Buscar

Atividade 1- Fisiologia do Exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da Unidade, verificamos que o exercício pode ser visto simplesmente como uma condição que exige contrações repetidas ou prolongadas do músculo esquelético, promove adaptações agudas ou crônicas, depende da aptidão e do treinamento, e que de acordo com a intensidade terá predomínio de fontes energéticas diferentes para se manter em exercício, fontes energéticas estas que dependem de reações químicas diferentes, mas subsequentes em todo o trabalho celular das estruturas envolvidas, vimos que ao longo das reações os macronutrientes são utilizados com a finalidade de alimentar o processo, e cada um deles possuem o seu valor calórico e químico diferente, entender como a intensidade do exercício pode solicitar mais um do que o outro é de grande importância para o profissional da área, e medir o gasto energético basal e total faz toda diferença para elaborar um programa de resultados e eficiência no treinamento do indivíduo. 
Sendo assim, pede-se para que o estudante: 
- Descreva as vias metabólicas que fornecem energia para as funções do organismo, explique as diferenças entre cada uma delas. 
- Descreva a importância de cada macronutriente no processo, quanto cada um é utilizado. 
- Descreva qual a importância de calcular a taxa metabólica basal e o gasto energético total do indivíduo para elaborar seu treinamento. 
 Referência 
HOWLEY, E. T.; POWERS, S. K. Fisiologia do Exercício - Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. Manole, 2014. ? 
Resposta:
A energia pode ser definida como a qual o corpo necessita e que se obtém a partir das ligações químicas ou a partir da quebra dessas ligações químicas. Há três vias metabólicas que são: sistema fosfagênio, sistema glicolítico e sistema aeróbio. 
A primeira surge a partir da quebra da molécula de ATP (adenosina trifosfato) disponibilizando energia por meio da liberação de um fosfato inorgânico de sua cadeia. Também poderá ser feito um efeito reverso onde a fosfocreatina tem uma cadeia de fosfato de alta energia, decompondo-se na presença da enzima creatina fosfoquinase, fazendo com que a energia liberada será utilizada novamente numa molécula de ATP a partir de uma ADP (adenosina difosfato). Reação anaeróbia alática não produz resíduo na reação.
A segunda via vem da glicose oriunda do excesso de nutrientes é armazenada no músculo e no fígado, onde esse substrato em excesso se nomeia glicogênio e será recorrido quando precisamos fornecer mais energia ao movimento. A glicogenólise anaeróbia é um dos principais fornecedores de ATP durante as atividades de alta e média intensidade e curta duração. Reação anaeróbia lática por produzir um resíduo dessa reação como por exemplo o lactato. 
A terceira via vem do Ciclo de Krebs onde pega o substrato do sistema glicolítico chamado de piruvato que adentra a mitocôndria da molécula começando o ciclo de krebs. Ele será utilizado pelo nosso corpo quando as primeiras duas vias descritas tiverem sido utilizadas quase toda a sua produção de ATP, e quando for um exercício de resistência como por exemplo o endurance para que se tenha energia suficiente para suportar as atividades que duram algumas horas, dependendo dessa forma de todas as vias metabólicas trabalhando em conjunto tanto para a quebra de moléculas para o fornecimento de energia quanto na ressíntese para promover a continuação do fornecimento da energia. 
Os macronutrientes utilizados são a glicose, lipídeos e aminoácidos. 
A glicose é o mais utilizada no metabolismo do músculo, o glicogênio é constituído por uma proteína interna na qual as moléculas de glicose são anexadas.
Os lipídeos utilizados são o glicerol. 
Os aminoácidos utilizados possuem átomos de nitrogênio que serão importantes na fase de ressíntese no anabolismo. 
A taxa metabólica basal é de suma importância para calcularmos qual a quantidade de calorias gastas para o corpo de um individuo manter-se vivo , apenas a contar as suas funções vitais, dessa forma saberemos quanto aquele homem ou mulher precisam de calorias no seu dia a dia e se o mesmo for um esportista quanto a mais deverá ser ingerido para fazer o seu planejamento nutricional e atender as necessidades daquele corpo humano. 
O gasto energético total se refere ao exercício físico, isto é, qual o tipo de exercício físico que o paciente irá praticar e a proporção do tempo de exercício que será realizado por ele. Sabendo que há diferença no cálculo entre homens e mulheres, o tipo de atividade física a ser realizada e quanto tempo.

Outros materiais