Buscar

Ensino da Historia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU 
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Dayana Eloiza de Souza
01235855
Curso: Pedagogia
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
1. A partir do estudo das Leis 10.639/03 e 11.645/08 como descontruir imagens como essas acima ainda tão presentes nos livros didáticos dos anos iniciais? 
2. Como é possível o professor elaborar novos sentidos e significados para as crianças em idade escolar no que se refere aos povos indígenas e os afrodescendentes no Brasil? 
3. Elabore um texto de no mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas respondendo as indagações acima.
 As escolas de ensino fundamental e médio e obrigada a incluir em seu currículo as leis 10.639/03 e 11.645/08 nas escolas, fazendo com isso que seja reproduzido a história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiro, as diferenças sociais e culturais existentes na nossa sociedade, e também reconhecer a importância desses povos na cultura, na política e econômicas e sociais. Negar estas origens culturais é o mesmo que negar a nossa cultura, uma vez que elas são presentes no nosso dia a dia. Elas merecem tem seu devido valor na nossa sociedade.
 Mesmo com a lei, muitas escolas ainda estão discutido como trabalhar esse conteúdo, sendo que as escolas não tem matéria necessário para ser utilizado. Nos materiais didáticos tem bastante informação distorcida, o professor teme trabalhar um material com tanta informação preconceituosa. As imagens apresentadas do negro e do índio ainda estão ligadas a papéis de menor prestígio social, este erotizados, representados de maneira inferior e subalternos aos brancos, o que induz a desvalorização desses povos enquanto cidadãos iguais a todos.
 É importante mostrar para os alunos a história de forma crítica e sobretudo lembrar, das contribuições desses povos para a nossa sociedade. Ensinar sobre a história dos índios em 1500 é válido, mas também ressaltar que há populações tradicionais, como há também os quilombolas e os que estão nos grandes centros, trabalham, estudam, utilizam as redes sociais e têm direitos e deveres como todos nós. Os professores podem usar em suas aulas pinturas, fotografias, textos atuais que falam verdadeiramente da vida desses povos. Mostrar em que condições os negros chegaram ao Brasil de forma forçada e desumana é relevante para que as próximas gerações não voltem a repetir os erros do passado, mas também é preciso lembrar que a participação desses povos e de seus descendentes foi importante na questão tecnológica, cientifica e social que nos fizeram evoluir, embora não tenha sido reconhecido.
 Sendo assim cabe aos educadores o papel de combater a preconceito e discriminação social não só nas escolas mais em uma sociedade como o todo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Microsoft Word - NT 006 - 09 - Lei_10.639_e_11.645.doc (cnm.org.br)
Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE - ScienceDirect

Continue navegando