Buscar

teste u4 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Também chamada de avaliação para as aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome de avaliação formativa diagnóstica. Os resultados da avaliação formativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido. As informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos.
 
 CAED. Avaliação Formativa. Disponível em:< http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina-exemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-formativa/
http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina-exemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-formativa/>. Acesso em 27 junho 2019.
 De acordo com o trecho acima e os estudos sobre avaliação na Unidade 4, pode-se concluir que a avaliação formativa:
tem seu foco no processo de ensino-aprendizagem.
A prática docente deve buscar articular, de maneira crítica, as políticas públicas educacionais, os conteúdos curriculares, bem como o mundo infantil das crianças de zero a cinco anos de idade. O planejamento das aulas deve ser desenvolvido de maneira democrática, participativa e voltada para a realidade e transformação social.
 
Sobre o planejamento das aulas na Educação Infantil, é correto afirmar que:
 os portfólios funcionam como estratégia de planejamento enquanto acompanhamento evolutivo do aprendizado em relação aos conteúdos propostos e, ao mesmo tempo, permitem a observação de como as crianças estão articulando os conteúdos entre si e com sua vida cotidiana. 
Segundo Thies e Alves (2013, p.192), não basta a disponibilidade do material didático na instituição, pois seu uso dependerá da disposição e da formação dos professores, que, na maioria das vezes, não estão preparados para o uso dos mesmos.
 
THIES, V. G.; ALVES, A. M. M. Material didático para os anos iniciais: ler, escrever e contar. In: NOGUEIRA, G. M.(org.). Práticas pedagógicas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: diferentes perspectivas. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
 
 
Em relação aos materiais didáticos manipuláveis utilizados na Matemática, é correto afirmar que:
Devem ser focados nas dificuldades que os alunos enfrentam para compreender os conteúdos curriculares propostos na disciplina.
Todo processo de avaliação deve estar pautado no desenvolvimento da criança, envolvendo as questões sociais, econômicas e educativas.
 
A alternativa que melhor conceitua a avaliação diagnóstica, dentro da Educação Infantil é a:  
são estratégias iniciais que o professor utiliza para identificar as necessidades e dificuldades das crianças no início de ano letivo, ou até mesmo, ao iniciar novos conteúdos.
Desenvolver o raciocínio hipotético-dedutivo de crianças entre zero e cinco anos de idade exige da prática pedagógica docente o desenvolvimento de abstrações e formalizações de conceitos estritamente matemáticos.
 É correto afirmar que o raciocínio hipotético-dedutivo:
busca construir e reconhecer diferentes possibilidades que a criança tem para descobrir, elaborar, produzir e avaliar as operações lógicas matemáticas, principalmente as que se refere às operações combinatórias.
Existem algumas problematizações nas quais o professor pode se apoiar para executar um bom planejamento. Antes disso, ele deve identificar os objetivos e conteúdos curriculares propostos pelas diretrizes e parâmetros curriculares da Educação Infantil, estabelecendo uma ordem sistematizada e cronológica dos conteúdos e objetivos.
 A respeito das problematizações referenciadas no trecho acima, são exemplos de perguntas que devem ser feitas ao realizar um bom planejamento a respeito de objetivos e desdobramentos, respectivamente:
“Quais são os objetivos perseguidos?” e “O que será disponibilizado para as crianças?”
As práticas pedagógicas sempre corresponderam a um modelo de material didático específico que esteve ou está ligado, direta ou indiretamente, ao conceito de Didática, que antecede até mesmo a formação docente inicial. As tendências e teorias que perpassaram a educação brasileira auxiliam o professor em seu processo de ensino.
 A alternativa que melhor caracteriza a Teoria da Pedagogia Crítico-Social é a:  
nessa teoria, o processo de ensino e aprendizagem é baseado nas relações sociais e nos modos como estudantes adquirem conhecimento e lidam com ele socialmente.
O trabalho com blocos lógicos na Educação Infantil auxilia o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente, nas primeiras noções abstratas de classificação, seriação, ordem e sistematização de padrões. Para estimular o raciocínio combinatório, é aconselhável o uso das árvores de possibilidades.
 Existem duas situações distintas nas quais as árvores de possibilidades podem ser utilizadas, são elas:
uma em que o professor sugere diferentes classificações e pede aos alunos que representem com o uso da árvore de possibilidades e a outra quando desenha a árvore de possibilidades e solicita aos alunos para nomear os elementos constituintes.
A função da Matemática Infantil, enquanto conteúdo curricular, é desenvolver nas crianças inseridas na Educação Infantil o pensamento lógico-matemático, articulado ao raciocínio por meio de estruturas mentais que envolvem números, lógicas geométricas, medidas e grandezas. 
No que diz respeito à lógica, é correto afirmar que:
a lógica preocupa-se com o que se pode ou não concluir, a partir de certas informações.
O planejamento deve ser encarado de maneira aberta, ou seja, todas atividades, conteúdos, objetivos, critério de avaliação, recursos didáticos e metodológicos devem permitir sua flexibilidade.
 
De acordo com estudos realizados no decorrer da Unidade 4, são exemplos de itens de um esquema de planejamento semanal para a Educação Infantil:
Conteúdo Proposto, Objetivo a Ser Alcançado, Curiosidade das Crianças, Crianças Atendidas.