Buscar

ESTUDO DE CASO TURISMO,ESPORTE E CULTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO RESOLUÇÃO - TURISMO, ESPORTE E CULTURA – 
Ao refletir sobre projetos desenvolvidos em outros países envolvendo ambientes de aprendizagem tendo como base o esporte, vale ressaltar que o mesmo tem um lugar de vital importância para a sociedade. Mais do que apenas formar atletas reconhecidos mundialmente, as práticas desportivas também transformam vidas e ajudam os jovens a se desenvolver, uma iniciativa que utiliza o esporte para auxiliar crianças e adolescentes é o Football for Unity - A iniciativa que vem do Reino Unido e busca dar suporte a jovens de baixa renda do Reino Unido, unindo pessoas de diferentes religiões, etnias e contextos sociais por meio do futebol. Cada turma do projeto atende 50 crianças por vez - conhecido como Friends for Unity - em aulas semanais de 90 minutos, durante 10 meses. Nesses encontros os alunos têm a oportunidade de estudar a tática e a técnica do futebol. Além disso, o projeto traz lições de cidadania, desenvolvimento cultural, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar. O lema do Football for Unity é pregar a igualdade, utilizando a educação e o conhecimento para combater o ódio.
Outra ação, agora envolvendo cultura e meio ambiente é Fundação Esperança Verde (Canadá) A Green Hope Foundation é uma organização juvenil que trabalha a educação para o desenvolvimento sustentável, direitos da criança e proteção ambiental, capacitando os jovens e ajudando a construir parcerias eficazes com todas as partes interessadas da sociedade civil. Mais de 1000 guerreiros ecológicos estão fazendo a diferença no Canadá, EUA, Emirados Árabes, Omã, Índia, Nepal e outras regiões. Os jovens membros trabalham como agentes de mudança em campanhas que abrangem o combate à degradação do solo; consumo e produção sustentável; mudança climática; pegada de carbono; energias alternativas; conservação da biodiversidade; igualdade de gênero; e justiça futura.
Voltando o olhar para a realidade brasileira, assim como o Football for Unity temos Instituto Projeto Neymar Jr. Sediado no bairro Jardim Glória, região de Santos-SP, a associação sem fins lucrativos atende famílias de baixa renda da Praia Grande, buscando tirar jovens de áreas de risco e socialmente vulneráveis. Segundo o site do projeto, ao todo são mais de 10 mil pessoas impactadas pela iniciativa. Para participar das atividades do instituto, os jovens entre 7 e 17 anos precisam estar regularmente matriculados na rede pública de ensino e apresentar uma frequência superior a 60%. Através da promoção da prática esportiva, é possível auxiliar com o desenvolvimento motor da criança e do adolescente, além de ensinar importantes lições de disciplina e comprometimento. No local - com mais de 8.4km² de instalações - ainda há apoio médico, bibliotecas e outras atividades culturais para os alunos atingidos. E relacionado à cultura podemos destacar o Arte do grafite - O projeto cultural para comunidades carentes foi encabeçado pela Duratex, e promoveu a reflexão em sala de aula, entre professores e alunos, sobre educação ambiental. Participaram do projeto mais de 90 escolas em 10 cidades brasileiras, envolvendo quase 9500 alunos. Em uma das atividades principais, os alunos desenvolveram grafites inspirados na biodiversidade brasileira e no meio ambiente, que foram colocados em votação nas mídias sociais oficiais – o que engajou mais de 600 mil pessoas. Os vencedores tiveram suas artes grafitadas nos muros da escola. Para colocar o aluno no papel de protagonista, todo o trabalho foi registrado em formato de livro, que foi distribuído a todos.
Restringindo o olhar a Goiás temos O Caminho de Cora Coralina que é uma rota de ecoturismo de aproximadamente 300 quilômetros passando por 5 cidades históricas, 8 povoados, mais de 20 igrejas e inúmeras cachoeiras e parques. Os visitantes podem desfrutar do melhor do interior de Goiás, como a história, a gastronomia, a natureza e a cultura. Já em Vila Propício município no qual resido a atenção maior é voltada ao ecoturismo, uma vez que o mesmo tem o 2º maior complexo de cavernas e grutas do Centro-Oeste. Ele fica a 200 km de Brasília e 200 km de Goiânia. O município tem 50 cavernas e grutas e o desafio é chegar na maior delas: a Caverna da Samambaia. Prestes a entrar na caverna, a tensão aumenta porque é território das onças. O turismo de natureza é o grande atrativo dos roteiros hoje em dia. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, os principais responsáveis pela sua conservação.
Em se tratando de município é possível e até já foi trabalhado com as escolas a questão do ecoturismo por meio de concurso de redação sobre as riquezas naturais do município, também existe a possibilidade de trabalhar o esporte, relacionado a prática educativa com a parceria das escolas e entidades esportivas a fim de proporcionar atividades extra classe como escolinhas de futebol e atletismo. Além de ser possível focar na cultura regional que é riquíssima e pouca valorizada.

Continue navegando