Buscar

Fisiologia da Dor - Importância Adaptativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fisiologia da dor – aula 3
Dor – sinal de alerta 
IMPORTÂNCIA ADAPTATIVA DA DOR
· Funciona como um mecanismo de demarcação de limites para o organismo e um aviso sobre estímulos lesivos provenientes do meio externo ou do próprio corpo. → As informações nociceptivas estão acopladas a reflexos de defesa.
· Evidenciada nos casos de deficiência congênitas nos mecanismos fisiológicos da dor. 
· OBSERVAÇÃO = indivíduos portadores dessa deficiência possuem baixa expectativa de vida e frequentemente, apresentam muitas infecções, inflamações e lesões teciduais.
Analgesia congênita – ausência de dor
DOR = experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano tecidual real ou potencial / mecanismo protetor.
Classificação da dor = duração (crônica – transmitida para o SNC por fibras do tipo C não mielinizadas. Dor mais difusa e que persiste na ausência do estímulo desencadeante. Está associado à inflamação e a lesão tecidual. /aguda – transmitidas para o SNC por fibras A deltas finas mielinizadas. Dor localizada e desaparece quando o estímulo é cessado ou interrompido. ALERTA REAÇÃO DE AFASTAMENTO) / Prurido(coceira) – relacionado a liberação de histamina em áreas lesadas que ativa um subgrupo de fibras do tipo C. associado a erupções cutâneas. localização (somática – pele/ visceral) / mecanismo (nociceptiva – lesão em tecido não nervoso e ativação de nociceptores/ neuropática – lesão ou doença do sistema nervoso) 
· Níveis elevados de glicose, causa uma toxicidade no organismo
INTRODUÇÃO
Ativação da terminação nervosa periférica do nociceptor por um estímulo nervoso → geração de potenciais de ação conduzidos até o corno dorsal da medula espinal → a neurotransmissão no corno dorsal (sensitivo) transmite o sinal a neurônio do SNC, que enviam o sinal ao cérebro. 
Informação em forma de potencial – informação convergem (córtex somático sensorial dividido em várias regiões ) 
RECEPTORES PARA DOR E SUA ESTIMULAÇÃO
NOCICEPCÇÃO → receptores aptos a detectar estímulos dolorosos. Estão presentes na maioria dos tecidos do corpo e são ausentes no SNC. Refere-se a transdução, por receptores especializados (nociceptores), de estímulos realmente ou potencialmente lesivos aos tecidos. 
São ativados por estímulos (nocivos) que tem o potencial de causar lesão ao tecido → 
· Térmicos: temperatura > 45 ou < 16 graus
· Mecânicos: lesão do tecido
· Químicos: baixo Ph, cininas, alta concentração de atp
· Sensibilidade dolorosa: a irritação ou a lesão tecidual liberam substâncias químicas que estimulam os nociceptores – hiperalgesia (aumento da sensibilidade dolorosa a um estímulo que não seria tão doloroso– paciente com câncer – inflamação → prostaglandinas – promove os processos inflamatórios)
· Transdução sensorial: excitação dos neurônios aferentes primários – precisa haver despolarização para ocorrer uma transdução. ANÉSTESICO LOCAL = bloqueia os canais iônicos(sódio) fazendo com que não seja possível gerar potencial de ação. – Diminuição de dor. + ANTI-INFLAMATÓRIO não esteroides: diminuir a síntese de mediadores químicos que estimula o nociceptor. 
· Hiperalgesia – mecanismo: diversos estímulos periféricos podem induzir os neurônios aferentes primários a baixar seus limiares de ativação e aumentar sua capacidade de resposta.
DOR RÁPIDA X DOR LENTA 
· DOR RÁPIDA = em pontada e bem localizada / fibras Ao – mielinizada / condução rápida – dor aguda / receptores mecânicos e térmicos / nociceptores unimodais
· DOR LENTA = em queimação, mal localizada e difusa / fibras c – dor latejante / condução lenta / receptores mecânicos, térmicos e químicos / nociceptores polimodais
MECANISMOS CENTRAIS DA DOR 
· Projeções na medula espinhal 
· Sistema da coluna anterolateral 
a) Trato (conjunto de axônios do SNC) neoespinotalâmico. Dor rápida e bem localizada. Glutamato. 
b) Trato paleoespinotalâmico. Dor lenta e difusa. Glutamato – neurotransmissor excitatório - e substância p.
· Córtex somatossensorial 
· Sistema de analgesia (neurônios que partem da subst. Cinzenta vem até a medula e libera subst. Químicas que inibem a comunicação 
DOR REFERIDA = entradas de dor visceral e somatossensorial convergem para um único trato ascendente. 
DOR ONCOLÓGICA = 2ª maior causa de morte no brasil / reduz qualidade de vida / etiologia multifatorial – grande quantidade de liberadores químicos que induzem a dor 
SISTEMA SOMATOSSENSORIAL = permite ao ser vivo experimentar sensações nas partes distintas do seu corpo, sendo elas: de tato, temperatura, posição das partes do corpo ou dor.
· Uma forma de diminuir a dor seria impedindo a geração e condução do impulso nervoso nas fibras nervosas periféricas. É isso que ocorre após a administração de anestésicos locais, os quais interferem na permeabilidade da membrana do sódio, bloqueando esses canais e impedindo a condução de estímulo na fibra nervosa.

Outros materiais