Buscar

Atividade 3 - Fisiologia do Exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta:
Importância dos princípios do treinamento e dos testes físicos
 
Para uma prescrição correta e segura de exercícios, que possibilite atingir o objetivo visado pelo aluno, é fundamental considerar inúmeros aspectos relacionados ao treinamento, como as variáveis e os princípios do treinamento. Além disso, diversos testes físicos são utilizados para auxiliar no planejamento dos exercícios, informando sobre as características particulares de cada indivíduo. Eles podem ser realizados de forma direta ou indireta, sendo eles máximos e submáximos, e predizendo, assim, o resultado para, em seguida, ser feita sua comparação com os parâmetros existentes na literatura. Tendo isso claro, as cargas de treinamento podem ser adaptadas para as características físicas, especificidades de treinamento e os princípios básicos do treinamento desportivo podem ser respeitados.
Diante disso, respeitando o princípio da individualidade biológica, desenvolva uma prescrição de treinamento pautada nos resultados de testes físicos voltados à saúde e elabore um planejamento de treinamento físico com duas etapas: a primeira, com uma atividade cardiorrespiratória, e a outra de treinamento resistido, levando em consideração um adulto de 40 anos, com composição corporal de obesidade e com perfil sedentário. Indique quais testes seriam necessários para uma boa e segura prescrição.
Resposta:
O princípio da individualidade biológica significa que devemos aplicar estímulos para diferentes elementos da mesma espécie, isto é, como cada ser humano reage de uma maneira a um tipo de estímulo deveremos respeitar as condições de cada individuo. 
No caso acima, podemos ver que é um individuo com seus 40 anos, com obesidade e sedentário, o teste submáximo seria o mais indicado para não o levar até a exaustão. Seria realizado dois tipos de teste o ergômetro da esteira de Balke, Bruce e Ebbeling, onde o teste pode ser interrompido se no caso for averiguado a pressão arterial ou frequência cardíaca ficando acima do esperado. Também será aplicado o teste de campo, onde será solicitado que o paciente faça alguns exercícios para verificar a sua mobilidade, pontos de dor, posição de coluna, extensão e flexão.
Por essa razão, é importante que o paciente esteja ciente do seu nível de cansaço, para analisar via a escala de Borg se aquele exercício está muito exaustivo, muito fácil, cansativo etc. Importante salientar que a frequência cardíaca em indivíduos sedentários poderá aumentar de forma desproporcional. 
O exercício resistido é o mais indicado para o paciente por aumentar a força dos músculos com o levantamento de peso ou uso de faixa elástica. Será recomendado no início praticar pelo menos três vezes na semana, para os músculos ficarem mais fortes e capazes de trabalharem por mais tempo. Como há o sobrepeso e sedentarismo a melhor planilha de treinamento para este paciente seria:
1. Caminhada de 10 minutos para o aquecimento;
2. Alongar todos os grupamentos do corpo;
3. Remada com halteres (parte superior das costas) 8 a 10 repetições, 2 séries;
4. Extensão de perna sentado caso não consiga fazer o meio agachamento (músculo das coxas), 8 a 10 repetições, 2 séries;
5. Rosca direta bíceps, 8 a 10 repetições, 2 séries;
6. Flexão de perna (músculos posteriores da coxa), 8 a 10 repetições, 2 séries;
7. Extensão cruzada em pé, 8 a 10 repetições, 2 séries;
8. Remada membros superiores, 8 a 10 repetições, 2 séries; 
9. Abdominal Curl up, 8 a 10 repetições, 2 séries;
10. Alongamento;
11. Caminhada de 15 – 20 minutos para encerrar o treino.

Continue navegando

Outros materiais