A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Exercicios Didática do Ensino Superior aula 5 até aula 8

Pré-visualização | Página 1 de 2

AULA 5
“É a capacidade de se engajar em um conjunto de situações que utiliza habilidades e qualidades que estão adequadamente sintonizadas com as perspectivas (valores e atitudes) baseadas na cultura das pessoas com quem se interage (tipicamente de uma cultura estrangeira)”.
O texto contém a definição de:
d) Inteligência intercultural.
“Esta escala se relaciona ao grau de importância que as pessoas normalmente consideram em termos de fazer parte de um grupo (ou seja, família, amigos, trabalho) e até que ponto suas decisões serão determinadas e influenciarão os grupos dos quais são membros”.
O texto implica a definição de uma escala cultural importante. Qual?
d) individual x grupo.
“Este conhecimento específico trata da capacidade geral de agir de forma interculturalmente competente em situações de contato intercultural, levando em consideração a identidade cultural específica de seu interlocutor e de agir de forma respeitosa e cooperativa.”
O texto traz a definição de um importante saber. Qual?
a) Savoir-faire.
“Essa categoria de pessoas normalmente fala muito, age por impulso e tende a dar muito valor aos sentimentos, relacionamentos e orientação para as pessoas. Uma característica importante dessas pessoas tem a ver com sua preferência em fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não se sentirem à vontade para seguir agendas. Brasileiros, espanhóis e italianos fazem parte dessa categoria ”.
O texto acima caracteriza um importante grupo cultural. Qual?
b) Pessoas multiativas.
“Este saber específico centra-se na capacidade de aprender culturas e atribuir sentido aos acontecimentos culturais de forma independente”.
O texto acima caracteriza um importante grupo cultural. Qual?
e) Savoir-Apprendre.
AULA 6
“O objetivo desse tipo de avaliação é avaliar a aprendizagem do aluno ao final de uma unidade instrucional, comparando-a com algum padrão ou benchmark. Esses tipos de avaliações costumam ser de alto risco, o que significa que têm um valor de ponto alto ”.
O texto envolve a definição de um importante tipo de avaliação. Qual?
c) Avaliação somativa.
“O objetivo do tipo de avaliação é monitorar a aprendizagem do aluno para fornecer feedback contínuo que pode ser usado pelos instrutores para melhorar seu ensino e pelos alunos para melhorar seu aprendizado. Essas avaliações são normalmente usadas para:
· ajudar os alunos a identificar seus pontos fortes e fracos e as áreas-alvo que precisam ser trabalhadas;
· ajudar o corpo docente a reconhecer onde os alunos estão lutando e resolver os problemas imediatamente. ”
O texto exposto envolve a definição de um importante tipo de avaliação. Qual?
e) Avaliação formativa.
Exercícios de fixação
III - A lista a seguir contém exemplos de avaliações:
I. desenhar um mapa conceitual em aula para representar sua compreensão de um tópico;
II. enviar uma ou duas frases identificando o ponto principal de uma palestra;
III. fazer um exame de meio de semestre;
IV. apresentar uma proposta de pesquisa para feedback inicial;
V. preparar um projeto final.
Os itens descritos relacionados às avaliações formativas são:
d) I, II e IV.
IV - Testar os alunos com frequência é um procedimento aconselhável para os professores desde que:
a) forneça aos alunos feedback que eles possam usar de forma inteligente para maximizar o desempenho do curso.
“Essas são ótimas tarefas para fazer os alunos revisarem e pensarem sobre cada conteúdo do curso abordado até um momento específico em um curso. Além disso, esse tipo de avaliação dará aos alunos uma ideia sobre os tipos de perguntas que os professores tendem a manipular. A eficácia deste exercício se [relaciona a] fazer os alunos identificarem as informações que eles perderam, o que inevitavelmente os fará se concentrar em um assunto específico que requer esclarecimento extra. ”
O texto refere-se a um importante tipo de avaliação formativa. Qual?
b) Testes de simulação.
AULA 7
“Essa teoria busca entender a unidade de consciência e atividade. É uma teoria social da consciência humana, interpretando a consciência como o produto das interações de um indivíduo com pessoas e artefatos no contexto da atividade prática diária.”
O texto envolve a definição de uma importante perspectiva teórica. Qual?
e) Teoria da Atividade.
“Como vivemos em um mundo cada vez mais projetado e equipado com tecnologias a cada passo, deve-se entender que por trás de cada design existe uma intenção, ou seja, agindo com tecnologia, as pessoas cometem deliberadamente certos atos com certas tecnologias.”
O texto compreende um princípio importante no qual a Teoria da Atividade se baseia. Qual?
a) A intencionalidade humana.
“Toda atividade humana só pode ser entendida na medida em que seus ciclos, crescimentos e mudanças sejam claramente visualizados. Além disso, cada passo para níveis mais desenvolvidos deve ser entendido como um processo sociocultural, porque a matriz sociocultural na qual cada indivíduo está imerso desempenha um papel importante em todas as atividades humanas.”
O texto compreende um princípio importante no qual a Teoria da Atividade se baseia. Qual?
c) A atividade humana moldada pela cultura e sociedade.
“Histórica e socialmente falando, o ser humano teve o poder de remodelar radicalmente as concepções culturais, transcendendo a cultura de formas imprevisíveis. Portanto, o uso de qualquer recurso tecnológico é visto como parte inevitável do autodesenvolvimento humano, que culminará na produção constante de recursos tecnológicos de ponta que irão causar mudanças sociais e culturais drásticas na forma de viver das pessoas.”
O texto compreende um princípio importante no qual a Teoria da Atividade se baseia. Qual?
d) A importância (e necessidade) do desenvolvimento humano.
“Professores e instituições devem ser capazes de fazer bom uso de todas as ferramentas educacionais à sua disposição para fornecer aos alunos a mais rica experiência educacional possível. No entanto, a escolha pela implementação de uma ferramenta tecnológica específica deve ser sempre baseada em razões pedagógicas ”.
Tendo em vista as informações anteriores, qual dos itens a seguir é uma justificativa razoável para a implementação de uma ferramenta moderna de alta tecnologia?
d) Uma tecnologia que ajudará os alunos a adquirir o conhecimento tecnológico que suas futuras ocupações exigirão
AULA 8
i. É necessário explicar as razões pelas quais coisas específicas estão sendo ensinadas.
ii. A instrução deve ser orientada para a tarefa em vez de promover a memorização.
iii. A instrução deve levar em consideração a ampla gama de diferentes experiências dos alunos.
iv. Visto que os adultos são autodirigidos, a instrução deve permitir que os alunos descubram coisas e conheçam por si próprios, sem depender das pessoas.
Os elementos citados referem-se a uma perspectiva importante da educação. Qual?
e) Andragogia.
II) Leia o texto:
“Alunos desempenhando papéis atribuídos pelo instrutor, improvisando o roteiro, em uma situação social ou interpessoal realista e problemática”.
O texto define uma técnica de ensino específica. Qual?
b) Dramatização.
“Este é o projeto que a maioria das universidades tem seguido. Os programas de estudo são divididos em unidades e tópicos baseados em conceitos importantes e cada tópico será estruturado de uma maneira racional. ”
O texto define uma abordagem específica utilizada nas universidades. Qual?
d) Abordagem tradicional
“A capacidade de se comunicar e se comportar de maneira apropriada com aqueles que são culturalmente diferentes e de co-criar espaços compartilhados, equipes e organizações que sejam inclusivas, eficazes, inovadoras e satisfatórias”.
O texto refere-se a uma definição importante. Qual?
c) Competência intercultural.
“O objetivo desse tipo de avaliação é verificar a aprendizagem do aluno ao final de uma unidade instrucional, comparando-a com algum padrão ou benchmark. Esses tipos de avaliações geralmente estão relacionados ao valor de ponto alto. ”
O texto envolve a definição de um importante tipo de avaliação. Qual?
a) Avaliação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.