Buscar

Relatorio do Estagio II-UNP_corrigido (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

16
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO: PEDAGOGIA
REJANEIDE MENDES FERINO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RELATO DA EXPERIÊNCIA: ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
 CURRAIS NOVOS/RN
2021
REJANEIDE MENDES FERINO
 
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RELATO DA EXPERIÊNCIA: ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
Relatório apresentado como requisito necessário para obtenção da nota parcial do componente curricular Estágio Supervisionado de Licenciatura em pedagogia, turma 6° período, orientado pelo Prof. Bernardino Galdino de Sena Neto.
 CURRAIS NOVOS/RN
 2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	3
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA	4
3. OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO: O SER PROFESSOR E AS INTERAÇÕES COM OS EDUCANDOS	5
4. DESCRIÇÃO E REFLEXÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS	7
5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, DISCIPLINAS CURSADAS NA UNIVERSIDADE E COMPETÊNCIAS MOBILIZADAS	8
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS	14
7. REFERÊNCIAS	15
1. INTRODUÇÃO
 	
O estágio supervisionado II tem carga horaria obrigatória de 20h de observação, 20h de participação, 60h de orientação e prática, totalizando 100h, com orientação do docente responsável. Deste modo, o presente relatório mostra a prática do estágio obrigatório desenvolvido na Escola Municipal Francisco Jerônimo de Medeiros, no 1°ano turma “B” do Ensino Fundamental com alunos na faixa etária de 6 e 7 anos de idade.
O estágio prepara para um trabalho docente coletivo, pois o ensino, segundo Pimenta e Lima (2004), não é um assunto individual do professor, uma vez que a tarefa escolar é resultado das ações coletivas dos professores e das práticas institucionais. 
O estágio passa a ser o momento de aplicar as técnicas aprendidas, de ter o manejo de classe necessário para que a turma ouça e faça, passo a passo, o que foi solicitado, não possibilitando compreender todo o processo de ensino-aprendizagem, limitando-se à reprodução de técnicas que devem ser transformadas em habilidades do futuro professor (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 37).
Este relatório tem como objetivo principal registrar conhecimentos que tive ao longo do período de estágio, onde podemos relacionar a teoria estudada durante o curso de licenciatura de Pedagogia da Universidade Potiguar-UNP, campus Currais Novos/RN. Nessa perspectiva, podemos relacionar o conteúdo aplicado com as diversas disciplinas da grade curricular do curso de Pedagogia, e observar procedimentos e elaboração dos conteúdos, recursos metodológicos e didáticos para a aplicação das atividades pedagógicas do processo de ensino aprendizagem dos alunos do 1° ano, turma “B” do ensino fundamental, anos iniciais.
 2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O estágio Supervisionado II foi desenvolvido na Escola Municipal Francisco Jerônimo de Medeiros, localizada na Rua Francisco lima- 40 na cidade de Lagoa Nova, RN. A referida escola possui cinco (05) salas de aulas, uma (01) sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) uma (01) sala dos professores, uma (01) diretoria, um (01) depósito, três (03) banheiros, uma (01) cozinha, um (01) pátio. É formada por 25 funcionários, sendo que 15 são professores, 244 alunos, todos de classe social entre média e baixa. A escola esta necessitando de melhorias na estrutura física, ao qual já iniciou a reforma, pois o espaço não estava apropriado para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. A escola atende crianças de 1° ano ao 5° ano, sendo que no período matutino funcionam cinco (05) turmas de 1° e 2° ano e no vespertino funcionam cinco (05) turmas de 3° e ao 5° ano. 
Durante o estágio o foco central da investigação foi a turma de 1° ano “B” da professora Claudia Pinheiro Guimarães, tendo como público-alvo dezessete (17) crianças de seis e sete anos, sendo que 12 alunos optaram por aulas presenciais e cinco por aulas online. Devido à pandemia vivenciada atualmente, a escola teve que se adaptar com o ensino de aulas remotas/Online e presencial com restrições, com os professores e funcionários tomando todos os cuidados necessário contra o covid-19. 
 As professoras que trabalham na Escola Municipal Francisco Jerônimo de Medeiros possuem graduação em Pedagogia, com especializações na área da educação, os demais funcionários são formados em Pedagogia e ASG (Auxiliar de serviços gerais) possuem o ensino médio completo.
 No período de observação foi necessário desenvolver um olhar atento aos anseios e vontades da turma, como também os conhecimentos anteriores manifestados. Percebemos que são crianças criativas e curiosas que demonstravam interesses por aprender ler e contar, cinco já ler corretamente, e os demais estão no Pré-silábico. Portanto, na proposta de intervenção foi levado em consideração estes aspectos, de modo a proporcionar um maior incentivo à leitura, para o processo de ensino aprendizagem. Vale ressaltar, que a proposta de intervenção foi de acordo com o que estava sendo trabalhado pela professora em sala de aula para não interromper os conteúdos do projeto da escola. 
3. OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO: O SER PROFESSOR E AS INTERAÇÕES COM OS EDUCANDOS
No decorrer do cronograma da semana, foram enviadas as atividades para o grupo dos pais, e vídeos explicando as atividades, contação de historias, mesmo como todo empenho da professora, apenas alguns dão retorno. A turma tem 17 alunos, participam apenas 14 alunos, sendo 12 de forma presencial e dois fazem as atividades, e o restante não dá nenhum retorno. Os conteúdos são planejados quinzenalmente, geralmente as professoras seguem o projeto: Orientação sobre a proteção do COVID, Dia dos pais, os animais, Semana da Criança, Dia da Árvore, entre outros. Todas as atividades são dinâmicas, estimulando a leitura, pois o objetivo principal depois da volta as aulas presenciais é alfabetizar todos os alunos. Observei que a professora e bastante carinhosa com todos, sempre manda recadinhos pra lembrar-se de realizar as tarefas. Cada aluno conduz sua garrafinha com água e uma toalha de mão, só têm direito a uma licença, pois as aulas terminam às 9h30min e a entrega da merenda é na sala de aula.
Segundo Celso Antunes, uma boa gestão de sala de aula é fundamental para atingir os grandes objetivos da escola: a aprendizagem efetiva, a alegria crítica e o desenvolvimento humano pleno de todos os alunos. Observou-se que algumas crianças são carentes de atenção, se apegam muito as professoras, pois a maioria vem de classe media baixa, onde os pais vivem numa correria, trabalhando o dia todo, e não podem dar atenção a elas. Outras tem um lado meigo, carinhoso e uma superproteção, que as vezes atrapalha, pois não consegue fazer uma atividade de recorte e colagem sem ajuda. Observou-se também que as crianças que os pais têm horário para ensinar a tarefa de casa, são mais adiantados, pois a maioria já consegue ler palavras e até frases com apenas 6 anos (ANTUNES, 2007). 
Segundo Chalita (2001, p.12) “A educação não pode ser vista como um depósito de informações. Há muitas maneiras de transmitir o conhecimento, mas o ato de educar só pode ser feito com afeto, esta ação só pode se concretiza com amor.” Podemos dizer que, há uma grande diferença entre transmitir o conhecimento e educar. A diferença de educar seres humanos que se encontram nas primeiras etapas da vida é uma tarefa para os educadores que se preocupam na formação global do educando e não apenas na formação parcial. Sabe-se que as demonstrações de carinho, bem como a afetividade nas palavras ditas pelo professor, resultarão no auxílio e conforto para o aluno. Quando o professor cria um vinculo com o aluno, ele automaticamente passa a confiar mais no professor e isso facilita aprendizagem. Mas devemos fazer esse trabalho como um todo, direcionado a turma inteira. Cabe ao professor aprender que para exercer sua real função necessita-se combinar autoridade,
respeito e afetividade; isto é, ainda que o educador necessite atender um aluno em particular, a ação estará direcionada para a atividade de todos os alunos em torno dos mesmos objetivos e do conteúdo da aula. Destaca-se a atuação de alguns professores não como exemplo inquestionável de docência, mas como fonte de inspiração para buscar um novo e melhor caminho para alcançar os alunos. 
O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também ouve os alunos. Deve dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas. O trabalho docente nunca é unidirecional. As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor (LIBÂNEO, 1994, p.250).
Portanto, hoje, o papel do professor não é apenas ensinar, é também criar laços de afetividade com os alunos, pois nos possibilita entender melhor a cabeça de cada um.
4. DESCRIÇÃO E REFLEXÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
	DIA
	ASPECTOS OBSERVADOS
	
1°DIA: 13/09/21
Observação
	Hoje iniciei o meu estagio, apenas observando, ainda de forma remota, a professora fez um vídeo contando uma historinha, e enviou as atividades, Em seguida teve um encontro com a coordenadora para explicar como vai ser à volta as aulas, ela falou que vamos ter muitos cuidados com as crianças, explicar o manual de biossegurança contra o COVID.
	
2° DIA: 14/09/21
Observação
	 Hoje a aula teve inicio com uma oração, em seguida a professora fez um vídeo explicando com vai ser a volta as aulas, que irá começar amanhã, dia 15/09 com as crianças que os pais assinaram para voltar de forma presencial. A professora explicou que todos deverão trazer uma garrafinha com água e uma toalha de mão, foi orientado aos pais que a criança deverá trazer duas máscaras para trocar após duas horas. Em seguida foi entregue as atividades.
	
3° DIA: 15/09/21
Observação
	 Hoje estamos todos ansiosos, as crianças vieram todos de máscara, ao entrar no prédio higienizaram os sapatos, e verificou a temperatura, A professora iniciou com uma oração da criança, e em seguida fez uma dinâmica de apresentação, elas ficaram muito curiosa porque eu estava na sala, uma delas até questionou que era muito grande para estudar com elas. Ai a professora explicou que eu era uma estagiária e iria ficar com elas um período para estagiar, e todos me perguntaram só podia me chamar de Tia Dedeide. Tia Claudia como eles chamam fez a entregar das atividades.
	
4° DIA: 16/09/21
Observação
	A tia iniciou com a oração, entregou o calendário e explicou que todos os dias vão pintar o dia da semana, em seguida contou uma historinha sobre as emoções, e fez uma atividade com emojis e pediu para eles pintarem a carinha que representa eles no momento, se estiverem triste, feliz, zangado, com medo. A professora deu aula de matemática explicando os números, e fez uma atividade relacionada.
	
5° DIA: 17/09/21
Observação
	 Hoje sexta feira a tia Claudia fez uma aula sobre a afetividade, pediu para as crianças mandar foto de momentos com a família, abraçando alguém podia ser a mãe, o pai, os avós, e em seguida desenhar as pessoas de sua casa.
Logo chegou o momento tão esperado, a hora da brincadeira, todos trouxeram um brinquedo, a maioria trouxe pop-it, observei que uma delas não tinha, pois ela relatou que a mãe falou que o brinquedo era muito caro. No final a tia entregou a tarefa de casa.
5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, DISCIPLINAS CURSADAS NA UNIVERSIDADE E COMPETÊNCIAS MOBILIZADAS
	ATIVIDADE
	DISCIPLINA RELACIONADA
	COMPETÊNCIAS
	 Leitura, e Contação de histórias. 
	 Metodologia e prática do ensino de Português nos anos iniciais.
	A disciplina de Metodologia e prática do ensino de Português nos anos iniciais nos ajuda nesse período de estágio, e nos dar um suporte melhor de como alfabetizar crianças, A contação de história estimula a criança desde cedo, o gosto pela leitura, a criatividade, o raciocínio, a imaginação, o respeito para com os outros.
	Atividade de contar, jogos educativos.
	Metodologia e Prática de Ensino de Matemática dos anos iniciais.
	 Metodologia e Prática de Ensino
 de Matemática nos anos iniciais, 
a criança desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade, habilidade com os números.
	Aulas de campo, imitação dos animais, através de dramatização
	Metodologia e prática de Historia e Geografia nos anos iniciais.
	Essa disciplina ativa a criatividade, 
o gosto pela a natureza, o cuidado com os com os animais, o entendimento de tempo 
e espaço, e localização.
De acordo com a gestão, o planejamento acontece semanalmente e conta com a participação da coordenadora pedagógica e todo o corpo docente de forma coletiva. Quanto ao Projeto Político Pedagógico, a coordenadora informa que está atualizando, porém ainda estão realizando algumas modificações.
No que se refere ao Planejamento que foi desenvolvido durante o período de intervenção, foi construído em cima das áreas do conhecimento, conteúdos, objetivos, desenvolvimento das aulas, atividades realizadas, avaliação, Esse período de experiência para nós, futuros pedagogos, é de grande relevância, pois só ficando diretamente envolvidos no campo escolar é que podemos entender as atitudes, dificuldades, anseios e satisfações que o profissional da área pode vivenciar, proporcionando um contato efetivo com a realidade vivida na profissão, os desafios da prática docente.
 
	DIA
	ATIVIDADES REALIZADAS
	1º DIA - 05/10/2021:
Participação
	A primeira aula de participação sucedeu-se no dia 05/10 na sala de aula presencial, onde havia 15 alunos. A professora Cláudia me apresentou e notei que houve um certo estranhamento por parte dos estudantes, visto que não estão habituados à presença de estagiários na turma, eles ficaram curiosos, uma aluna me perguntou se eu não era muito grande para estudar com elas, aí expliquei que iria estagiar para ser professora. A tia Cláudia, como eles chamam, iniciou a aula com uma oração da criança, em seguida colocou um vídeo com o titulo “Ser criança” pois estava iniciando o projeto sobre crianças, a tarefa de casa foi uma atividade relacionada ao vídeo. Pois não deu tempo fazer na sala, que as aulas terminam às 9h30min por causa da pandemia estava sendo reduzida.
	2° DIA - 06/10/2021:
Participação
	Hoje eu fiz a oração, a oração da criança, em seguida fui apresentar o calendário, a Tia Claudia, contou uma história da época dos seus pais quando criança, e mostrou alguns brinquedos daquela época. Em seguida pediu para as crianças diferenciar os brinquedos de hoje e dos antigos.
 Em seguida fiz a entrega da tarefa de casa, onde a criança iria entrevistar o pai, a mãe, ou os avós, para saber qual era o brinquedo da época deles, e depois desenhar um brinquedo da época deles.
	3° DIA - 07/10/2021:
Participação
	Iniciamos com uma acolhida, através de uma musica da criança, logo após tia Claudia fez uma atividade relacionada a música, em seguida levei um joguinho de pescaria, onde quem conseguiu pescar ganhava um brinde, A professora pediu para eles levar no outro dia, vários brinquedos. 
	4° DIA – 08/10/2021:
Participação
	Nesse dia foram entregues pela professora trabalhos anteriormente feitos pelos estudantes e em seguida essa os orientou a fazer uma atividade no livro, tinha que ler as palavrinhas, e logo após fazer à atividade relacionada, cujo objetivo era focar mais na leitura, poia a coordenadora fez uma reunião com todos os professores do turno e falou que a partir daquele dia deveria sempre focar na leitura e na matemática. Buscando a alfabetização de todos, pois ainda tinha alguns que não sabiam ler.
	5º DIA - 13/10/2021:
Participação
	Hoje foi bem divertido, começamos com a oração, em seguida uma brincadeira de estátua, a tia Claudia fez a correção das atividades, e como havia pedindo para as crianças trazem brinquedos, fizemos um momento bem dinâmico, e logo em seguida fomos confeccionar alguns brinquedos antigos, com material reciclado: tampinhas, garrafa pet, entre outros.
	1° DIA - 14/10/2021:
Prática
	No dia 11 de outubro, segunda-feira, a aula se sucedeu com a presença de 16 alunos. Introdutoriamente, a professora solicitou a uma aluna que compartilhasse com o grupo a sua historia sobre os brinquedos antigos da época do avô dela. Foi bem interessante, relato da aluna: o avô contou que os brinquedos daquela época era: Boi de osso, boneca de espiga de milho, boneca de pano que a mãe mesmo fazia, roladeira feita de lata de leite ninho, e que eles brincavam muito na rua de pega pega, bandeirinha, baladeira. Algumas crianças ficaram curiosas e queriam perguntar sobre os brinquedos, foi uma aula mito proveitosa de muito aprendizado.
	2° DIA - 18/10/2021:
Prática
	A aula de hoje foi bem divertida, iniciamos com a oração, brincadeiras, pois hoje comemoramos o dia da criança, teve palhaço, dramatização, e varias brincadeiras, todos as crianças receberam uma lancheira com guloseimas, confeccionado pelos professores, eu fiz um pouco diferente, no período da observação, observei que tinha algumas crianças sem material, e fui notando tudo, no dia da criança, comprei caderno, cola, garrafa de agua, e uma delas tinha me relatado que o sonho dela era ganhar uma Barbie mesmo que fosse da falsa, e aquilo me deixou muito emocionada, ai comprei essas coisas, e fiz uma espécie de pescaria, na medida que as crianças iam ganhando , eu entregavam o que elas estavam precisando, a professora fez um elogio porque em tão pouco tempo eu tinha observado tudo aquilo, e foi maravilhosa esta aula.
	3° DIA - 19/10/2021:
Prática
	Hoje iniciei a aula com uma revisão dos brinquedos antigos, em seguida a coordenadora veio convidar a turma para uma apresentação no pátio da Escola, uma simples homenagem ao dia da criança, todos com máscara e o distanciamento adequado. Em seguida a diretora falou que todos os alunos iriam participar do parque gratuito, eles iriam receber uma pulseira para brincar em todos os brinquedos, doado pela Prefeitura. Todos ficaram eufóricos. Considerando a persistência do assunto, os alunos estavam desatentos e desinteressados para fazer a tarefa. Sendo assim ela passou a tarefa para casa.
	4° DIA - 20/10/2021:
Prática
	Iniciei minha aula hoje com uma musica, de Bom dia, em seguida fiz a oração de costume, calendário, e tarefa de casa ,em seguida fiz uma leitura sobre os animais, perguntei se alguma criança tinha animal de estimação, as crianças se empolgaram e já foram relatando o que tinha, e o nome de cada animalzinho, foi uma aula muito proveitosa, em seguida mandei elas procurar gravuras de animal domésticos nos livros, pra fazer uma tarefa de recorte e colagem, e a tarefa de casa foi para cada um desenhar o seu animal de estimação. 
	5º DIA - 21/10/2021:
Prática
	Hoje fiz uma aula diferente, logo após a oração, levei as crianças para o pátio, onde fizemos uma leitura diferente sobre as plantas, e foi maravilhoso, a professora da sala de leitura, contou uma historia relacionada a natureza, e em seguida fiz a atividade, que ficou para casa que não deu tempo finalizar.
	6° DIA - 22/10/2021:
Prática
	Hoje inicie a aula mais uma vez com a oração da criança, em seguida, corrigi a tarefa de casa, logo após foi o calendário. Nesse dia havia quinze alunos presentes e, primeiramente, foi realizada uma atividade sugerida e manualmente confeccionada por mim, a atividade chamada roleta dos números, a criança rodava a roleta, e onde parasse ela respondia a continha de matemática, Ex; 3 laranjas mais duas maças, quantas frutas ficam, se a criança acerta ganhava uma medalha.
	7° DIA - 25/10/2021:
Prática
	No dia 21 de Outubro, quinta-feira, a aula se sucedeu com a professora da sala de leitura, onde a mesma contou uma historia de um jacaré, e em seguida eu fiz uma tarefa relacionada a história, e logo após passei a tarefa de casa, pois a aula ia acabar cedo, a escola ia fazer uma simples homenagem aos professores.
	8º DIA - 26/10/2021:
Prática
	Iniciei a aula como todos os dias com a oração, o calendário e em seguida fizemos uma leitura no livro, ainda sobre os animais, os que têm pelos, e mostrei uns animais no livro, para quer ele entendesse a diferença de ter pernas e pelos. Após toda a explanação fizemos uma tarefa sobre esses animais. Continue com a aula, expliquei a tarefa de casa que seria no livro, pintar os animais que tem pelos.
	9º DIA - 27/10/2021:
Prática
	Comecei a aula de hoje com a oração, calendário, e em seguida fiz a aula sobre os números, mostrei os números de 0 á 10, cada um com sua quantidade, em formas de desenhos, em seguida
fiz a tarefa relacionada, para as crianças identificar o numero a quantidade, através de um joguinho. A tarefa de casa também foi sobre os números, para eles ligar o numero a quantidade de animais.
	10° DIA - 29/10/2021:
Prática
	Hoje iniciei a minha aula com a oração de rotina, o calendário, em seguida apresentamos um vídeo sobre uma criança com deficiência, com o nome “Maria” pois estávamos preparando os alunos porque ia chegar uma criança com autismo na escola, e toda a escola se preocupou em orientar os alunos para recebe-lo, a maioria das crianças ficaram emocionado com a historia , que era de uma aluno cadeirante, e Maria a coleguinha dele sempre o ajudou , fazia questão de incluir ele nas brincadeiras, em seguida fiz a tarefa relacionada com o vídeo, foi maravilhoso ver o interesse das crianças.
	
11° DIA - 03/11/2021:
Prática
	Iniciei com a acolhida, a oração, em seguida um vídeo sobre os diversos tipos de família, como é formado as famílias de hoje, que pode ser só a mãe com os filhos, também junto com os avos, o pai também com os filhos, em seguida apliquei a tarefa relacionada, e a tarefa de casa era para a criança organizar um álbum de família, com fotos das pessoas da família.
	12º DIA - 04/11/2021:
Prática
	Hoje fiz a oração, quase não deu para dar aula, as crianças vieram muito felizes só falavam num trenzinho que estava na cidade, que tinha um palhaço, e elas estavam todas atrás de passear no trenzinho, a escola organizou junto com as mães um passeio para o outro dia e a diretora veio comunicar o passeio de trem, em seguida fiz a tarefa de casa.
	
13° DIA - 05/11/2021:
Prática
	Iniciei a aula com a oração, calendário, em seguida a professora da sala de leitura veio fazer um poema, com o nome “a menina que não tinha cor” logo após fizemos uma tarefa relacionada ao poema, No segundo momento dei aula de matemática, e fomos fazer uma atividade com problemas de matemática, e explique a tarefa de casa que era no livro.
	
14° DIA - 08/11/2021:
Prática
	Iniciei como de costume com a oração, o calendário, mas estou muito apreensiva , pois já e o meu penúltimo dia de aula, e as crianças já estão reclamando ,querendo que eu fique com Tia Claudia, já expliquei a elas que só vim estagiar, um menino que se apegou muito a mim, falou que já estava com vontade de chorar, mas faz parte, continuei dando minha aula normalmente , hoje falei sobre o amor das mães para com os filhos, mostrei algumas fotos de família, e fiz uma tarefa no livro de matemática, e logo após passei a tarefa de casa.
	
15º DIA - 09/11/2021:
Prática
	Chegou o dia da despedida, fiz uma linda mesa, com as lembrancinhas e um bolo, tipo de aniversario com o tema a turma do 1º ano, eles acharam lindo. As crianças falaram algumas palavras de carinho, e fizeram uma apresentação organizada pela a professora Tia Cláudia, eu também falei agradecendo a todos e que iria sentir muitas saudades deles.
As crianças queriam tirar foto comigo, no final lanchamos e entreguei uma toalha de mão bordada o nome de cada uma, confeccionada por mim, ficaram muito felizes, e uma lembrancinha a professora, algumas ate choraram na despedida, logo após fiz um momento com o restante dos funcionários da escola, agradeci a cada um pelo o apoio e entreguei uma caixinha com chocolate e cartão. 
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Ao concluir este trabalho podemos compreender a importância do estágio supervisionando, na formação docente, pois este possibilitou ressignificar os saberes, as reflexões sobre a prática e a construção de identidade de cada criança. Foi relevante vivenciarmos a realidade do trabalho educativo no Ensino Fundamental anos iniciais, assim sendo, obtivemos experiências que irão favorecer nossas vidas pessoais e profissionais.
No entanto, considerando-se os aspectos observados e vivenciados no tempo do estagio supervisionado II do Ensino Fundamental anos iniciais, sabemos que é uma etapa decisiva para a formação docente, juntamente com as experiências adquiridas fortalecerão a base da prática educativa, nesse aspecto nos conduz a realidade da prática docente. Essa experiência proporcionou uma ampla visão do que será trabalha a realidade do dia a dia escolar das crianças, juntando a teoria com a prática docente. Abrir os nossos olhos a refletir sobre os vários conflitos que iremos bater de frente na educação.
 Os professores devem levar em consideração, enquanto profissionais da educação ou acadêmicos que desejam iniciar a carreira docente, que não são melhores que ninguém, não somos dono do saber, devemos sempre aprender seja com outros professores ou até mesmo com os alunos. 
O professor no ensino fundamental ainda é visto como um exemplo, que dar força, estimula o aluno para estudar, e incentiva para que um dia ele tenha a sua própria profissão. Muitas vezes é considerado um ídolo, estimula sentimentos, instiga a curiosidade, relata de forma sugestiva um acontecimento, ocorre o crescimento desta cumplicidade entre professores e alunos.
 7. REFERÊNCIAS
SAE DIGITAL. O que é gestão de sala de aula e por que todo professor precisa dela. Disponível em: <https://sae.digital/gestao-de-sala-de-aula/> Acesso em: COLOCAR DATA
PIMENTA, S. G. L.; LUCENA, M. S.. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PESSOA, F.. Fernando Pessoa e as Ciencias Empresariais. Revista de Comercio e Contabilidade, n. 193/196. Lisboa: 1926. Disponivel em: <http://www.infocontab.com.pt/download/LivrosAntigosComentados/NI27.pdf> Acesso em: COLOCAR DATA
CHALITA, G.. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001
LIBÂNEO, J. C.. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
ANTUNES, C. Professores e professauros: Reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
8. APÊNDICES

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando