Buscar

analise do filme hellen

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ACADEMICA Josiane
Roteiro para análisedo filme: O milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker).
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=V80xlHIugew
Informações Técnicas 
Título no Brasil: O Milagre de Anne Sullivan
Título Original: The Miracle Worker
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 106 minutos
Ano de Lançamento: 1962
Direção: Arthur Penn 
Sinopse
Hellen Keller ficou surdocega antes da aquisição da linguagem. Até por volta de sete anos de idade não manifestava consciências sobre si, ou sobre as pessoas e objetos à sua volta. Só a partir da intervenção pedagógica, proporcionada pela professora Anne Sullivan, a garota começou a compreender o mundo das palavras e, por meio delas, o mundo das coisas e das ideias.
Contribuições para o ensino :
A história de Helen Keller permite refletir sobre o papel da linguagem para o desenvolvimento da inteligência humana. De forma semelhante, o filme possibilita a discussão acerca da mediação pedagógica intencional e de seus efeitos na trajetória do aprendiz.
Questões para análise :
1) Como se comportava Helen antes da chegada da professora à sua casa?
Hellen se comportava de maneira indisciplinada, desobediente, mimada e mal educada.A menina não tinha limites, sentava-se a mesa com a família durante as refeições, pegava alimento no prato dos outros com as mãos, quebrava tudo quando ficava com raiva de alguma coisa, ou de alguém, ou porque não haviam dado a ela alguma coisa que ela queria.
Sua percepção diante dos obstáculos e a sua forma de se expressar não se passavam de balbucios, tapas e histerias. Não era educada para viver em sociedade, pois, não se socializava, não tinha desenvolvido seu mecanismo de comunicação adequada para a sua deficiência.
2) Quais foram as estratégias empregadas por Anne Sullivan, na tentativa de educar Helen?
Annie Sullivan trabalhou a disciplina, para conter a rebeldia a agressividade de Hellen, foi  carinhosa, severa, lutou com pulso firme aos poucos foi  impondo  limites, disciplina, obediência,  conquistando a confiança o amor e trabalhando o aprendizado, iniciando pelos cuidados pessoais, alimentação, levando ela a conhecer o mundo, as coisas e a língua de sinais, soletrando o alfabeto de surdo mudo através do toque e da pratica, tentando mostrar o mundo para Helen através da linguagem e do aprendizado.
 Usou, primeiramente, a estratégia de disciplinar a menina para que ela aprendesse a obedecer às regras. E isso só foi possível na medida em que a professora passou a retirar da menina os elementos básicos para a sua sobrevivência, a comida, até que ela aprendesse a soletrar o que queria.
Anne optou ainda por não fazer todas as vontades de Hellen, e para isso afastou ela da família, já que a mesma fazia todos os seus gostos, trabalhou com muito amor, levando a menina a conhecer um mundo de coisas através do contato, do tato, da linguagem e dessa forma consegue provar ao pai que Helen é inteligente, capaz que consegue aprender, se comunicar e ter disciplina. Anne passou pela mesma situação na infância, por ter nascido cega, conseguia entender o que acontecia com Helen, as suas angustias e também a melhor maneira de ensiná-la a linguagem de sinais para ela se comunicar com as pessoas.
3) Qual a importância da linguagem na educação de Helen?
Através da língua de sinais ela começou a se comunicar e a conhecer as coisas do mundo do qual fazia parte, conhecer os objetos a nomeá-los, passou  a entender os seus sentimentos, e a comunicar-se com os outros a demonstrar o seu afeto para as pessoas que amava,  a menina se libertou  do casulo que vivia e passou a ser feliz e a "ver" e entender o mundo do qual fazia parte.
Através desse intermédio da sua professora, a garota foi capaz de conhecer os objetos e em seguida associá-los com suas funções. Com isso, o resultado foi a sua leitura do mundo através das suas mãos e a formação de uma linguagem por ela internalizada, com aspectos comunicativos. 
4) O que definiu a formação da consciência de Helen?
Foi criando consciência de que aquilo que a professora lhe ensinava era bom pra ela, na medida em que sua comunicação passou a ter sentido, e ela passou a ser entendida pelos outros,e o amor, a dedicação e principalmente  a persistência da professora Anne  Sullivan foram fatos que contribuíram para a formação da consciência de Helen.
5) Conclua sua análise com uma avaliação do filme.
A historia de Helen passa em uma época muito preconceituosa, quando as pessoas que possuíam  deficiência eram separadas das famílias e internadas em albergues públicos como animais praticamente sem assistência onde poucos sobreviviam e como Anne Sullivan cita no filme, além de conviver em um lugares insalubres ela e seu irmão, brincavam com ratos porque não possuíam brinquedos, sofriam muitos abusos, agressões poucos sobreviviam, devido a contaminação a sujeira as doenças se propagavam.
Através deste filme podemos afirmar que toda criança indisciplinada pode se tornar disciplinada, basta saber lidar com ela. Hellen era uma garota que não enxergava nem ouvia, por isso sua família tentava suprir essas necessidades fazendo todos os seus gostos. Se não fosse a interferência da professora em sua educação, ela se tornaria uma pessoa incompreensível, amarga e até violenta. Mas Anne conseguiu mudar isso a tempo, mostrando a família de Hellen que ela não precisava de compaixão, mas de limites, de educação, de uma linguagem diferenciada para poder se comunicar.
Por ser um filme antigo, o seu contexto parcialmente permanece atual, pois, exemplifica a questão da dificuldade que professores enfrentam hoje em dia para ensinar seus alunos, como também, a prática do preconceito que ainda existe até hoje.
Criança é criança em todo lugar, com suas diferenças e semelhanças, e a educação também deve estar presente na vida delas. Toda criança deve receber orientações do que é certo e errado, elas não aprendem sozinhas, e a disciplina é tudo. O limite faz parte de seu desenvolvimento, se não houver, se pular esta etapa, será uma criança indisciplinada.
REFERÊNCIAS
JACOBSEN, Cristina Cerezuela. MORI, Nerli Nonato. (ORGANIZADORAS). Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Educação Básica. EDUEM, 2012.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch> acessado: 02/11/2012

Continue navegando