Buscar

AV2 SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDAR (ARA... (SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDAR EM ENFERMAGEM (ARA1184/3669709) 3001)
A leitura avançada no Microsoft Forms permite que você ouça o texto de um formulário e de suas perguntas são lidos em voz alta enquanto acompanha. Você pode localizar o botão de leitura avançada ao lado do título do formulário ou perguntas após ativar esse controle. Você também pode alterar o espaçamento entre linhas e palavras para facilitar a leitura, realçar partes de fala e sílabas, selecionar palavras únicas ou linhas de palavras lidas em voz alta e selecionar preferências de idioma.
Olá Aluno, quando enviar este formulário, o seu nome e endereço de e-mail serão exibidos para o proprietário do formulário.
1.No que diz respeito ao ciclo cardíaco marque a afirmativa correta: Opção única. 
(1 Ponto)
a) As Valvas átrio ventriculares, fecham-se durante a fase de enchimento cardíaco, ou Diástole, permitindo que os ventrículos se encham de sangue.
b) Na sístole, os ventrículos estão contraídos e as valvas átrio ventriculares, ou seja, tricúspide e mitral, estão fechadas. A pressão nos ventrículos é maior que nos átrios, de modo que o sangue flui rapidamente para o interior das artérias.
c) As valvas semilunares, localizam-se entre os ventrículos e as artérias e se fecham durante a fase de bombeamento, ou sístole, permitindo a ejeção de sangue do coração.
d) A contração do coração é a diástole, na qual o sangue bombeado pelos ventrículos, enchem as artérias pulmonares e sistêmicas.
e) Durante a Sístole, as valvas átrio ventriculares abrem-se para impedir qualquer regurgitação de sangue para o interior dos átrios durante a contração. O fechamento das valvas átrio ventriculares contribui para a primeira Bulha cardíaca ( B1) e assinala o início da Sístole.
2.Levando em consideração os métodos propedêuticos utilizados no exame físico, marque a informação INCORRETA: Opção única. 
(1 Ponto)
a) Ao realizar a inspeção dinâmica podemos detectar alterações no padrão respiratória.
b) Ao realizar a ausculta podemos detectar alterações no ritmo cardíaco e comprometimentos valvares.
c) Na inspeção estática podemos detectar alterações na marcha.
d) Ao realizar a percussão do tórax podemos detectar a hiperssonoridade pulmonar que ocorre devido ao aumento da presença de ar nos alvéolos
e) Ao avaliar a expansibilidade do tórax, utilizamos a técnica de inspeção dinâmica.
3.Adoção de técnicas assépticas. Intervalo de 10 A 15 segundos entre cada procedimento, oxigenação prévia e controle das reações do cliente são cuidados de enfermagem relativos à seguinte técnica: Opção única. 
(1 Ponto)
a) Intubação orotraqueal
b) Troca de cânula traqueal
c) Aspiração das secreções traqueais
d) Intubação orotraqueal
e) Traqueostomia
4.O exame físico completo inclui: a pesquisa geral, a determinação dos sinais vitais, da altura e do peso e o exame de todos os órgãos e sistemas corporais. A partir desta informação, leia as assertivas abaixo: I. O exame físico é realizado de uma forma sistematizada, preferencialmente no sentido crânio-caudal II. No exame físico, a enfermagem usa como instrumentos básicos os órgãos do sentido, visão, audição, tato e olfato III. No exame físico da cabeça e pescoço, a enfermagem utiliza as técnicas de inspeção, palpação, percussão e ausculta. Opção única. 
(1 Ponto)
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
5.SITUAÇÃO PROBLEMA : T.P.L., tem 59 anos de idade, afirma ser tabagista há 15 anos, utilizando cerca de 3 maços de cigarros por dia . Ao exame físico apresenta-se dispnéico em repouso, e cianose em extremidades de MMSS. Ausculta Cardíaca: BRNF em 2 tempos com ritmo cardíaco regular. Ausculta Pulmonar: Crepitações em base pulmonar E , Sinais Vitais: PA: 140X90 mmHg; Pulso: 98 bpm; Resp: 18 mrpm; Tax: 36,2C. No caso acima, após avaliar o significado clínico deste ruído foi estabelecido um cuidado de enfermagem específico para esta situação: Oxigenoterapia. A oxigenoterapia é a administração de oxigênio para aliviar e impedir a hipóxia tecidual do paciente. A equipe de enfermagem adota cuidados ao utilizar os dispositivos para fornecer o oxigênio. Sobre tais dispositivos, marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) A cânula nasal é um dispositivo comum. ( ) A máscara de oxigênio fornece oxigênio seco e aquecido. ( ) O oxigênio é um medicamento que é ajustado apenas com prescrição médica. ( ) A desinfecção da máscara de oxigênio é realizada com álcool a 70%.Opção única. 
(1 Ponto)
V, V, F, F
F, F, V, F
F, V, V, V
V, F, V, F
6.Um paciente com infarto agudo do miocárdio, também portador de DPOC, foi internado em clínica médica com história de pneumonia, apresentando hipertermia (38º C), taquipneico e sinais de insuficiência respiratória. Considerando-se esse caso avalie os procedimentos listados a seguir I. A remoção de secreção das vias aéreas é importante, pois secreções retidas interferem com a troca gasosa. II. A frequência cardíaca do paciente com pneumonia diminui devido à sobrecarga imposta pelo trabalho ventilatório e pela hipertermia. III. A umidificação e a fluidificação da arvore brônquica ajudam a liquefazer as secreções e aliviam a irritação traqueobrônquica. IV. Se o paciente com pneumonia não conseguir tossir para eliminar secreções, ele deve ser encorajado a repousar, até que se sinta em condições de mudar de decúbito e tossir. V. A oxigenoterapia em baixo fluxo é fundamental para o paciente com DPOC, pois aumenta o nível de PO2. São cuidados de enfermagem adequados ao caso apresentado apenas os descritos em Opção única. 
(1 Ponto)
a) II e V.
b) I, III, IV e V.
c) I, II, e V.
d) I, III e V.
e) II, III e IV.
7.A ausculta cardíaca é realizada em pontos do tórax nos quais é captado o ruído das valvas. Esses pontos são chamados de focos de ausculta, que são: Foco Mitral, Foco Tricúspide, Foco Aórtico e Foco Pulmonar. O Foco AÓRTICO localiza-se: Opção única. 
(1 Ponto)
a) No 2º espaço intercostal à direita da linha PARAESTERNAL.
b) No cruzamento entre o 4º espaço intercostal esquerdo e a linha PARAESTERNAL esquerda.
c) No cruzamento do 5º espaço intercostal esquerdo com a linha hemiclavicular.
d) Na base do apêndice xifóide.
e) No segundo espaço intercostal na borda esquerda do esterno
8.O exame físico do sistema respiratório é um meio confiável de reunir os dados essenciais e inclui: inspeção, palpação, percussão e ausculta. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) A inspeção do paciente envolve a verificação da presença ou da ausência de diversos fatores como cianose, respiração laboriosa, diâmetro ântero-posterior do tórax, posição da traquéia e outros. ( ) Na palpação do tórax, o frêmito tátil deverá ser simétrico e estará aumentado quando há aumento de ar por unidade de volume de pulmão, por exemplo na presença de enfisema. ( ) Na percussão, um som timpânico é um ruído de alta tonalidade ouvido quando a asma ou um grande pneumotórax está presente. ( ) Na ausculta com a respiração superficial, há diminuição do movimento do ar através das vias aéreas, e o murmúrio vesicular não se mostra tão audível. Assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada corretamente, de cima para baixo. Opção única. 
(1 Ponto)
a) V, V, F, F.
b) F, V, F, F.
c) V, F, V, V
d) F, F, V, V.
e) V, F, F, F.
9.V.N.S , sexo masculino, 75 anos, viúvo. Internado na clinica cirúrgica com diagnóstico médico traumatismo raqui medular, sofrido há 5 meses por acidente automobilístico seguido perda mobilidade e sensibilidade em MMII. Ao exame físico apresenta-se consciente, orientado e acamado, hidratado, obeso, Mantendo acesso venoso MSD salinizado para antibioticoterapia e SVD (sonda vesical de demora). Durante exame físico realizado pela enfermeira foi observado lesão em região sacral com perda extensa da pele com crosta preta profunda e dano muscular e calcâneo D e E com lesão perda parcial da derme com saída liquido purulento e peri ferida quente e endurecida. Sinais vitais:PA: 120 X 70 mmhg, Fr: 20 rpm, temperatura39° C e FC 90 bpm. Glicemia capilar: 280 mg/dl.
 AGORA RESPONDA: 
a) Quais fatores que afetam a cicatrização em relação história de saúde pregressa do paciente
 b) Classificar as feridas em relação ao grau de contaminação e o tipo de cicatrização. Texto Multilinha. 
(2 Pontos)
Enviar

Outros materiais