Buscar

Av2 - Química Farmacêutica e Planejamento de Fármacos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Química Farmacêutica e Planejamento de Fármacos
1)O aumento de dopamina nas sinapses devido ao uso da cocaína vai ativar essas vias de forma que o usuário vai se sentir poderoso, autoconfiante, sendo capaz de vencer qualquer desafio. Tem se buscado fármacos que possam tratar de maneira eficaz a dependência química à cocaína.  A identificação de ligantes de alta afinidade e baixa constante de dissociação e, praticamente, sem nenhuma atividade intrínseca, antagonistas das proteínas transportadoras de dopamina ou transportador ativo de dopamina. Quando inibimos o transportador ativo de dopamina, bloqueia-se a receptação de dopamina nos neurônios, impedindo sua retirada da fenda sináptica com consequente prorrogação da neurotransmissão dopaminérgica.
A cocaína é um bloqueador do transportador ativo da dopamina. A modificação molecular da própria cocaína, alterando a natureza dos grupamentos funcionais presentes em sua estrutura química, permitiu identificar uma série de ligantes de alta afinidade. Uma subunidade farmacofórica para a inibição do transportador ativo de dopamina fui identificada em
	Alternativas:
· a)derivados difenil-metoxietilpiperazínicos
· b)derivados fenil-metoxietilpiperazínicos
· c)derivados dibenzil-metoxietilpiperazínicos
· d)derivados dietil-metoxietilpiperazínicos
· e)derivados dimetil-metoxietilpiperazínicos
2)
A redução de compostos nitro produz arilaminas, os compostos nitro podem ser obtidos através da reação de nitração.O grupo de saída de um íon diazônio pode ser deslocado por uma ampla variedade de nucleófilos.O mecanismo pelo qual um nucleófilo desloca o grupo diazônio depende do nucleófilo. Alguns deslocamentos envolvem cátions fenila, outros envolvem radicais.Os íons arenodiazônio são eletrófilos fracos; eles reagem com compostos aromáticos altamente reativos para produzir compostos azo.
Essa substituição eletrofílica aromática é freqüentemente chamada uma reação de
Alternativas:
· a)acoplamento diazo.
· b)nitração
· c)bromação
· d)halogenação
· e)eliminação
3)O indol contém um anel de benzeno fundido a um anel de pirrol em carbono dois e carbono três , e pode ser chamado de benzopirrol ,o indol é um sistema aromático que possui dez elétrons pi obtidos pela deslocalização do par solitário de elétrons  no átomo de nitrogênio.O benzofurano e o benzotiafeno são semelhantes ao benzopirrol , com diferentes heteroátomos , no sistema aromático do benzofurano temos o heteroátomo oxigênio e no sistema aromático do benzotiofeno temos o heteroátomo enxofre.
O grupo indol é um grupo de alcaloides mais prevalentes na natureza ; vários produtos medicinais farmacologicamento ativos e candidatos a fármacos contêm o sistema indol. A substituição eletrofílica aromática do indol ocorre :
Alternativas:
· a)no anel pirrol de cinco membros , sofre substituição eletrofílica aromática no carbono 2
· b)no anel pirrol de cinco membros , sofre substituição eletrofílica aromática no carbono 3
· c)no anel pirrol de três membros , sofre substituição eletrofílica aromática no carbono 3
· d)no anel pirrol de quatro membros , sofre substituição eletrofílica aromática no carbono 3
· e)no anel pirrol de cinco membros , sofre substituição eletrofílica aromática no carbono 5
4)Os bioprecursores são compostos que sofrem modificação molecular por via metabólica, formando um novo composto que é o fármaco ativo. Os ésteres de trigonelina são usados como transportadores de fármacos de ação central,a molécula biologicamente inerte necessita de várias etapas para chegar na forma ativa , de forma que ocorra o aumento da liberação do fármaco em um sítio ou órgão específico
Quando uma molécula biologicamente inerte requer várias etapas para sua conversão à forma ativa, aumentando a liberação do fármaco em um sítio ou órgão específico, temos:
Alternativas:
· a)sistema de liberação química
· b)sistema de liberação física
· c)sistema de liberação iônica
· d)sistema de liberação polar
· e)sistema de liberação apolar
5)
É um fármaco que pertence a classe dos antivirais, sendo indicada no tratamento de infecções por vírus, principalmente os da família do vírus da herpes, conhecida como Herpesviridae.;pode ser administrado por via oral, intravenosa ou tópica (creme ou pomada para aplicação na pele e mucosas).Sendo indicado para:
Vírus Herpes Simplex 1, causador da doença herpes labial; Vírus Herpes Simplex 2, causador da doença herpes genital; Vírus da Varicela-zoster, causador das doenças catapora (varicela) e herpes zoster; Vírus Epstein-Barr, causador da doença mononucleose; Citomegalovírus, causador da doença citomegalovirose.; Herpesvírus-8, causador da doença sarcoma de Kaposi ; Herpesvírus 6 e 7, causadores da doença roséola (exantema súbito).
Este fármaco foi obtido por obtido por simplificação molecular ou abertura de anel (processo especial de modificação molecular) da guanosina . Assinale a alternativa correta
Alternativas:
· a)Aciclovi
· b)zidovudina
· c)indinavir
· d)rifampicina
· e)lincomicina

Continue navegando