Buscar

Atividade Contextualizada - Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada Empreendedorismo
Patrícia Dias da Silva
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Diante de várias ferramentas importantes desenvolvidas para melhorar a performance da empresa, o empreendedor pode ter acesso a várias análises que podem ajudá-lo a colocar seu projeto em prática.
A empresa deve ter sempre o foco no cliente para desenvolver produtos e serviços; no entanto, também não pode se eximir da necessidade de olhar para si mesma. Todas as informações são importantes. Saber da situação econômica do país, do número de desempregados, do problema da educação, da saúde, da segurança; todas essas são informações importantes que dizem muito sobre o comportamento do consumidor, assim como as tendências de mercado e as oportunidades que os empreendedores podem encontrar para desenvolver produtos e serviços.
Com base no conceito e na leitura do case com a matriz SWOT, apresentarei a empresa Moda Fashion exemplos do que pode ser Força, Fraqueza Oportunidade e Ameaça.
Sobre a análise SWOT ele é um sistema simples de análise que visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação. É uma metodologia simples e pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente.
São divididas em duas partes, Ambiente interno que identifica as fraquezas e os pontos fortes, e Ambiente externo que identifica as ameaças e as oportunidades.
Empresa Moda Fashion
Matriz SWOT (FOFA)
	Forças
· Compras direto dos provadores
· Presentes de Aniversário
· Aplicativo (novidades, promoções)
· Pagamentos em Token
· Cartão Fidelidade - descontos
	Fraquezas
· Localização ruim
· Funcionários carente de qualificação
· Má Gestão Financeira
· Instabilidade no fornecimento
	Oportunidades
· Fidelização de clientes
· Workshops para colaboradores
· Abertura para exportação
· Expandir as vendas através das redes sociais
· Buscar tendencias e novidades internacionais
	Ameaças
· Crise econômica no país
· Alta taxa de Juros
· Queda no comercia varejista
· Concorrência
Conclusão:
Através das informações obtidas, pela análise da Matriz SWOT percebe-se que a Empresa Moda Fashion possui forças suficientes para torná-la competitiva frente aos concorrentes, porque mesmo passando pelo momento de crise, tem-se visto seu faturamento subir. É aconselhável que a empresa continue investindo em inovações, e melhorando a qualidade de seus produtos e serviços, assim conquistará novos clientes, também terá seus atuais clientes fidelizados, pois dentre as dimensões de vantagem competitiva, a inovação se torna a mais importante, na medida em que dá à empresa uma posição única em relação aos seus competidores, promove sua diferenciação. Apesar das dificuldades do setor, o negócio da moda terá um futuro, seguramente. Entre as principais tendências que estarão na moda no futuro próximo, entre outras, estão:
• Arrancada digital: Em apenas oito meses de 2020, a participação do e-commerce no varejo de moda global passou de 16% para 29% e seguirá crescendo em 2021 – nos Estados Unidos, ela deve chegar a 34% ao final do ano;
• Consumidor ativista: A preocupação com aspectos sociais e ambientais nunca esteve tão presente entre os diferentes consumidores, inclusive os de moda.
Diante deste cenário de concorrência acirrada e mercado de recessão, o comércio exterior pode ser um novo horizonte para abrir novos mercados e melhorar a lucratividade. O setor têxtil perdeu competitividade para os produtos chineses, em razão do preço praticado por eles. Assim, as indústrias brasileiras devem investir em sustentabilidade e agregar valor aos produtos, para se diferenciar no mercado e driblar a concorrência chinesa.
Referências Bibliográficas:
• https://blog.contaazul.com/analise-swot-para-pequenas-empresas-o-que-muda-e-como-fazer
• https://www.agendor.com.br/blog/matriz-swot-como-fazer/
• https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot.PDF 
• https://www.sei.ba.gov.br/ 
• https://www.scopi.com.br/blog/planejando-com-matriz-swot/

Outros materiais