Logo Passei Direto
Buscar

Questão 1 DIDÁTICA PEDAGOGIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Paulo Freire (1997, p.55) diz que “ (...) educação é um processo de humanização. Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre homens e mulheres, o inacabamento se tornou consciente”.
A respeito do planejamento e do plano de ensino podemos afirmar que:
planejar resume-se apenas ao registro no papel das decisões que foram tomadas na discussão do grupo.
o planejamento é um processo pronto e acabado. Ou seja, uma vez pensado e escrito não é possível sofrer alterações.
o planejamento e o plano surgem a partir da percepção que o homem tem da necessidade de mudança e seu ato envolve duas etapas: o pensar e o registrar.
o planejamento é um processo neutro porque está desvinculado das suas intencionalidades.
planejar resume-se ao ato de pensar, de refletir no coletivo da escola sobre as dificuldades apresentadas num dado momento.

Você estudou que o planejamento na escola é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. É uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações.
Assim, pensando sobre o planejamento escolar e suas funções, leia as afirmativas a seguir:
I – É função relevante do planejamento escolar assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de forma que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade evitando a improvisação e rotina.
II – Uma das funções do planejamento escolar é explicitar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente, articulando-os com as tarefas da escola, o que nem sempre necessita levar em conta as exigências do contexto social mais amplo.
III – Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos que compõem o processo de ensino é função importante do planejamento escolar.
IV – Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas o professor e alunos devem executar e replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no decorrer das aulas é uma das funções do planejamento escolar.
II e III apenas;
II, III e IV apenas.
III e IV apenas;
I e II apenas;
I, III e IV apenas;

Sabendo que a aula expositiva é aquela em que o professor discorre sobre um determinado tema, com ajuda ou não de algum recurso, seja ele tecnológico, giz e quadro negro, e que também é uma das mais utilizadas pelos docentes até hoje, é preciso afirmar que a mesma, por mais que seja questionada por alguns educadores podem apresentar algumas vantagens.
Nas alternativas abaixo, assinale aquela que podem se constituir em vantagens da aula expositiva.
I- Facilita aos estudantes entender conteúdos, cuja compreensão se tornaria difícil apenas com leituras;
II- Oferece ao aluno uma ideia geral e parcial do conteúdo, principalmente quando se trata de um tema polêmico;
III- Facilita a preparação para o professor, tanto quanto existem muitas ou restritas referências sobre o conteúdo a ser trabalhado.
I, II e III
II e III
I e II
I
III

De acordo com nossos estudos, vimos que as técnicas de ensino possibilitam as relações intersubjetivas que se dão na relação entre os sujeitos, em função do conhecimento, com o objetivo de realizar a aprendizagem. Dentre as técnicas conhecidas é considerada como a mais empregada pelos professores e a preferida pelos alunos em todos os níveis de ensino. Na história da educação brasileira está presente desde os planos pedagógicos dos jesuítas até os mais recentes livros de didática.
Estamos nos referindo a qual técnica de ensino?
Leitura silenciosa.
Trabalhos em grupo.
A hora da história.
Estudos dirigidos.
Aula expositiva.

A importância de estudar as características das relações de autoridade e autoritarismo, presentes nas relações entre professores e alunos, está explicitada em quais afirmativas que se seguem:
As afirmativas CORRETAS estão contempladas em
I – Para saber que ao professor cabe refletir sobre o modo como as relações são estabelecidas pelos diferentes atores: professor – aluno, pois são relações assimétricas e delas dependem, em parte, o sucesso ou fracasso do processo de ensino-aprendizagem.
II – Compreender que o poder se encontra na base destas relações e vão produzir resultados diferentes. É um poder que pode ser consentido e construído ou imposto e coercitivo.
III – Ter a certeza de que se o trabalho pedagógico pressupõe uma relação assimétrica de poder, não há necessidade de pensarmos nas relações que são estabelecidas entre professores e alunos, uma vez que é sempre um poder desigual.
III apenas.
I e III apenas;
II e III apenas;
I e II apenas;
I apenas;

As relações de autoridade ou autoritárias fazem parte da prática pedagógica e das relações estabelecidas entre alunos e professores. Tendo como base os estudos realizados e as características desses dois valores, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
A associação CORRETA é:
(1) Relações de autoridade
(2) Relações autoritárias
A-1; B-2; C-2; D-1; E-1; F-2
A-2; B-2; C-2; D-1; E-1; F-1
A-1; B-2; C-1; D-2; E-1; F-2
A-2; B-1; C-2; D-1; E-2; F-1
A-1; B-1; C-1; D-2; E-2; F-2

No ensino da Didática, defende-se a posição de que mais do que ensinar técnicas de planejar, orientar e avaliar a aprendizagem, tendo por base modelos e princípios importados de outras áreas do saber, ou construídos no interior da teoria didática, a disciplina precisa também propiciar:
São corretas as recomendações contidas na alternativa:
I- Análise crítica da realidade do ensino por parte de professores e alunos.
II- Problematizar e explicar a realidade à luz do contexto em que se produz.
III- Buscar respostas ou novas perguntas às questões postas para o que se recorre ao universo das sistematizações teóricas da área.
I e III apenas
I, II e III
III apenas
I apenas
II e III apenas

Comenius, em sua obra “Didática Magna” explicita uma proposta de reforma da escola e do ensino, lançando as bases para uma pedagogia que prioriza a “arte de ensinar tudo a todos”. Como já sabemos, toda proposta carrega aspectos de mudanças, mas também de permanências.
Pensando nas MUDANÇAS em Comenius, assinale a alternativa CORRETA:
Método único, apesar de evidenciar a necessidade de adaptação do ensino com base nas fases do desenvolvimento infantil.
Valorização da relação professor/aluno, dos meios e procedimentos de ensino, dos conteúdos e práticas relacionadas com um saber mais fazer.
Assimilação dos conhecimentos pela transmissão dos mesmos.
Ideia de que a única via de acesso ao conhecimento é a experiência sensorial com as coisas.
O ensino deveria partir da observação e da experiência sensorial, entretanto mantinha o caráter transmissor do conhecimento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Paulo Freire (1997, p.55) diz que “ (...) educação é um processo de humanização. Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre homens e mulheres, o inacabamento se tornou consciente”.
A respeito do planejamento e do plano de ensino podemos afirmar que:
planejar resume-se apenas ao registro no papel das decisões que foram tomadas na discussão do grupo.
o planejamento é um processo pronto e acabado. Ou seja, uma vez pensado e escrito não é possível sofrer alterações.
o planejamento e o plano surgem a partir da percepção que o homem tem da necessidade de mudança e seu ato envolve duas etapas: o pensar e o registrar.
o planejamento é um processo neutro porque está desvinculado das suas intencionalidades.
planejar resume-se ao ato de pensar, de refletir no coletivo da escola sobre as dificuldades apresentadas num dado momento.

Você estudou que o planejamento na escola é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. É uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações.
Assim, pensando sobre o planejamento escolar e suas funções, leia as afirmativas a seguir:
I – É função relevante do planejamento escolar assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de forma que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade evitando a improvisação e rotina.
II – Uma das funções do planejamento escolar é explicitar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente, articulando-os com as tarefas da escola, o que nem sempre necessita levar em conta as exigências do contexto social mais amplo.
III – Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos que compõem o processo de ensino é função importante do planejamento escolar.
IV – Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas o professor e alunos devem executar e replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no decorrer das aulas é uma das funções do planejamento escolar.
II e III apenas;
II, III e IV apenas.
III e IV apenas;
I e II apenas;
I, III e IV apenas;

Sabendo que a aula expositiva é aquela em que o professor discorre sobre um determinado tema, com ajuda ou não de algum recurso, seja ele tecnológico, giz e quadro negro, e que também é uma das mais utilizadas pelos docentes até hoje, é preciso afirmar que a mesma, por mais que seja questionada por alguns educadores podem apresentar algumas vantagens.
Nas alternativas abaixo, assinale aquela que podem se constituir em vantagens da aula expositiva.
I- Facilita aos estudantes entender conteúdos, cuja compreensão se tornaria difícil apenas com leituras;
II- Oferece ao aluno uma ideia geral e parcial do conteúdo, principalmente quando se trata de um tema polêmico;
III- Facilita a preparação para o professor, tanto quanto existem muitas ou restritas referências sobre o conteúdo a ser trabalhado.
I, II e III
II e III
I e II
I
III

De acordo com nossos estudos, vimos que as técnicas de ensino possibilitam as relações intersubjetivas que se dão na relação entre os sujeitos, em função do conhecimento, com o objetivo de realizar a aprendizagem. Dentre as técnicas conhecidas é considerada como a mais empregada pelos professores e a preferida pelos alunos em todos os níveis de ensino. Na história da educação brasileira está presente desde os planos pedagógicos dos jesuítas até os mais recentes livros de didática.
Estamos nos referindo a qual técnica de ensino?
Leitura silenciosa.
Trabalhos em grupo.
A hora da história.
Estudos dirigidos.
Aula expositiva.

A importância de estudar as características das relações de autoridade e autoritarismo, presentes nas relações entre professores e alunos, está explicitada em quais afirmativas que se seguem:
As afirmativas CORRETAS estão contempladas em
I – Para saber que ao professor cabe refletir sobre o modo como as relações são estabelecidas pelos diferentes atores: professor – aluno, pois são relações assimétricas e delas dependem, em parte, o sucesso ou fracasso do processo de ensino-aprendizagem.
II – Compreender que o poder se encontra na base destas relações e vão produzir resultados diferentes. É um poder que pode ser consentido e construído ou imposto e coercitivo.
III – Ter a certeza de que se o trabalho pedagógico pressupõe uma relação assimétrica de poder, não há necessidade de pensarmos nas relações que são estabelecidas entre professores e alunos, uma vez que é sempre um poder desigual.
III apenas.
I e III apenas;
II e III apenas;
I e II apenas;
I apenas;

As relações de autoridade ou autoritárias fazem parte da prática pedagógica e das relações estabelecidas entre alunos e professores. Tendo como base os estudos realizados e as características desses dois valores, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
A associação CORRETA é:
(1) Relações de autoridade
(2) Relações autoritárias
A-1; B-2; C-2; D-1; E-1; F-2
A-2; B-2; C-2; D-1; E-1; F-1
A-1; B-2; C-1; D-2; E-1; F-2
A-2; B-1; C-2; D-1; E-2; F-1
A-1; B-1; C-1; D-2; E-2; F-2

No ensino da Didática, defende-se a posição de que mais do que ensinar técnicas de planejar, orientar e avaliar a aprendizagem, tendo por base modelos e princípios importados de outras áreas do saber, ou construídos no interior da teoria didática, a disciplina precisa também propiciar:
São corretas as recomendações contidas na alternativa:
I- Análise crítica da realidade do ensino por parte de professores e alunos.
II- Problematizar e explicar a realidade à luz do contexto em que se produz.
III- Buscar respostas ou novas perguntas às questões postas para o que se recorre ao universo das sistematizações teóricas da área.
I e III apenas
I, II e III
III apenas
I apenas
II e III apenas

Comenius, em sua obra “Didática Magna” explicita uma proposta de reforma da escola e do ensino, lançando as bases para uma pedagogia que prioriza a “arte de ensinar tudo a todos”. Como já sabemos, toda proposta carrega aspectos de mudanças, mas também de permanências.
Pensando nas MUDANÇAS em Comenius, assinale a alternativa CORRETA:
Método único, apesar de evidenciar a necessidade de adaptação do ensino com base nas fases do desenvolvimento infantil.
Valorização da relação professor/aluno, dos meios e procedimentos de ensino, dos conteúdos e práticas relacionadas com um saber mais fazer.
Assimilação dos conhecimentos pela transmissão dos mesmos.
Ideia de que a única via de acesso ao conhecimento é a experiência sensorial com as coisas.
O ensino deveria partir da observação e da experiência sensorial, entretanto mantinha o caráter transmissor do conhecimento.

Prévia do material em texto

Questão 1 Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00 
Paulo Freire (1997, p.55) diz que “ (...) educação é um processo de humanização. Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre 
homens e mulheres, o inacabamento se tornou consciente” . 
A respeito do planejamento e do plano de ensino podemos afirmar que: 
 
 
 
planejar resume-se ao ato de pensar, de refletir no coletivo da escola sobre as dificuldades apresentadas 
num dado momento; 
 
 o planejamento é um processo neutro porque está desvinculado das suas intencionalidades. 
 
 
o planejamento é um processo pronto e acabado. Ou seja, uma vez pensado e escrito não é possível 
sofrer alterações. 
 
 
o planejamento e o plano surgem a partir da percepção que o homem tem da necessidade de mudança 
e seu ato envolve duas etapas: o pensar e o registrar. 
 
 planejar resume-se apenas ao registro no papel das decisões que foram tomadas na discussão do grupo. 
 
 
 Questão 2 Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00 
Você estudou que o planejamento na escola é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. É uma atividade 
de reflexão acerca das nossas opções e ações. 
Assim, pensando sobre o planejamento escolar e suas funções, leia as afirmativas a seguir: 
I – É função relevante do planejamento escolar assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de forma que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização 
de um ensino de qualidade evitando a improvisação e rotina. 
II – Uma das funções do planejamento escolar é explicitar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente, articulando-os com as tarefas da escola, o que nem sempre necessita levar em 
conta as exigências do contexto social mais amplo. 
III – Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos que compõem o processo de ensino é função importante do 
planejamento escolar. 
IV – Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas o professor e alunos devem executar e replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no 
decorrer das aulas é uma das funções do planejamento escolar. 
As afirmativas CORRETAS estão contidas em: 
 
 II e III apenas; 
 
 II, III e IV apenas. 
 
 III e IV apenas; 
 
 I e II apenas; 
 
 I, III e IV apenas; 
Questão 1 Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00 
Sabendo que a aula expositiva é aquela em que o professor discorre sobre um determinado tema, com ajuda ou não de algum 
recurso, seja ele tecnológico, giz e quadro negro, e que também é uma das mais utilizadas pelos docentes até hoje, 
é preciso afirmar que a mesma, por mais que seja questionada por alguns educadores podem apresentar algumas vantagens. 
Nas alternativas abaixo, assinale aquela que podem se constituir em vantagens da aula expositiva. 
I- Facilita aos estudantes entender conteúdos, cuja compreensão se tornaria difícil apenas com leituras; 
II- Oferece ao aluno uma ideia geral e parcial do conteúdo, principalmente quando se trata de um tema polêmico; 
III- Facilita a preparação para o professor, tanto quanto existem muitas ou restritas referências sobre o conteúdo a ser 
 trabalhado. 
São corretas APENAS as afirmativas contidas na alternativa: 
 
 I, II e III 
 
 II e III 
 
 I e II 
 
 I 
 
 III 
 
 
 Questão 2 Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00 
De acordo com nossos estudos, vimos que as técnicas de ensino possibilitam as relações intersubjetivas que se dão na relação entre 
os sujeitos, em função do conhecimento, com o objetivo de realizar a aprendizagem. Dentre as técnicas conhecidas é considerada 
como a mais empregada pelos professores e a preferida pelos alunos em todos os níveis de ensino. Na história da educação brasileira 
está presente desde os planos pedagógicos dos jesuítas até os mais recentes livros de didática. Estamos nos referindo a qual técnica 
de ensino? 
 
 Leitura silenciosa. 
 
 Trabalhos em grupo. 
 
 A hora da história. 
 
 Estudos dirigidos. 
 
 Aula expositiva. 
 
 
 Questão 1 Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00 
A importância de estudar as características das relações de autoridade e autoritarismo, presentes nas relações entre professores e 
alunos, está explicitada em quais afirmativas que se seguem: 
 
I – Para saber que ao professor cabe refletir sobre o modo como as relações são estabelecidas pelos diferentes atores: professor 
– aluno, pois são relações assimétricas e delas dependem, em parte, o sucesso ou fracasso do processo de ensino-aprendizagem. 
 
II – Compreender que o poder se encontra na base destas relações e vão produzir resultados diferentes. É um poder que pode ser 
consentido e construído ou imposto e coercitivo. 
III – Ter a certeza de que se o trabalho pedagógico pressupõe uma relação assimétrica de poder, não há necessidade de pensarmos 
nas relações que são estabelecidas entre professores e alunos, uma vez que é sempre um poder desigual. 
As afirmativas CORRETAS estão contempladas em 
 
 III apenas. 
 
 I e III apenas; 
 
 II e III apenas; 
 
 I e II apenas; 
 
 I apenas; 
 
 
 Questão 2 Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00 
As relações de autoridade ou autoritárias fazem parte da prática pedagógica e das relações 
estabelecidas entre alunos e professores. Tendo como base os estudos realizados e as 
características desses dois valores, relacione a coluna da direita com a da esquerda: 
(1) Relações de autoridade (A) A principal característica é obedecer, não por acreditar, mas porque são obrigados, não têm escolha. 
Obedecem, mas não respeitam. 
 
(2) Relações autoritárias 
 
(B) É decorrente de uma posição hierárquica imposta e amparada legalmente. 
 
(C) Esse tipo de poder cria um clima emocional que pode gerar sentimentos de hostilidade, ressentimento, 
inferioridade e passividade nos alunos. 
 
(D) A principal característica desse valor é a construção das relações e o professor demonstra competência e 
liderança. 
 
(E) Esse tipo de relação tem duplo valor na educação: ensinar o aluno a se normatizar e levá-lo a usar a sua 
liberdade 
 
(F) As relações estabelecidas pautadas nesse valor são relações baseadas no respeito mútuo, na obediência 
voluntária, na reciprocidade, na cooperação. 
A associação CORRETA é: 
 
 
 A-1; B-2; C-2; D-1; E-1; F-2 
 
 A-2; B-2; C-2; D-1; E-1; F-1 
 
 A-1; B-2; C-1; D-2; E-1; F-2 
 
 A-2; B-1; C-2; D-1; E-2; F-1 
 
 A-1; B-1; C-1; D-2; E-2; F-2 
 
 Questão 1 Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00 
No ensino da Didática, defende-se a posição de que mais do que ensinar técnicas de planejar, 
orientar e avaliar a aprendizagem, tendo por base modelos e princípios importados de outras áreas 
do saber, ou construídos no interior da teoria didática, a disciplina precisa também propiciar: 
I- Análise crítica da realidade do ensino por parte de professores e alunos. 
II- Problematizar e explicar a realidade à luz do contexto em que se produz. 
III- Buscar respostas ou novas perguntas às questões postas para o que se recorre ao universo 
das sistematizações teóricas da área. 
São corretas as recomendações contidas na alternativa: 
 
 
 
 I e III apenas 
 
 I, II e III 
 
 III apenas 
 
 I apenas 
 
 II e III apenas 
 
 Questão 2 Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00 
Comenius, em sua obra “Didática Magna” explicita uma proposta de reforma da escola e do ensino, 
lançando as bases para uma pedagogia que prioriza a “arte de ensinar tudo a todos”. Como já 
sabemos, toda proposta carrega aspectos de mudanças, mas também de permanências. 
Pensando nas MUDANÇAS em Comenius, assinale a alternativa CORRETA: 
 
 
Método único, apesar de evidenciar a necessidade de adaptação do ensino com base nas 
fasesdo desenvolvimento infantil. 
 
 
Valorização da relação professor/aluno, dos meios e procedimentos de ensino, dos 
conteúdos e práticas relacionadas com um saber mais fazer. 
 
 Assimilação dos conhecimentos pela transmissão dos mesmos. 
 
 
Ideia de que a única via de acesso ao conhecimento é a experiência sensorial com as 
coisas. 
 
 
O ensino deveria partir da observação e da experiência sensorial, entretanto mantinha o 
caráter transmissor do conhecimento.

Mais conteúdos dessa disciplina