dia. Um exemplo foi em relação à vitrine de brindes dos lanches infantis. A altura foi adaptada para ficar mais baixa, na direção dos olhos das crianças. 
Além disso, os funcionários notaram que os clientes tinham dificuldade de distinguir o tamanho das embalagens de batatas fritas. Por isso, a equipe de marketing mudou a embalagem da batata pequena para um papel mais mole. A batata média ganhou uma embalagem cartonada colorida e a porção grande ganhou uma embalagem branca com um sorriso. 
Fonte: Revista Exame. 
Disponível em: http://sbvc.com.br/no-burger-king-brasil-ate-o-presidente-frita-batatas/
 A partir do que foi proposto, foi escolhida como objeto de observação a empresa Bob’s que está presente no meio comercial. Juntamente com ela iremos comparar a corporação do Burger King e, suas teorias administrativas. Empresa observada: Bob’s, localizada: Bangu shopping
 De acordo com a observação e pesquisa pude concluir que o Bob’s é uma empresa bastante conhecida pelos seus serviços rápidos de alimentação e destacam-se pela qualidade dos seus produtos e alimentos. A companhia é uma das maiores empregadoras de jovens do país, e visa reforçar seu compromisso com a segurança e a saúde do trabalhador. Com atendimento rápido, o fast-food oferece serviços de balcão e entregas (Ifood e Uber Eats). 
 É válido ressaltar que o Burguer King atualmente é um dos maiores concorrentes em cadeias de fast-food, com processos de produção relativamente parecidos, como por exemplo, o fornecimento diário de matéria-prima para elaboração dos produtos a serem vendidos. O incentivo a compra por meio do público infantil através de brindes personalizados. 
 Em relação a divisão de trabalho, cada pessoa que é selecionada, treinada e orientada, torna-se um especialista para realizar um tipo específico de atividades, visando o aperfeiçoamento no trabalho, por intermédio dos procedimentos e rotinas padronizadas. Além disso, a empresa permite que os funcionários construam um plano de carreira com muitos incentivos. E para que os empregadores continuem realizando os objetivos da empresa sem desânimo, desenvolveram os estímulos motivacionais, como por exemplo, destaque do mês e cesta básica. 
 Nas franquias a liderança é autocrática, ou seja, o líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo. Pois os procedimentos têm que ser padronizados para que não ocorram prejuízos. A empresa sede que decide sobre o que as franquias podem fazer, o que pode ser comercializado, como os produtos devem ser organizados, quais fornecedores são capacitados, entre outros. 
 Ambas as empresas almejam, cuidadosamente, a interação com o cliente, entendendo suas necessidades e conquistando sua simpatia e confiança.
 A satisfação do cliente agrega um grande valor ao mercado competitivo para a empresa, logo, é necessário a criação e inovação de novos produtos, a escolha de mix de produtos, seleções de mercadorias frescas e de ótima qualidade, preços acessíveis, atividades promocionais, e o mais importante, o serviço cordial para os clientes. E com isso, o objetivo pode tornar-se alcançável. Fazendo-se um comparativo sobre as teorias administrativas com as companhias Bob’s e Burguer King, percebe-se, por meio de suas aplicações, as várias ações efetuadas de acordo com os parâmetros da administração. 
 As teorias completam-se umas com as outras, e elas estão presentes nas redes de fast-food, pois demonstram elementos pertinentes para a administração de uma instituição. Os princípios são: Planejamento, preparo, controle, e execução. 
 As sedes corporativas visualizam o futuro e traçam projetos de ações, com intuito de satisfazer a necessidade dos clientes. Elas, repartem as tarefas específicas para cada funcionário de acordo com suas habilidades, controlam as tarefas para certifica-se de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e seguindo o plano previsto. As condições de trabalho são padronizadas e realizadas de acordo com normas e regulamentos.
 As empresas prezam pelo tempo e movimento, pois o objetivo é entregar a alimentação, não somente com boa qualidade, mais também com agilidade e eficácia.
 O estabelecimento fica localizado no shopping Bangu, que dispõe de muitas lanchonetes e redes fast-food, o que torna a concorrência gigantesca. É preciso grandes estratégias, mas é notável a popularidade do Bob’s pois está sempre bem lotada e ainda assim, segundo seus clientes, o estabelecimento não perde no quesito de agilidade no atendimento e qualidade no sabor.

Continue navegando