Buscar

AD1 2022 1 questões étnicas e de gênero

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação à Distância (AD1) 2022.1
Disciplina: Questões Étnicas e de Gênero Coordenadora(o): Maria Alice Rezende Gonçalves
Aluno(a): Caroline Flor de Almeida
Matrícula: 18212080217 Polo: Três Rios 
1) Partindo da premissa de que a cultura seja a lente com a qual o ser humano vê o mundo, cite o autor que considera a cultura como um fenômedo natural e apresente a sua concepção brevemente em NO MÁXIMO 6 LINHAS (Valor: 3,0 ponto)
 R: O autor que considera a cultura como um fenômeno natural é o Edward Tylor, pois acredita que todo conhecimento, costumes, arte, moral, leis, crenças e toda a produção do homem, que não depende de uma produção genética, seja um fenômeno natural e a diversidade cultural existente em nossa sociedade se da devido a desigualdade de estágios no processo de evolução. Sendo assim, todas as culturas deveriam passar pela mesma etapa.
2) O determinismo biológico é entendido como o condicionamento biológico na produção e materialização da cultura. Explique a sentença em NO MÁXIMO 4 LINHAS (Valor: 2,0 ponto)
R: Os grupos humanos teriam capacidades inatas que explicariam a diversidade cultural, ele também foi usado como justificativa para várias situações tenebrosas na história, como por exemplo, o nazismo e também o machismo, quando diz que mulher ao volante é perigo constante. Podemos dizer que essa divisão é construída culturamente.
3) Sobre a formação do povo brasileiro, era comum afirmar, entre o final do século XIX e início do XX, que a miscigenação de negros e indígenas com os europeus faria desaparecer os componentes fenotípicos indígenas e negróides da população, prevalencendo os traços físicos europeus. Essencialmente a mestiçagem se daria através do cruzamento entre homens brancos e mulheres não brancas. Comente a afirmação em NO MÁXIMO 6 LINHAS (Valor: 3,0 ponto)
	R: Seriam teorias racistas, pois para eles existiam uma hierarquização das raças humanas e os negros e os indígenas eram as piores raças, eles queriam acabar com o nosso povo em mais ou menos 200 anos e acreditavam que a miscigenação seria capaz disso, mas ocorreu a mistura entre raças, não o aniquilamento delas e é por conta disto que hoje, nossa diversidade étnica é vasta.
4) Explique brevemente NO MÁXIMO 5 LINHAS em as possíveis consequências da semana de Arte Moderna de 1922 para a questão racial brasileira (2 pontos).
		R: A semana de Arte Moderna no Brasil, consagrou artistas de diversas áreas, como na área artes plásticas, música e na literatura a partir daquele momento, eles rompiam definitivamente com a cultura europeizante ao propor o abrasileiramento nas artes, fazendo assim sua própria cultura, buscaram incessantemente pela construção de uma identidade genuinamente nacional.

Continue navegando