Buscar

Atividade_Supervisionada_AV1_Direito_Trabalho-2021-1 (1)

Prévia do material em texto

Centro Universitário Unicarioca
Direito do Trabalho
Professora Regina C P Moraes
Aluno (a): Matheus Passos Presta/ 2020100130
Gabriel de Souza Oliveira Baier/ 2020101617 
Luiz Gustavo Fachin Ramalho/ 2017102142 
Gabriela Barreto de Souza/ 2020100011
Prezado aluno (a) você tem uma semana para realizar esta Atividade Supervisionada de AV1, ou seja de 12/03 até 09/04. Você deve copiar a Atividade para o seu computador e responder as questões propostas. Depois que você salvar o arquivo no seu computador, você deve postar nesta Tarefa, fazendo “upload” do arquivo para dentro da Tarefa que foi aberta exclusivamente para receber as Atividades de Av1. Esta Atividade vale 2 pontos. 
Esta Atividade pode ser realizada individualmente e ATÉ em grupos de 4 pessoas. E é fundamental que cada um poste na Tarefa o trabalho feito em grupo. Coloque no trabalho o nome dos alunos que paticiparam do grupo.
Questão 1 – (0,5 ponto) Empregado é a pessoa física que presta serviços contínuos e pessoais ao empregador, sob a subordinação deste e mediante pagamento de salário (art. 30 da CIT). São cinco os requisitos para ser tipificada a condição de empregado.
Após analisar esta afirmativa acima, escreva um texto de 5 a 10 linhas integrando estes aspectos e expressando o que você estudou sobre a questão aqui colocada. Mas fale quais são e descreva cada um dos requisitos da condição de empregado.
São cinco elementos essenciais da definição de empregado, que são: pessoa física, não eventualidade, subordinação, salário e pessoalidade, sendo que esses cinco elementos são requisitos indispensáveis para que o sujeito seja enquadrado como empregado.
Pessoa Física: Deverá ser o sujeito que preste o serviço, não podendo ser realizado por pessoa jurídica.
Pessoalidade: Forma como o contrato será executado, não podendo o empregado substituir-se por outro sem a concordância de seu empregador, ou seja, o trabalho será realizado pessoalmente.
Subordinação: Característica predominante no contrato de trabalho que o diferencia das demais hipóteses não abrangidas pela CLT. Ou seja, o empregado será subordinado ao seu empregador, sujeitando-se ás ordens e determinações daquele, podendo inclusive ser fiscalizado ou disciplinado pelo empregador.
Habitualidade: A presença do empregado diante de seu empregador, devendo ser de caráter duradouro, onde o empregado se inserirá nas atividades normais e permanentes da empresa.
Onerosidade: A contraprestação retributiva pelo desempenho das atividades, valendo-se a intenção de receber salário, ou seja, mesmo que não seja realizado o pagamento normalmente, prevalecerá a intenção do empregado em receber seus ordenados, conforme estipulação prévia.
Logo então, empregado será todos os trabalhadores que preencher os requisitos acima de uma forma acumulativa.
Questão 2 – (1 ponto) Teletrabalho é a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo (art. 75-B da CLT). O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho.
Após analisar o que está escrito acima, escreva um texto de 5 a 10 linhas integrando estes aspectos e expressando o que você estudou sobre a questão aqui colocada. 
Observamos que uma das principais características do teletrabalho é que ele não é prestado na sede do empregador, o que não quer dizer que ele não possa ser realizado “preponderantemente fora”. Ou seja, o colaborador também poderá exercer parte do seu trabalho dentro das dependências da empresa para algumas de suas atividades. O teletrabalho também tem a característica da utilização da comunicação e da tecnologia, o que difere do “trabalho externo”, por exemplo, como prestadores de serviços.
O teletrabalho, ou o "home office", está em destaque no cenário atual, onde muitas empresas se viram obrigadas a mudar para essa forma de trabalho devido aos protocolos de combate à covid-19. Essa forma de trabalho tem seu lado positivo, como redução de custos operacionais para as empresas, e trabalho no ambiente familiar para os funcionários. por outro lado, a diminuição no controle de qualidade do serviço prestado e falta do contato pessoal entre a equipe são pontos negativos desse regime.
Questão 3 – (0,5 ponto) O Trabalhador avulso é a pessoa física que presta serviços sem vínculo empregatício, de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sendo sindicalizado ou não, com intermediação obrigatória do sindicato da categoria profissional ou do órgão gestor de mão de obra (OGMO).
Após analisar o que está escrito acima, escreva um texto de 5 a 10 linhas tecendo uma comparação entre o trabalhador avulso e o trabalhador eventual, expressando o que você estudou sobre a questão aqui colocada. 
O trabalhador eventual presta serviço assalariado, subordinado, mas ocasional e de curta duração, isto é, não habitual ou não repetido nem demorado. É assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso (inciso XXXIV do artigo 7º da Constituição Federal). Ou seja é aquele que não possui caráter de permanência, sendo esporádico.
O trabalhador avulso é uma pessoa física, que presta serviço a várias empresas - chamadas de tomadoras de serviço - e não possui vínculo empregatício. Pintervenção obrigatória do sindicato da categoria profissional ou do órgão gestor da mão-de-obra, mas não são considerados empregados do sindicato, já que este não exerce atividade lucrativa, não paga salário e funciona como mero agente de recrutamento e colocação.
Eventual são pessoa empregada na própria empresa física, trabalhadores contratados pela da empresa e o avulso são trabalhadores que não tem nenhum vínculo com a empresa, mas presta serviços pra ela.

Continue navegando