Buscar

ATIVIDADE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA

Prévia do material em texto

PERGUNTAS: 
1- O que é humanismo (Conceitos, desenvolvimento, importância, valores, positivação)?
2- Em que circunstância histórica o humanismo afeta o pensamento jurídico moderno? 
3- De que maneira se manifesta o humanismo na Constituição Federal de 1988? E o que é a dignidade da pessoa humana? 
4- Quais as características do humanismo? 
5- Você saberia dizer o porquê do apelo a um pensamento de mais de 700 anos para servir como padrão para a formação de juristas (brasileiros) do século XXI?
RESPOSTAS:
1- O Humanismo é um movimento social, econômico e cultural que modificou diversos paradigmas da Idade Média e deu início ao Renascimento. Naquela época o teocentrismo (Deus como centro da nossa atenção) o movimento vigente, e o humanismo veio para implementar o antropocentrismo (seres humanos como foco).
Todos assuntos, a partir dali, começaram a serem explicados a partir da racionalidade e não mais da religiosidade. Artes, ciências e literatura foram afetados e começaram a utilizar-se da lógica racional.
2- O Humanismo definiu a ética, a moral e a dignidade humana como principais valores a serem conquistados. Para a corrente, o amor, o respeito ao próximo e a honestidade devem ser desenvolvidos através de práticas individuais e coletivas. O iluminismo veio logo após o movimento humanista, e com ele, posteriormente veio a surgir a declaração universal dos direitos humanos, pilar básico para todo e qualquer pensamento jurídico.
3- Foi com a declaração universal dos direitos humanos, proveniente dos movimentos humanistas e iluministas, que a nossa Carta Magna orientou todo pensamento jurídico no país. Logo em seu primeiro artigo, dispõe sobre a dignidade da pessoa humana, ideal levantado nos movimentos em questão.
4- Entre as características do Humanismo, são três fundamentais para o movimento: antropocentrismo, racionalismo, cientificismo. O antropocentrismo é o oposto ao teocentrismo. O homem assume o papel de ser o centro de tudo. No racionalismo, buscam, por meio da racionalidade, compreender os fenômenos da vida. Se opondo ao sobrenatural (divino) e buscando uma explicação palpável. Uma explicação que não envolvesse apenas a fé de acreditar em uma autoridade superior, como Deus. O pensamento humanista fez com que o houvesse um afastamento dos dogmas da Igreja Católica, esse afastamento possibilitou um desenvolvimento no campo das ciências como a matemática, a física e a medicina, daí veio o cientificismo.
5- O fato de ser um pensamento de mais de 700 anos não altera sua importância, principalmente no âmbito jurídico, uma vez que seu princípio norteador é o da dignidade da pessoa humana, a base de qualquer ordenamento jurídico no mundo, por isso sua extrema importância mesmo nos tempos atuais.

Continue navegando