Buscar

S07 - Massagem do seio carotideo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Uninovafapi
SOI I – TICs
Professora Juliana Macêdo
Yure Rocha 
Medicina T33
Tarefa sétima semana
Comando: “O que ocorre com o paciente quando o médico realiza a manobra de massagem do seio carotídeo?”
O seio carotídeo é uma área ligeiramente aumentada na artéria carótida, que se bifurca em dois ramos: carótidas internas e carótidas externas. A artéria carótida é a principal artéria que fornece sangue e oxigênio para a cabeça e pescoço. 
Funcionam como barorreceptores, que são áreas sensíveis, respondendo a pressão. Quando são estimulados podem causar redução da pressão arterial, vasodilatação e retardar o batimento cardíaco. Dentro do seio carotídeo os barorreceptores trabalham para ajudar o corpo a responder a mudanças de pressão dentro das artérias. Se a pressão sanguínea aumenta, a pressão nos seios também aumenta, logo, os barorreceptores vão reagir, alargando os vasos sanguíneos através de um processo chamado de vasodilatação. Este alargamento dos vasos sanguíneos leva uma diminuição da PA, em condições normais. 
A síndrome do seio carotídeo (trata-se de uma rara desordem que leva à diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, devido a movimentos bruscos do pescoço) pode ser diagnosticada com a massagem do seio carotídeo. Neste processo, o médico estimula a artéria manualmente sobre condições controladas e altamente monitoradas. Durante a estimulação o paciente pode ter aumento na pressão sanguínea ou outros sintomas.

Outros materiais