Buscar

Penalidades no Registro de Imóveis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Registro de Imóveis
Se houver o descumprimento de algum dever, o registrador está sujeito a processo administrativo disciplinar, a ser aberto pelo Juízo Corregedor competente, que poderá resultar em penalidades.
De acordo com os estudos da disciplina, assinale a alternativa que indica todas as penalidades possíveis:
Nota: 10.0
	A	
Admoestação verbal ou escrita, multa e suspensão de até 30 dias, com direito a recurso.
	B	
Admoestação verbal ou escrita, perda ou suspensão da delegação de até 30 dias, com direito a recurso.
	C	
Multa, suspensão de até 30 dias, perda da delegação.
	D	
Repreensão, multa, suspensão de até 90 dias e perda da delegação.
Você acertou!
Se houver o descumprimento de algum dever, o registrador está sujeito a processo administrativo disciplinar, a ser aberto pelo Juízo Corregedor competente, que poderá culminar nas seguintes penalidades: repreensão, multa, suspensão de até 90 dias e perda da delegação.
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 107-108.
	E	
Repreensão, multa e suspensão de até 90 dias, sem direito a recurso.
Questão 2/10 - Registro de Imóveis
Averbação, registro e anotação são os atos jurídicos atribuídos ao registrador. Acerca deles, de acordo com os estudos da disciplina, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	A	A averbação consiste em realizar remissões recíprocas dos registros e anotações em seus livros.
	B	
O registro consiste em ato acessório, utilizado para modificações menores que afetem de alguma maneira os direitos reais constituídos na tábua registral.
	C	
A anotação consiste na prenotação de atos de averbação e de registro, sendo transitória e extinta com a realização do ato principal.
	D	
O ato de registro, na maioria das vezes, trata da alteração da titularidade do direito real.
As averbações, regra geral, não alteram a titularidade do direito real, pois tratam da extinção de ônus (baixa de penhora, por exemplo), constituição, alterações ou dissolução do vínculo conjugal (casamento do titular do direito, separação e divórcio etc.). Os atos averbáveis estão previstos no art. 167, inciso II da Lei de Registros Públicos, mas, conforme o art. 246, eles não esgotam o rol das possibilidades dos atos averbáveis, podendo o interessado averbar alterações que, de qualquer modo, interessem aos direitos reais constituídos na tábua registral. Apesar de se apresentar como ato acessório (sendo o ato principal o registro), não é menos importante, pois abrange situações que podem influenciar diretamente o direito real.
 
O ato de registro, ao contrário, na maioria das vezes, trata da alteração da titularidade do direito real. Registro é “o assento que tem por finalidade escriturar os atos translativos ou declaratórios da propriedade imóvel e os constitutivos de direitos reais”. O rol de suas possibilidades é exaustivo, não podendo ir além daquelas previstas no art. 167, inciso I da Lei de Registros Públicos.
 
A anotação consiste em realizar remissões recíprocas dos registros e averbações em seus livros. A anotação não é utilizada na matrícula nem no registro auxiliar (livro 3). Sua utilização se dá nos indicadores, real e pessoal, e no livro protocolo.
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 100-101.
	E	
Os atos averbáveis são somente aqueles expressamente arrolados no dispositivo pertinente da Lei de Registros Públicos.
Questão 3/10 - Registro de Imóveis
Marinei Cogra realizou uma compra e venda de imóvel, com escritura pública lavrada em Tabelionato de Notas. Para se tornar proprietária de pleno direito, com eficácia erga omnes (perante todos), deseja registrar no ofício de registro de imóveis competente.
Ela apresentou a escritura pública somente para exame de exigências e cálculo de emolumentos.
Com base nessa situação, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
O título apresentado por Marinei não será prenotado, portanto, não gera os efeitos decorrentes do princípio da prioridade.
Você acertou!
Como regra, todos os títulos apresentados a registro são prenotados, conforme o art. 182 da Lei de Registros Públicos.
Porém, a apresentação do título somente exame de exigências e cálculo de emolumentos, como previsto no parágrafo único do art. 12 da Lei n. 6.015/1973, não recebe prenotação; não há acesso ao Livro Protocolo, portanto, não é gerado qualquer efeito decorrente do princípio da prioridade.
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 124.
	B	
Embora a apresentação do título por Marinei não receba acesso ao Livro Protocolo, ela gera os efeitos decorrentes do princípio da prioridade.
	C	
Todos os títulos apresentados no Registro de Imóveis são prenotados no Livro Protocolo, que é a porta de entrada do título causal, portanto, o título apresentado por Marinei terá desde logo os efeitos da publicidade e da prioridade.
	D	
A prenotação do título apresentado por Marinei receberá os seguintes dados: número de ordem; data de apresentação do título; nome do apresentante; natureza do título; atos formalizados pelo registrador.
	E	
O título apresentado por Marinei, se legal e plenamente válido, será registrado imediatamente.
Questão 4/10 - Registro de Imóveis
O Livro de Protocolo “é a porta de entrada do título causal e, por conta deste livro, dos princípios da prioridade e da publicidade, o detentor do direito real já encontra proteção da oponibilidade erga omnes, marca do direito real”. 
Fonte: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Segundo os estudos da disciplina e a Lei de Registros Públicos, todos os títulos levados a registro serão prenotados no Livro Protocolo, garantindo a aplicação do princípio do(a):
Nota: 10.0
	A	Exclusividade.
	B	
Direito real.
	C	
Prioridade.
Você acertou!
Segundo a Lei de Registros Públicos, todos os títulos levados a registro serão prenotados no Livro Protocolo, garantindo a aplicação do princípio da prioridade.
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 123-124.
	D	
Prenotação real.
	E	
Fé pública.
Questão 5/10 - Registro de Imóveis
Acerca dos livros existentes no registro de imóveis atualmente, associe a primeira coluna (número dos livros) à segunda coluna (nome dos livros). 
Coluna 1:
( ) Livro nº 1.
( ) Livro nº 2.
( ) Livro nº 3.
( ) Livro nº 4.
( ) Livro nº 5. 
Coluna 2:
a) Indicador Real.
b) Registro Auxiliar.
c) Protocolo.
d) Registro Geral.
e) Indicador Pessoal.
Assinale a alternativa com a associação correta:
Nota: 0.0
	A	
c, d, b, a, e.
Art. 173 da Lei 6.015/1973 – “Haverá, no Registro de Imóveis, os seguintes livros:
I - Livro nº 1 - Protocolo;
II - Livro nº 2 - Registro Geral;
III - Livro nº 3 - Registro Auxiliar;
IV - Livro nº 4 - Indicador Real;
V - Livro nº 5 - Indicador Pessoal.”
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 123-137.
	B	
d, b, c, e, a.
	C	
c, a, e d, b.
	D	
d, c, b, a, e.
	E	
d, a, b, e, c.
Questão 6/10 - Registro de Imóveis
Acerca dos livros existentes no registro de imóveis atualmente, associe a primeira coluna (livros) à segunda coluna (breve descrição). 
Coluna 1:
1) Livro nº 1 - Protocolo.
2) Livro nº 2 - Registro Geral.
3) Livro nº 3 - Registro Auxiliar.
4) Livro nº 4 - Indicador Real.
5) Livro nº 5 - Indicador Pessoal.
 
Coluna 2:
A) É o repositório de todos os imóveis que figurarem nos demais livros, devendo conter sua identificação, referência aos números de ordem dos outros livros e anotações necessárias. Ele facilita o trabalho diário da serventia, seja para a emissão de certidões, seja para a qualificação registral dos títulos.
B) Nele são registradas e averbadas as
diversas mutações jurídicas dos direitos reais. Cada matrícula que nele se encontra representa um único imóvel.
C) Nele são anotados todos os nomes que figuram nos demais livros. Sua finalidade consiste em oferecer um elemento alternativo de busca, bem como de controle para a localização de bens que integram o patrimônio de determinada pessoa.
D) É a porta de entrada do título causal e, por conta deste livro, dos princípios da prioridade e da publicidade, o detentor do direito real já encontra proteção da oponibilidade erga omnes, marca do direito real
E) É destinado ao registro dos atos que, sendo atribuídos ao Registro de Imóveis por disposição legal, não digam respeito diretamente a imóvel matriculado.
Assinale a alternativa com a associação correta:
Nota: 0.0
	A	
1-C; 2-B; 3-E; 4-A; 5-D.
	B	
1-A; 2-B; 3-C; 4-E; 5-D.
	C	1-D; 2-B; 3-E; 4-A; 5-C
No Registro de Imóveis, há os seguintes livros conforme a lei federal:
Livro nº 1 – Protocolo: é a porta de entrada do título causal e, por conta deste livro, dos princípios da prioridade e da publicidade, o detentor do direito real já encontra proteção da oponibilidade erga omnes, marca do direito real.
Livro nº 2 - Registro Geral: nele são registradas e averbadas as diversas mutações jurídicas dos direitos reais. Cada matrícula que nele se encontra representa um único imóvel.
Livro nº 3 - Registro Auxiliar: é destinado ao registro dos atos que, sendo atribuídos ao Registro de Imóveis por disposição legal, não digam respeito diretamente a imóvel matriculado.
Livro nº 4 - Indicador Real: é o repositório de todos os imóveis que figurarem nos demais livros, devendo conter sua identificação, referência aos números de ordem dos outros livros e anotações necessárias. Ele facilita o trabalho diário da serventia, seja para a emissão de certidões, seja para a qualificação registral dos títulos.
Livro nº 5 - Indicador Pessoal: nele são anotados todos os nomes que figuram nos demais livros. Sua finalidade consiste em oferecer um elemento alternativo de busca, bem como de controle para a localização de bens que integram o patrimônio de determinada pessoa.
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 123-137.
	D	
1-C; 2-B; 3-A; 4-D; 5-E.
	E	
1-D; 2-A; 3-E; 4-B; 5-C.
Questão 7/10 - Registro de Imóveis
Registro é, nas palavras de João Batista Galhardo, “o assento que tem por finalidade escriturar os atos translativos ou declaratórios da propriedade imóvel e os constitu[tiv]os de direitos reais”. 
Citado por: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Já os títulos passíveis de registros estão consignados no art. 167, inciso I da Lei de Registros Públicos. Segundo este dispositivo, assinale os itens que contemplam somente atos passíveis de registro:
I. sentenças declaratórias de usucapião; transferência de dinheiro ou bem a sociedade empresarial, quando integrar quota social.
II. instituição de bem de família; penhoras, arrestos e sequestros de imóveis.
III. citações de ações reais ou pessoais reipersecutórias, relativas a imóveis; compra e venda pura ou condicional.
Entre os citados, são passíveis de registro somente os atos em:
Nota: 0.0
	A	
I e II.
	B	
I.
	C	
II.
	D	II e III.
O único ato incorreto é “transferência de dinheiro ou bem a sociedade empresarial, quando integrar quota social”, mesmo porque se trata de bem não imóvel — não sendo necessário memorizar todos os atos, mas entender que aquilo que é passível de registro se trata, em suma, de relevante alteração ou possibilidade de modificação da situação da propriedade. 
Referido artigo da Lei de Registros Públicos traz a relação dos 40 títulos:
“Art. 167 - No Registro de Imóveis, além da matrícula, serão feitos.
I - o registro:
1) da instituição de bem de família;
2) das hipotecas legais, judiciais e convencionais;
3) dos contratos de locação de prédios, nos quais tenha sido consignada cláusula de vigência no caso de alienação da coisa locada;
4) do penhor de máquinas e de aparelhos utilizados na indústria, instalados e em funcionamento, com os respectivos pertences ou sem eles;
5) das penhoras, arrestos e seqüestros de imóveis;
6) das servidões em geral;
7) do usufruto e do uso sobre imóveis e da habitação, quando não resultarem do direito de família;
8) das rendas constituídas sobre imóveis ou a eles vinculadas por disposição de última vontade;
9) dos contratos de compromisso de compra e venda de cessão deste e de promessa de cessão, com ou sem cláusula de arrependimento, que tenham por objeto imóveis não loteados e cujo preço tenha sido pago no ato de sua celebração, ou deva sê-lo a prazo, de uma só vez ou em prestações;
10) da enfiteuse;
11) da anticrese;
12) das convenções antenupciais;
13) das cédulas de crédito rural;
14) das cédulas de crédito, industrial;
15) dos contratos de penhor rural;
16) dos empréstimos por obrigações ao portador ou debêntures, inclusive as conversíveis em ações;
17) das incorporações, instituições e convenções de condomínio;
18) dos contratos de promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de unidades autônomas condominiais a que alude a Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, quando a incorporação ou a instituição de condomínio se formalizar na vigência desta Lei;
19) dos loteamentos urbanos e rurais;
20) dos contratos de promessa de compra e venda de terrenos loteados em conformidade com o Decreto-lei nº 58, de 10 de dezembro de 1937, e respectiva cessão e promessa de cessão, quando o loteamento se formalizar na vigência desta Lei;
21) das citações de ações reais ou pessoais reipersecutórias, relativas a imóveis;
22) (Revogado pela Lei nº 6.850, de 1980)
23) dos julgados e atos jurídicos entre vivos que dividirem imóveis ou os demarcarem inclusive nos casos de incorporação que resultarem em constituição de condomínio e atribuírem uma ou mais unidades aos incorporadores;
24) das sentenças que nos inventários, arrolamentos e partilhas, adjudicarem bens de raiz em pagamento das dívidas da herança;
25) dos atos de entrega de legados de imóveis, dos formais de partilha e das sentenças de adjudicação em inventário ou arrolamento quando não houver partilha;
26) da arrematação e da adjudicação em hasta pública;
27) do dote;
28) das sentenças declaratórias de usucapião;
29) da compra e venda pura e da condicional;
30) da permuta;
31) da dação em pagamento;
32) da transferência, de imóvel a sociedade, quando integrar quota social;
33) da doação entre vivos;
34) da desapropriação amigável e das sentenças que, em processo de desapropriação, fixarem o valor da indenização;
35) da alienação fiduciária em garantia de coisa imóvel.
36). da imissão provisória na posse, quando concedida à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou às suas entidades delegadas, e respectiva cessão e promessa de cessão;
37) dos termos administrativos ou das sentenças declaratórias da concessão de uso especial para fins de moradia;
38) (VETADO)
39) da constituição do direito de superfície de imóvel urbano;
40) do contrato de concessão de direito real de uso de imóvel público.
41) da legitimação de posse;
42) da conversão da legitimação de posse em propriedade, prevista no art. 60 da Lei no 11.977, de 7 de julho de 2009;
43)da Certidão de Regularização Fundiária (CRF);
44) da legitimação fundiária.”
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 94-97.
	E	
III.
Questão 8/10 - Registro de Imóveis
Daniele Porche recebeu de herança um imóvel na praia de seu tataravô Márcio Porche. Na etapa final dos trâmites legais para a formalização da transferência, ela enfim apresentou o formal de partilha para registro no ofício de registro de imóveis competente.
Uma hora depois, sem o conhecimento de Daniele, apareceu no
mesmo registro de imóveis o senhor Márcio Gabriel, com uma escritura pública de compra e venda do mesmo imóvel, na qual se evidencia que Márcio Gabriel comprou a propriedade de Márcio Porche.
Ambos os títulos são legalmente válidos e aptos a transferência.
Considerando os estudos da disciplina, independentemente de possíveis discussões judiciais futuras, assinale a alternativa correta sobre de quem será a propriedade do imóvel:
Nota: 10.0
	A	
O imóvel será registrado para Márcio Gabriel, pois anterior à morte e, portanto, anterior ao formal de partilha apresentado por Daniele.
	B	
O imóvel será registrado para Daniele Porche, porque o formal de partilha é título mais atual do que a escritura pública de Márcio Gabriel.
	C	
Um dos interessados, ou o próprio registrador, deverá invocar a decisão do caso por arbitragem.
	D	
O imóvel será registrado para Márcio Gabriel, porque seu título é anterior e, ainda, porque foi apresentado até o mesmo dia do outro título. Se fosse apresentado posteriormente, o imóvel seria registrado para Daniele.
	E	
O imóvel será registrado para Daniele Porche, uma vez que seu título foi levado a registro antes daquele de Márcio Gabriel.
 
Você acertou!
Embora aparentemente complicada a situação, a resposta é muito simples e amplamente estudada na disciplina, porque diz respeito à prenotação e ao princípio da prioridade.
 
Pelo princípio da prioridade, em caso de incompatibilidade de direitos, “podemos citar a existência de dois negócios jurídicos nos quais o proprietário vendeu a diferentes pessoas a propriedade do imóvel. O primeiro adquirente que ingressar no fólio real terá acolhido seu direito, enquanto o segundo título será excluído”.
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 67,123-125.
Questão 9/10 - Registro de Imóveis
Sobre a atuação dos registradores imobiliários, leia o texto a seguir:
 “A ausência de regulamentação contribuiu para a estadualização da regulamentação organizacional e mesmo das atribuições dos registradores.” 
Fonte: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Sobre o tema, analise as afirmativas:
I. As atribuições dos registradores estão fixadas no art. 1º da Lei 6.015/1973: eles conferem “autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos”.
II. O ofício essencial dos registradores é proceder à guarda fiel e permanente das mutações jurídico-reais sobre os imóveis.
III. As normas estaduais se adaptaram à Lei 6.015/1973, agregando as especificidades de cada local.
IV. As normas estaduais revogam a lei federal no que é necessário, a fim de definir o registrador imobiliário de acordo com cada unidade federativa.
 
Está correto somente o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	
I e II.
	B	
I, II e III.
Você acertou!
As atribuições dos registradores estão fixadas no art. 1º da Lei 6.015/1973: eles conferem “autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos”. As normas estaduais se adaptaram a essa lei, agregando as especificidades de cada local.
O ofício essencial dos registradores é proceder à guarda fiel e permanente das mutações jurídico-reais sobre os imóveis, conferindo publicidade e os efeitos dela decorrentes aos negócios jurídicos ali inscritos.
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 93.
	C	
I, II e IV.
	D	
II e III.
	E	
I e III.
Questão 10/10 - Registro de Imóveis
Considere os casos e assinale a alternativa correta.
Primeiro caso: Umberto Teodoro realizou um loteamento no seu imóvel de 2 mil quilômetros quadrados e agora levou a documentação a registro no ofício de registro de imóveis.
Segundo caso: O juiz da comarca de Ubatuba/SP, em sentença proferida em processo sobre usucapião, determinou que o oficial de registro de imóveis registre como proprietário de determinada casa o senhor Carlos.
Nota: 10.0
	A	
O registrador fará a qualificação registral no primeiro caso, mas registrará o título independentemente de qualificação registral no segundo caso.
	B	
O registrador registrará o título independentemente de qualificação registral no primeiro caso, e fará a qualificação registral no segundo caso.
	C	
Em ambos os casos, o registrador fará a qualificação registral.
Você acertou!
A qualificação atinge tanto os títulos emanados da autoridade judiciária quanto os títulos extrajudiciais. Portanto, mesmo com sentença mandatória, o registrador fará a qualificação registral.
 
Ambos os casos são de competência do registro de imóveis.
 
Referência: CASTRO, Lucas Fernando de. Registro de Imóveis. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 151.
	D	
Em ambos os casos, o registrador registrará o título independentemente de qualificação registral.
	E	
O primeiro caso não é de competência do registro de imóveis, enquanto que o segundo caso passará por qualificação registral e, se tiver todos os requisitos, será registrado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando