Buscar

Atividade Contextualizada de Tópicos Integradores I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada de Tópicos Integradores I (Farmácia)
	NOME: Daniela Martins Figueira
	MATRÍCULA: 01324902
	CURSO: Farmácia EAD
	POLO: Anápolis - GO
 DADOS DO(A) ALUNO(A):
	
O que é a lesão renal aguda?
Quais os medicamentos dos grupos dos anti-inflamatórios/analgésicos podem ocasionar a LRA?
Qual o papel do farmacêutico na orientação dos pacientes?
	A Lesão Renal Aguda é um comprometimento rápido da capacidade de filtração dos rins e resulta de qualquer complicação que desfavorece a irrigação sanguínea renal, inclusive do uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroidais, pois estes reduzem a capacidade dos rins em filtrar o sangue.
	Os anti-inflamatórios não esteroidais são os medicamentos mais consumidos no mundo, por ter efeitos analgésicos e anti-inflamatórios associados e por ser de fácil aquisição.
	Dentre esses medicamentos estão: o ibuprofeno, o paracetamol, o AAS, o diclofenaco, que atuam inibindo as enzimas mediadoras do processo inflamatório. 
	O farmacêutico pode atuar orientando os pacientes sobre os efeitos colaterais e adversos desses medicamentos, orientando também quanto à forma de usar, pois a orientação do farmacêutico pode ajudar o paciente a combater a enfermidade e também a descongestionar o Sistema Único de Saúde. 
	O aconselhamento do farmacêutico ao paciente traz benefícios para os dois. Ao paciente os benefícios de tornar-se capaz de tomar decisões sobre o regime terapêutico dos medicamentos prescritos e não prescritos, de compreender a serventia dos medicamentos para preservar ou proporcionar seu bem-estar e sua saúde, entender as reações adversas dos medicamentos, bem como suas iterações medicamentosas. Ao farmacêutico, a satisfação de contribuir para o bem-estar do paciente e ganhar reconhecimento por realizar sua função profissional, fortalece o vínculo com o paciente e ganha sua credibilidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SILVA, Emilia Vitoria da. NAVES, Janeth de Oliveira Silva. VIDAL, Júlia. O papel do farmacêutico comunitário no aconselhamento ao paciente. CRF. Ano XIII, nº 4 e 5. Jul-out/2008.
site: Jaleko disponível em: https://blog.jaleko.com.br/aines-quais-sao-os-principais-efeitos-colaterais/ acesso em 10/11/2020

Mais conteúdos dessa disciplina