Buscar

Trabalho IESC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC)
1- Defina os termos ou palavras no texto em negrito (assistência à saúde, serviços intersetoriais, necessidades de saúde): 
- Assistência á saúde: está relacionado ao tratamento e a prevenção de doenças através de serviços médicos, farmacêuticos, enfermagem e entre outras profissões relacionadas; 
- Serviço intersetorial: está relacionado com a prática da gestão na saúde permitindo o estabelecimento de espaços compartilhados de decisões entre instituições nos setores do governo que atuam na produção da saúde e na formação;
- Necessidade de saúde: são as necessidades médicas, como doenças, sofrimento ou riscos que cada indivíduo pode ter. 
2 - Relacione o conceito de Saúde do texto com o conhecimento adquirido a partir da compreensão dos termos ou palavras em negrito. 
- Em 1.947 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. A saúde está dividida em diversos setores como assistência à saúde, a serviço intersetorial , necessidade de saúde e entre outros. 
3 - Aponte a importância do Sistema de Saúde para a sociedade.
- Todo ser humano precisa de um sistema de saúde para viver de forma saudável e com qualidade de vida, sejam eles assistidos pelo SUS ou por saúde suplementar. Hoje os indicadores das condições de vida e saúde de um povo referem-se à ocorrência de doenças e taxas de mortalidade das populações. Conseguimos enxergar o tamanho da importância do sistema de saúde quando olhamos para Programa Nacional de Imunizações (PNI), referência internacional de saúde pública e que atende toda a população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses de vacinas gratuitas anualmente. A Saúde Suplementar representa um importante pilar de sustentação do Sistema Nacional de Saúde, tornando-se indispensável para o Estado, que infelizmente não suporta a demanda que lhe é dada.
Se engana quem acha que sistema de saúde publica refere-se somente a hospitais, ambulatórios e assistência médica, podemos encontrar também: 
- Na água que bebemos: se ela é potável, é graças ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da água para consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir do SUS;
- Em supermercados, lanchonetes e restaurantes: o sistema público de saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fiscaliza e controla os estabelecimentos que oferecem refeição;
- No seu plano privado de saúde: todos eles são fiscalizados, regulamentados e qualificados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Conclui-se que para uma sociedade ser saudável de acordo com a OMS, precisamos de um forte sistema de saúde onde trata-se não somente das doenças em um indivíduo, mas de todos os pilares que envolvem a vida humana, que mesmo imperfeito esse sistema precisa existir. 
4 - Relacione os conceitos da bioética, ética e da humanização em saúde evidenciando como podem contribuir para o estabelecimento de saúde e do processo de trabalho das equipes no Brasil e no mundo?
- ??
5- Registre as características dos diferentes sistemas de saúde pelo mundo (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Cuba, Brasil).
- EUA: O sistema de saúde americano conta com um sistema público de saúde limitado para poucas pessoas (nem todos os serviços oferecidos são gratuitos). A saúde é regida por um sistema conhecido por Medicare e Medicad. Medicare é um programa federal criado em 1965, oferecendo atendimento a pessoas com mais de 65 anos, independe de renda ou históricos de doenças. Medicaid é o principal programa de plano de saúde americano, maior cobertura assistencial para pessoas de baixa renda. 
Canadá: Conta com um sistema de saúde parecido com o brasileiro, é financiado pelo governo, porém a maioria dos médicos não trabalham para o governo, o paciente é livre para escolher qual médico irá visitar, ele tem o direito a serviço básicos e essencial de saúde, sendo custeado pelo próprio governo e os médicos são autônomos.
Reino Unido: O sistema de saúde inglês conta com o NHS (National Health System), financiado por impostos, oferecendo assistência médica e medicamentos gratuitos ou de baixo custo para quem reside no país. É supervisionado pelo departamento de saúde e conta com grupos de comissionamento clínico que é responsável por contratar serviços de atenção secundária em áreas locais. Algumas empresas e instituições de caridade se envolvem na administração do sistema.
Brasil: O sistema de saúde brasileiro conta com o SUS (Sistema Único de Saúde) como modelo de gestão da saúde pública. O acesso ao sistema é global e gratuito, garantido pela Constituição em 1988 quando foi criado, tendo hoje mais de 150 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do sistema público.
França: O sistema de saúde francês é de alta qualidade e grande parte (80%) financiado pelo Estado por meio de um seguro nacional de saúde, sendo um dos melhores do mundo. Na França, a maioria dos médicos e de rede privada, porém retiram seus rendimentos dos fundos de seguro público. O Estado é responsável pela gestão financeira e operacional do seguro saúde. 
Cuba: O sistema de saúde cubano é definido como um verdadeiro sistema nacional de saúde (SNS). O Estado regula e financia e presta os serviços de saúde, o governo considera a saúde social algo inalienável. Contando com três níveis administrativo (nacional, provincial e municipal) e quatro serviços (nacional, provincial, municipal e setor).

Continue navegando