Buscar

licenciatura em foco prova 4 discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na formação de professores existe uma necessidade de ampliação do trabalho de autoria. Com essa característica, professores e estudantes passam a ser autores de produção científica e materiais didáticos. Entretanto, a produção de autoria é um caminho ainda pouco aproveitado no ambiente escolar. Nesse contexto, descreva três estratégias que estimulem a formação e o trabalho docente pautados na autoria.
Resposta esperada
O coordenador de escola também pode ser orientador e organizador da acolhida de professores novos. Deve orientar para que os professores novos possam se inserir no ambiente escolar e propor ações didáticas dentro da perspectiva e das práticas já consolidadas no ambiente escolar. O professor é um exemplo de espírito pesquisador quando suas ações demonstram interesse pela pesquisa e reflexão. O professor, ao utilizar modelos de ações didáticas já desenvolvidas por estudantes de anos anteriores, está estimulando seus estudantes a superarem os objetivos já alcançados nestas estratégias didáticas. A busca por ações didáticas, que tragam elementos para surpreender, contribuirá para o estímulo da autoria e da criatividade. A produção de materiais próprios adaptados às necessidades locais, com base na percepção do professor de suas turmas, também é uma produção de saberes que estimulará a autoria. Orientar os estudantes à produção e à publicação de algum artigo ou material didático. Ir em busca de informações sobre teorias e práticas pedagógicas. Buscar material publicado sobre alguma área de interesse de trabalho do professor. Construir ações didáticas que envolvam os estudantes e os façam se valorizar como próprios produtores de saberes coletivos.
Minha resposta
O coordenador de escola também pode ser orientador e organizador da acolhida de professores novos. Deve orientar para que os professores novos possam se inserir no ambiente escolar e proporções didáticas dentro da perspectiva e das práticas já consolidadas no ambiente escolar. O professor é um exemplo de espírito pesquisador quando suas ações demonstram interesse pela pesquisa e reflexão. O professor, ao utilizar modelos de ações didáticas já desenvolvidas por estudantes de anos anteriores, está estimulando seus estudantes a superarem os objetivos já alcançados nestas estratégias didáticas. A busca por ações didáticas, que tragam elementos para surpreender, contribuirá para o estímulo da autoria e da criatividade. A produção de materiais próprios adaptados às necessidades locais, com base na percepção do professor de suas turmas, também é uma produção de saberes que estimulará a autoria. Orientar os estudantes à produção e à publicação de algum artigo ou material didático. Ir em busca de informações sobre teorias e práticas pedagógicas. Buscar material publicado sobre alguma área de interesse de trabalho do professor. Construir ações didáticas que envolvam os estudantes e os façam se valorizar como próprios produtores de saberes coletivos.
2Todos têm o direito à educação. Lidar com as diferenças em sala de aula, respeitando a individualidade de cada sujeito sem fazê-lo se sentir diferente ou excluído é um dos grandes desafios do professor. Como pensar numa educação levando em consideração as relações e as interconexões recíprocas que ocorrem entre os diferentes sujeitos? Disserte sobre essa questão.
Resposta esperada
Devemos conduzir uma educação que entenda o aluno em seu processo individual, ou seja, seu contexto, sua cultura, seu ambiente e suas dificuldades específicas, considerando as formas diferentes que se expressam grupos de convívio, formando uma consciência coletiva. Nesse sentido, os pensadores da área ressaltam que devemos entender o sujeito na ambiguidade do individual e do coletivo, respeitando as formas diferentes que se expressam nos contextos e de como convivem.
Minha resposta
devemos conduzir uma educação que entenda o aluno em seu processo individual, ou seja, seu contexto, sua cultura, seu ambiente e suas dificuldades específicas, considerando as formas diferentes que se expressam grupos de convívio, formando uma consciência coletiva. Nesse sentido, os pensadores da área ressaltam que devemos entender o sujeito na ambiguidade do individual e do coletivo, respeitando as formas diferentes que se expressam nos contextos e de como convivem.

Continue navegando