Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES VIII

Prévia do material em texto

1. ESTUDOS DISCIPLINARES VIII 6716-20_SEI_AV_0720_R_20212 
 
2. Fazer teste: EXAME II
ESTUDOS DISCIPLINARES VIII (6716-20_SEI_AV_0720_R_20212)
· CONTEÚDO
Parte superior do formulário
Informações do teste
Parte inferior do formulário
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
PERGUNTA 1
1. Abigail Housen, estudiosa do desenvolvimento estético, entendeu cinco estágios desse desenvolvimento. E, para o segundo estágio, ela diz que o leitor amplia seu olhar e é capaz de relacionar as partes de uma imagem com o todo. Ele já tem a sensibilidade de perceber hierarquicamente a importância das formas entre os elementos. Procura entender o significado da obra diante de certos padrões que conhece.
A partir da obra de Picasso, como seria a leitura do leitor com o nível 2 de desenvolvimento estético?
	
	a.
	É uma obra cubista com o tema da Guerra Civil Espanhola.
	
	b.
	Uma obra em cores de cinza e preto com pessoas e animais em pedaços.
	
	c.
	O quadro não tem cor, é uma cena de guerra e o estilo é cubista.
	
	d.
	O nome do pintor é Picasso e é uma obra cubista, dando ideia de uma escultura ou painel.
	
	e.
	Guernica é o nome da obra e ela é uma crítica de uma guerra na Espanha.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. As obras de arte apresentam elementos específicos que a fazem ser únicas. Esses elementos mostram como elas se estruturam e determinam o trabalho, sendo organizados em três elementos principais: o assunto; a expressão e a composição:
	
	a.
	O assunto é somente o tema proposto. A expressão é como o tema é desenvolvido pelo o autor nos aspectos subjetivos.
	
	b.
	O assunto é o desenvolvimento do tema e do conteúdo. A expressão é o sentimento que a obra passa ao leitor. A composição tem aspectos teóricos e subjetivos.
	
	c.
	O assunto é o tema, o conteúdo da obra. A expressão é o sentimento que a obra passa ao leitor. A composição da obra mostra as cores, linhas e formas.
	
	d.
	O assunto é o tema, o conteúdo da obra. A expressão é a interpretação pessoal do assunto feita pelo artista. A composição é a organização dos elementos visuais presentes na obra.
	
	e.
	O assunto é somente o conteúdo da obra. A expressão é o sentimento que a obra passa ao leitor. A composição da obra mostra as cores, linhas e formas.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. O estudo de Housen mostra que o estágio do desenvolvimento estético sempre começa a partir do ponto de vista egocêntrico. Esse termo, também usado por Piaget, serve para explicar como a criança se relaciona com o mundo, as coisas do mundo e as pessoas. Esse estágio pode continuar por toda a vida, de modo que apresente dificuldade para assumir o papel de outras pessoas, pois é rígido e a referência é a própria criança, ou seja, tem a dificuldade de analisar uma situação de vários modos. O mesmo acontece em seu desenvolvimento estético, assim descrito por Housen:
	
	a.
	Oscilação entre um narrador e observador.
	
	b.
	Eleição de detalhes para análise.
	
	c.
	O início da consciência estética.
	
	d.
	A questão do que significa a obra.
	
	e.
	Apenas o ponto de vista do leitor.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. A história da arte é uma ciência que se relaciona com várias disciplinas e estuda as várias áreas do conhecimento, entendendo a arte e suas obras por meio do tempo em que ela foi construída. Dessa forma, essa ciência estuda as mais diferentes formas de cultura, procurando datar o período de produção, fundamentando a obra mediante o contexto em que foi produzida e as influências sociopolíticas e econômicas da época. As teorias da história da arte fundamentam aspectos essenciais das obras, sendo os elementos teóricos que orientam o leitor à análise de uma obra. Como observamos nesta obra, encontramos informações antes mesmo de olhá-la. Mas sabemos que é uma obra de 1891, cujo título é “A lagoa com lírios d’água”, o pintor é Monet e, assim, poderemos inserir o estilo da obra, verificando as alternativas abaixo:
	
	a.
	Art Naïf.
	
	b.
	Expressionismo.
	
	c.
	Impressionismo.
	
	d.
	Dadaísmo.
	
	e.
	Cubismo.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Para ler imagens, precisamos desenvolver exercícios de observação para despertar nossa percepção e compreendermos quais são os aspectos e os traços constitutivos presentes no interior da imagem, organizando nossa forma de ver a partir de coisas que são da natureza da imagem. Há uma seleção de questões que Santaella elaborou, como um roteiro, que servem como base à leitura de imagem. Selecione qual ou quais das questões-chave facilitam a leitura de imagens?
I - Pouco importa como as imagens se apresentam e como elas indicam o que querem indicar. Qual é o seu contexto de referência?
II - Como e por que as imagens significam? Como as imagens são produzidas? Como elas pensam?
III - Quais são seus modos específicos de representar a realidade que está fora dela?
IV - De que modo os elementos estéticos, postos a serviço da intensificação do efeito de sentido provocam significados para o observador?
	
	a.
	I, II e III.
	
	b.
	I, III e IV.
	
	c.
	II, III e IV.
	
	d.
	III e IV.
	
	e.
	IV.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. No quinto estágio, Housen pesquisou pessoas que têm intimidade com a arte, encontrando-os em várias classes de profissionais, como professores, críticos e pessoas que manuseiam a arte no cotidiano. O comportamento analisado mediante as obras:
	
	a.
	Apresentou dúvida sobre sua experiência estética.
	
	b.
	Teve a capacidade de refletir sobre objetos de arte.
	
	c.
	Sem preocupações com o visível.
	
	d.
	Evitou interagir com o conhecimento estético.
	
	e.
	Sem intenção de penetrar no significado da obra.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Platão conceitua a imagem assim: que há imagens naturais, como as refletidas na água, e há imagens artificiais, como as produzidas pelo homem. Com o pensamento do filósofo, podemos pensar nas diferenças entre as imagens naturais e as construídas pelo homem que surgem a partir de convenções criadas pelo contexto em que ele se encontra. Assim, vários teóricos encontraram formas de classificar o desenvolvimento estético. Desses teóricos, alguns se apresentam como estudiosos do desenvolvimento estético, quais deles não são estudiosos desse tema?
	
	a.
	Michael Parsons.
	
	b.
	Albert Manguel.
	
	c.
	Edmund Burke Feldman.
	
	d.
	Abigail Housen.
	
	e.
	John Dewey.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Feldman faz um exercício de leitura de imagem com duas ou mais obras visuais e ele tem um objetivo claro com a atividade e a análise dessas imagens:
	
	a.
	Apontar as diferenças e as semelhanças visuais entre as obras analisadas.
	
	b.
	Apenas estudar os estágios do desenvolvimento estético.
	
	c.
	Analisar as características da teoria de desenvolvimento estético.
	
	d.
	Trabalhar a construção de um olhar crítico.
	
	e.
	Emitir juízo de valor sobre a obra.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Escolha a alternativa que preenche as lacunas do texto:
“A expressão leitura de imagens começou a circular na área de comunicação e artes no final da década de 1970, com a explosão dos ___________. Essa tendência foi influenciada pelo formalismo, fundamentado __________________, e pela semiótica. Na psicologia da forma, a imagem constituía percepção, já que toda experiência estética, seja de _____________, supõe um processo perceptivo. A percepção é entendida aqui como uma elaboração ativa, uma complexa experiência que transforma a _______________. Na medida em que a imagem passa a ser compreendida como signo que incorpora diversos códigos, sua leitura requer o conhecimento e a compreensão desses códigos. Essa ideia de 'ensinar a ver e ler' os dados visuais inspirou-se no trabalho de Rudolf Arnheim, Art and visual perception, de 1957”.
	
	a.
	Estudiosos – na teoria das cores – realidade ou ficção – experiência.
	
	b.
	Jogos – na arte – de cunho teórico ou empírico – realidade.
	
	c.
	Técnicos – cientificamente – produção ou percepção – compreensão.
	
	d.
	Sistemas audiovisuais – na teoria da Gestalt – produção ou percepção – informação recebida.
	
	e.
	Compreender – arte – experiência – realidade.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. A estética tem sua funçãona sociedade. Através dela, existem os “costumes, as aparências, os desejos coletivos e as paixões” (PONTES, 2007). Baseada na afirmação do teórico, a imagem é:
	
	a.
	Um fenômeno social que produz novos modelos e padrões de existência.
	
	b.
	Torna-se um alvo difícil dos interesses de dominação.
	
	c.
	Manipulada para determinados objetivos ideológicos, que os poderes dominantes sustentam.
	
	d.
	Uma prática elaborada e rara quando se emprega a estética, principalmente no cotidiano.
	
	e.
	Distante, entre a realidade, as indagações e a complexidade da vida.

Continue navegando