Buscar

O CÁLCULO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O CÁLCULO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
James Stewart (2013, p. 07), grande referência para o ensino de cálculo nas universidades define o cálculo diferencial e integral como:
[...] Na realidade, poderíamos definir o cálculo como o ramo da matemática que trata de limites.
Depois de inventar sua versão de cálculo, Sir Isaac Newton usou-a para explicar o movimento dos planetas em torno do Sol. Hoje, o cálculo é usado na determinação de órbitas de satélites e naves espaciais, na predição do tamanho de uma população, na estimativa de quão rápido os preços do petróleo subem ou caem, na previsão do tempo, na medida do fluxo sanguíneo que sai do coração, no cálculo dos prêmios dos seguros de vida e em uma grande variedade de outras áreas.
Ou seja, o cálculo é um conhecimento de grande utilidade para diversas profissões e, dentre elas, a engenharia de produção.
O ensino de cálculo dentro da grade curricular de engenharia de produção, principalmente no início, tem a função de ensinar conceitos matemáticos bases que serão utilizados durante todo o curso em disciplinas mais específicas. Por mais que não sejam imediatamente aplicados na engenharia de produção, tais conceitos são essenciais para desenvolver o pensamento crítico e um raciocínio lógico e matemático, expandindo nossa capacidade de resolver problemas e criar projetos inovadores, onde o engenheiro atua transformando, melhorando, modificando e trazendo diversas inovações e novos produtos para a sociedade. 
Um exemplo são as empresas que trabalham com produção metalúrgica e necessitam, regularmente, fazer o controle térmico de seus processos e garantir a limitação das temperaturas em cada etapa da produção, onde é o profissional de engenharia de produção responsável por realizar todos os cálculos necessários e garantir tal funcionamento. 
Dentre as etapas do estudo desse comportamento de temperatura, é necessário fazer um levantamento de dados e elaborar uma curva de função, para gerar limites entre temperaturas máximas e mínimas. Há também o cálculo da área útil da curva em função dos maquinários utilizados, feito através do cálculo de uma integral.
Portanto podemos perceber como o cálculo é flexível e, através de seu pleno conhecimento, o engenheiro de produção “tem nas mãos” uma ferramenta de extrema importância para a análise e resolução de seus problemas e projetos.
REFERÊNCIAS
LUSTOSA, L. J.; RAUPP, F. M. P. Aplicações matemáticas em engenharia de produção. Disponível em: < https://impa.br/wp-content/uploads/2017/04/30CBM_01.pdf >. Acesso em: nov. 2019;
STEWART, J. Uma apresentação do cálculo. In: ___ . Cálculo: volume 1. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 07;
TOLEDO PRUDENTE. Engenharia de produção e a tão famosa matemática. Disponível em: < http://hs.toledoprudente.edu.br/blog-engenharia-de-producao/engenharia-de-produ%C3%A7%C3%A3o-e-a-t%C3%A3o-famosa-matem%C3%A1tica>. Acesso em: nov. 2019.

Continue navegando