Buscar

Atividade elétrica do coração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO
· O coração não depende do sistema nervoso para realizar as contrações, mas este auxilia aquele.
· O coração possui um sistema intrínseco capaz de gerar impulsos elétricos para que haja a contração; sistema especial que gera impulsos elétricos rítmicos e condução dos impulsos para todo o tecido cardíaco.
· Nó sinoatrial -> via interatrial/internodais -> nó atrioventricular -> feixe de his (direito e esquerdo) -> fibras de purkinje PROVA
· Nó sinoatrial: faz parte do sistema de condução; sua principal função está na geração rítmica do passo cardíaco (marcapasso); é autoexcitável; faz parte do sistema de condução mas sua principal função é a geração; caso o nodo sinoatrial apresentar algum problema, existe outro elemento que pode assumir esse papel? sim, o nó atrioventricular e as fibras de purkinje.
· Pq apenas o nó sinoatrial gera o ritmo/frequência cardíaca? Na atividade das células marcapasso não se observa potencial de repouso porque estas células estão sempre se despolarizando, graças à entrada lenta de Na+ através de um canal catiônico sempre aberto. Graças ao platô que acontece a contração. a célula cardíaca do nodo sinoatrial dispara com qualquer estímulo, e ela praticamente não tem tempo de repouso por estarem sempre despolarizando em detrimento da entrada lenta de sódio. nas células do nodo sinoatrial há entrada lenta e constante de sódio pois existem canais de sódio que não se fecham (como não fecha, sempre está entrando sódio, sempre está gerando potencial de forma rítmica e ela não tem tempo para repouso); além disso, há maior concentração de Na+ extracelular em relação às demais células; a despolarização é gerada pela entrada de cálcio (principalmente). ISSO EXPLICA A GERAÇÃO RÍTMICA CARDÌACA.
· As junções comunicantes de gap estão nas células e garantem que a câmara inteira se contraia ao mesmo tempo; ela é responsável por enviar o impulso elétrico rapidamente.
· Os ventrículos e átrios não se contraem ao mesmo tempo pois não há comunicação entre as células musculares de cada um. o que faz o átrio contrair são as junções comunicantes; o que faz com que o ventrículo contraia é o atraso.
· O nó sinoatrial cria o impulso elétrico -> as fibras interatriais enviam informações para o átrio esquerdo -> o átrio contrai ao mesmo tempo graças as junções de gap -> as fibras internodais enviam informações para o nodo atrioventricular ele gera um pequeno atraso do estímulo que chega do nó sinoatrial por possuir uma quantidade menor de junções comunicantes, o que acaba por atrasar a propagação do impulso elétrico.

Continue navegando