Buscar

Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital
A rápida evolução do jornalismo digital no Brasil durante as três últimas décadas levou pesquisadores da comunicação a tentarem categorizar fases dessa trajetória, diferenciando características conforme o avanço da área acontecia. Com base na categorização proposta por Mielniczuk, apresentada na Rota 3 da disciplina de Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital, relacione corretamente cada fase às suas respectivas características.
1. Fase da transposição
2. Fase da metáfora
3. Fase do webjornalismo
( ) Diferenciação completa do jornal impresso para o digital, que é adaptado inteiramente ao seu novo formato a partir de sites mais amigáveis ao leitor
( ) Marcava a presença dos jornais no meio digital, reaproveitando o conteúdo já publicado no impresso. Configuração da página da web se assemelhava à diagramação do papel.
( ) Marca as primeiras adaptações das páginas web, passando a integrar hipermídia e formas de interação com o leitor.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	3 - 2 - 1
	
	B
	3 - 1 - 2
“Mielniczuk (2003) propõe três fases consolidadas até aquele momento: 1) fase da transposição; 2) fase da metáfora e 3) fase do webjornalismo (...). A primeira fase engloba a forma mais rudimentar de transpor para a web parte do conteúdo das páginas de jornais impressos, ainda pensando em uma lógica de diagramação e leitura como no papel. Raras alterações se faziam no conteúdo, que era publicado apenas após a edição física. (...) Por isso, não havia preocupação em adaptar a narrativa ao novo formato; seu objetivo era meramente estar online. (...) A segunda fase, por sua vez, se dá no Brasil ao fim dos anos 1990 (...). Esse estágio é demarcado pelas primeiras tentativas de usufruir das características nativas do novo formato, a partir das primeiras adaptações no produto jornalístico a fim de criar uma nova experiência para o usuário. Isso se dava principalmente através da modificação da interface dos jornais online (...) Como exemplos das novidades propostas pelos veículos nesta fase, estão o uso de hipertexto e links para notícias (...) o uso do e-mail como forma de comunicação para jornalistas e para leitores, e fóruns de debates para leitores (...) Uma das principais viradas da segunda para a terceira geração do jornalismo digital é o início de um pensamento à concepção de produtos nativos digitais. Essa nova forma de pensar o jornalismo marcou o começo da separação definitiva entre o jornal impresso e o digital, e potencializou as possibilidades dos veículos como um todo. (...) O investimento na técnica e na construção de um website interativo e com interface amigável passou a se tornar mais relevante conforme a própria tecnologia se refinava” (Rota 3, Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital, p. 6-7).
	
	C
	2 - 1 - 3
	
	D
	1 - 2 - 3
Questão 2/5 - Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital
Com ferramentas especializadas contratadas por redações de modo terceirizado, a audiência passou a ser uma das variáveis mais importantes para a mensuração da performance dos veículos jornalísticos digitais. Duas dessas ferramentas são o Google Analytics e o Chartbeat, que possuem funções complementares entre si. A respeito dos programas com base no conteúdo visto na Rota 5 da disciplina de Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital, relacione cada ferramenta às suas características.
1. Google Analytics
2. Chartbeat
( ) Ferramenta especializada em acompanhar a audiência de um veículo em tempo real.
( ) Permite a compilação de dados de audiência por autor da publicação, o que pode resultar em avaliações pessoais de performance.
( ) Ferramenta especializada em consolidar números de audiência, com diferentes opções de filtro de dados.
( ) Ferramenta que possibilita o download de relatórios de audiência por semana, mês ou ano.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	1 - 2 - 1 - 2
	
	B
	2 - 1 - 2 - 1
	
	C
	1 - 2 - 2 - 1
	
	D
	2 - 1 - 1 - 1
“O Google Analytics é uma ferramenta mais utilizada para consolidar o histórico do comportamento e o engajamento da audiência, compilando dados por período, por editoria ou por autor, por exemplo. Já o Chartbeat é especializado em mostrar o acesso ao site em tempo real. Frequentemente, as redações contratam os dois serviços para ter resultados complementares, adicionando a essa equação as estatísticas provenientes dos perfis do veículo nas redes sociais” (Rota 5, Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital, p. 3).
Questão 3/5 - Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital
As redes sociais se tornaram um importante espaço de distribuição de conteúdo jornalístico. A partir da hierarquização de postagens na timeline dos usuários e de seu consequente engajamento, uma rede pode determinar se uma notícia vai ter grande audiência. A tecnologia por trás dessa lógica é o algoritmo. 
A partir do conceito trabalhado na Rota 6 de Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital, podemos afirmar que a definição de algoritmo é:
Nota: 0.0
	
	A
	o mecanismo que consolida os dados de audiência de um veículo via redes sociais.
	
	B
	a ferramenta que permite individualizar o conteúdo do veículo para cada usuário dentro do site a partir da sua geolocalização.
	
	C
	uma sequência de ações que um computador deve executar sozinho e que engloba processamento de dados e inteligência artificial.
“Apesar de não haver uma única definição, os algoritmos são descritos como ‘um conjunto de operações autossuficientes a serem desempenhadas passo-a-passo, como cálculos, processamento de dados e raciocínio automatizado – um conjunto de regras que definem precisamente uma sequência de instruções que serão compreendidas por um computador’ (Linden, 2018, p. 8)” (Rota 6, Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital, p. 3).
	
	D
	o engajamento dos usuários nas redes sociais, que funciona como gatekeeping secundário.
Questão 4/5 - Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital
O avanço das tecnologias mudou radicalmente o cenário de consumo de notícias no século XXI. 
Conforme os dados apresentados na Rota 1 da disciplina de Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital, assinale a alternativa que representa o tipo de mídia que apresentou o maior crescimento em número de consumidores ao longo da última década.
Nota: 0.0
	
	A
	Televisão
	
	B
	Jornal online
	
	C
	Redes sociais
Segundo o estudo Reuters Institute Digital News Report 2020, apresentado na Rota 1, as redes sociais são o único tipo de mídia que aumentou seu número de consumidores entre 2013 e 2020, passando de 47% para 67% de brasileiros. Tanto a televisão quanto o jornal online perderam audiência segundo a pesquisa. Já a alternativa “rádio e podcast” não integra os resultados da pesquisa (Rota 1, Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital, p. 5)
	
	D
	Rádio e podcast
Questão 5/5 - Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital
Proposta por Henry Jenkins, a teoria da cultura da convergência propõe uma nova lente de análise para a indústria da mídia e do entretenimento a partir da evolução tecnológica dos meios de comunicação. Para isso, o autor transcende o viés técnico e aborda também o fator de mudança social. 
Com base no conteúdo apresentado na Rota 2 da disciplina de Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital sobre esta teoria, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que corresponde aos três pilares teóricos que compõem a ideia de Cultura da Convergência.
Nota: 20.0
	
	A
	Narrativa transmídia, narrativa crossmídia e narrativa hipermídia.
	
	B
	Empresas de mídia, produtores de conteúdo e consumidores.
	
	C
	Cibercultura, cultura de massa e controle dos meios de produção.
	
	D
	Convergência tecnológica dos meios, inteligência coletiva e cultura participativa.
Você acertou!
“Esse fenômeno está ligado a três características intrínsecas a ele, que permitiram que ela passasse a existir: a convergência tecnológica dos meios, a cultura participativa e a inteligência coletiva”(Rota 2, Cenários Mercadológicos em Jornalismo Digital, p. 3).

Continue navegando