Buscar

PROVA PSICOPATOLOGIA 1

Prévia do material em texto

PROVA PSICOPATOLOGIA 1
2.MARQUE A ALTERNATIVA QUE MELHOR DEFINE O CONCEITO BÁSICO DE ANSIEDADE.
Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
A - estado de humor confortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Inclui manifestações somáticas.
B - estado de humor desconfortável, apreensão positiva em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Inclui manifestações somáticas
C - estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Inclui manifestações somáticas
D - estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna agradável. Inclui manifestações somáticas
E - estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Não inclui manifestações somáticas
3.SELECIONE A ALTERNATIVA QUE MELHOR DEFINE AGORAFOBIAR equer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
A - o medo e a angústia relacionam-se a um conglomerado de pessoas (em supermercados, shopping centers, congestionamento no trânsito, entre outros lugares) em espaços amplos ou em locais de onde possa ser difícil escapar ou onde o auxílio ou a presença de pessoas próximas não seja rapidamente acessível, têm frequentemente crises de medo, que chegam ao pânico quando estão fora de casa, em um congestionamento, em uma ponte ou túnel, em meio a uma multidão, em um estádio de futebol, em um grande supermercado, no cinema ou no teatro.
B – não tem medo e nem angústia relacionam-se a um conglomerado de pessoas (em supermercados, shopping centers, congestionamento no trânsito, entre outros lugares) em espaços amplos ou em locais de onde possa ser difícil escapar ou onde o auxílio ou a presença de pessoas próximas não seja rapidamente acessível, não têm frequentemente crises de medo, nunca chegam ao pânico quando estão fora de casa, em um congestionamento, em uma ponte ou túnel, em meio a uma multidão, em um estádio de futebol, em um grande supermercado, no cinema ou no teatro.
C - o medo e a angústia relacionam-se a um conglomerado de pessoas (em supermercados, shopping centers, congestionamento no trânsito, entre outros lugares) em espaços amplos ou em locais de onde possa ser fácil escapar ou onde o auxílio ou a presença de pessoas próximas seja rapidamente acessível, têm frequentemente crises de medo, que chegam ao pânico quando estão fora de casa, em um congestionamento, em uma ponte ou túnel, em meio a uma multidão, em um estádio de futebol, em um grande supermercado, no cinema ou no teatro.
D - o medo e a angústia não estão presentes relacionam-se a um conglomerado de pessoas (em supermercados, shopping centers, congestionamento no trânsito, entre outros lugares) em espaços amplos ou em locais de onde possa ser difícil escapar ou onde o auxílio ou a presença de pessoas próximas não seja rapidamente acessível, não têm frequentemente crises de medo, que chegam ao pânico quando estão fora de casa, em um congestionamento, em uma ponte ou túnel, em meio a uma multidão, em um estádio de futebol, em um grande supermercado, no cinema ou no teatro.
E – sente-se bem em locais a um conglomerado de pessoas (em supermercados, shopping centers, congestionamento no trânsito, entre outros lugares) em espaços amplos ou em locais de onde possa ser difícil escapar ou onde o auxílio ou a presença de pessoas próximas não seja rapidamente acessível, consegue controlar frequentemente crises de medo, em um congestionamento, em uma ponte ou túnel, em meio a uma multidão, em um estádio de futebol, em um grande supermercado, no cinema ou no teatro.
4.ESCOLHA A MELHOR ALTERNATIVA QUE DEFINE TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADARequer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
A - Caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos excessivos, na maior parte dos dias, por vários meses. A pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, permanentemente nervosa ou irritada, são frequentes sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e dificuldade em concentrar-se. São também comuns sintomas físicos como cefaleias, dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e sudorese fria. Alguns termos populares para esses estados são: “gastura”, “repuxamento dos nervos” e “cabeça ruim”.
B - Caracteriza-se pela presença de sintomas de tranquilidade excessivos, na maior parte dos dias, por vários meses. A pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, permanentemente nervosa ou irritada, são frequentes sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e dificuldade em concentrar-se. São também comuns sintomas físicos como cefaleias, dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e sudorese fria. Alguns termos populares para esses estados são: “gastura”, “repuxamento dos nervos” e “cabeça ruim”.
C - Caracteriza-se pela presença de sintomas de tranquilidade excessivos, na maior parte dos dias, por vários meses. A pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, permanentemente nervosa ou irritada, são frequentes sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e facilidade em concentrar-se. São também comuns sintomas físicos como cefaleias, dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e sudorese fria. Alguns termos populares para esses estados são: “gastura”, “repuxamento dos nervos” e “cabeça ruim”.
D - Caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos excessivos, na maior parte dos dias, por vários meses. A pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, permanentemente nervosa ou irritada, são frequentes sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e dificuldade em concentrar-se. Não são comuns sintomas físicos como cefaleias, dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e sudorese fria. Alguns termos populares para esses estados são: “gastura”, “repuxamento dos nervos” e “cabeça ruim”.
E - Caracteriza-se pela presença de sintomas de tranquilidade excessivos, na maior parte dos dias, por vários meses. A pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, permanentemente nervosa ou irritada, são frequentes sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e dificuldade em concentrar-se. Não são comuns sintomas físicos como cefaleias, dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e sudorese fria. Alguns termos populares para esses estados são: “gastura”, “repuxamento dos nervos” e “cabeça ruim”.
5.DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE RELACIONADOS ABAIXO, SELECIONE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA RELAÇÃO COM TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE.
 I – TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO – DSM5 
II – ANSIEDADE SIMPLES 
III – TRANSTORNO DE PÂNICO- SLIDE PROFESSOR 
 IV – FOBIA SOCIAL 
V – TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA - SLIDE PROFESSOR
Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
A) I, II e III
B) II, III e IV
C) III, IV e V
D) I, III e V
E) II, IV e V
6.EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE, COMO ELES SÃO SUBDIVIDIDOS?Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
A) I, II e III
B) A, B e C
C) Alfa, beta e delta
D) Esquizóide, borderline
E) Obsessivo e histriônico
7.O Big Five é o modelo contemporâneo que tem revelado maior sucesso empírico. Nele, estão incluídos os agrupamentos, quais são eles?Requer resposta. Texto Multilinha. 
O Big Five é o modelo dos cinco grandes fatores de personalidade. Os agrupamentos são: 1- extroversão/introversão; 2- neuroticismo/estabilidade emocional; 3- responsabilidade/desinibição; 4- sociabilidade/antagonismo e 5- abertura à experiência/fechamento. 
8.CASO CLÍNICO Lisa é uma executiva de 28 anos com longa história de problemas interpessoais. No escritório, seus colegas a veem como intensamente mal-humorada e imprevisível. Em alguns dias, é agradável e alto astral, mas em outros exibe raiva incontrolável. As pessoas comfrequência são atingidas por suas atitudes inconsistentes em relação a seus supervisores. Ela vacila entre idealizá-los e desvaloriza-los. Por exemplo, pode elogiar a inteligência de seu supervisor um dia e expressar uma crítica arrasadora no dia seguinte. Seus colegas de trabalho mantêm distância dela, porque ficaram aborrecidos com suas constantes exigências por atenção. Ela também ganhou reputação no escritório por seus envolvimentos promíscuos com uma variedade de pessoas, homens e mulheres. Em várias ocasiões, colegas a repreenderam por envolver-se inadequadamente nas vidas pessoais de seus clientes. Um dia, após perder uma de suas contas, ela ficou tão perturbada que cortou os pulsos. Esse incidente levou seu supervisor a insistir que Lisa procurasse ajuda profissional. Qual o diagnóstico mais provável de Lisa Quais são exemplos da semiogênese? Quais são exemplos da semiotécnica? Requer resposta. Texto Multilinha. 
 
Pelos dados apresentados é provável que Lisa tenha o Transtorno da Personalidade Borderline, pois comtempla mais de 5 critérios listados no DSM-5, e esse é o critério que o manual trás.
Em relação à semiogênese pode-se observar as seguintes características que vão ao encontro do Transtorno da Personalidade Borderline como: os hábitos sexuais promíscuos com uma variedade de homens e mulheres; tem longa história de problemas interpessoais; o fato de ela idealizar os superiores e depois desvaloriza-los; as mudanças bruscas de humor ora está alegre e feliz, ora, está com raiva incontrolável; e o episodio da automutilação ao cortar os pulsos 
Em relação a semiotécnica algumas perguntas poderiam ser realizadas para ratificar ainda mais o diagnóstico de Transtorno da Personalidade Borderline como: se ela sente um vazio, uma falta de propósito na vida, e desde quando ela sente isso? (pois vazio crônico é critério no DSM-5 para esse transtorno); como é a autoimagem dela, como ela se vê? (também é critério do DSM-5 - Perturbação da identidade); perguntar a ela como esta sua vida financeira, se é estável ou não, se ela faz uso de substâncias ilícitas, qual o seu padrão de alimentação, se ao dirigir um carro ela se coloca em situações irresponsáveis e de risco (impulsividade potencialmente autodestrutivas também são critérios do DSM-5); perguntar se ela tem pensamentos suicidas ou casos de mutilação são recorrentes (também são critérios do DSM-5).
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Extra 
1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.) 
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
 3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
 4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
 5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante. 
6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias). 
7. Sentimentos crônicos de vazio. 
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.
Comportamental 
Obrigatória
1.Atualmente, é muito comum vermos o prefixo neuro inserido nas mais diversas áreas e atividades humanas: Neuroeconomia, Neuropsiquiatria, Neuropsicologia, Neuroreabilitação, Neuromarketing, Neuroeducação, dentre outros exemplos. Uma vez que as neurociências estão na moda, avalie os conceitos que se expressam a seguir: I. É importante buscar referências científicas sobre os diferentes temas das neurociências, pois nem sempre o prefixo neuro vai estar associado a explicações científicas válidas e confiáveis. II. Existem alguns níveis básicos nos estudos das neurociências: neurobiologia, neurofisiologia, neurologia e a neuropsicologia, estão entre eles. Se caracterizam por particularidades e métodos diferentes no estudo do sistema nervoso e do comportamento. III. As neurociências são necessárias para os dias de hoje, pois conseguem explicar todos os aspectos do comportamento humano como uma ciência que já se desenvolveu por completo. É correto o que se afirma emRequer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
2.João, um executivo de 42 anos, apresentou-se no consultório de um psicólogo com a queixa de incapacidade de pegar um avião. A ansiedade de voar começou um ano antes, quando um voo comercial que estava, precisou fazer um pouso forçado. A partir desse breve relato de um caso, redija um texto que explique e correlacione, com o texto norteador, os seguintes aspectos: 
a. Aquisição de uma resposta emocional condicionada 
b. Reforço negativo Requer resposta. Texto de linha única. 
 (1 Ponto)
a. Em relação a resposta emocional condicionado ela ocorreu com João porque ele aprendeu, devido ao evento traumático que vivenciou, a ter medo de voar, então, aprendeu a resposta emocional de ficar ansioso quando precisa voar. 
b. Em relação ao reforço negativo, ele ocorre quando se retira algo do ambiente, o que faz com que a pessoa reforce esse comportamento, no caso de João, ele se recusar a andar de avião, porque ele tem medo de voar, então, quando ele encontra desculpas para não ir, por exemplo, ele sente um alivio porque sabe que não vai voar o que gera uma sensação de alivio e conforto reforçando o comportamento de não andar de avião 
3.Charles Darwin (1809 - 1882) deixou um legado para as ciências biológicas. Colocou no mesmo patamar de compreensão o desenvolvimento de todas as espécies que habitam o planeta Terra. A teoria da evolução das espécies está nos alicerces históricos do desenvolvimento das neurociências e na compreensão da filogênese de uma espécie. Desta forma, podemos indagar: Para que serve o comportamento? Como o sistema nervoso do ser humano (Homo sapiens sapiens) se desenvolveu da forma que observamos hoje? Avalie os enunciados apresentados a seguir e identifique aquele (s) que podemos utilizar para responder a essas indagações: I. O Sistema Nervoso organiza-se de forma a oferecer ao organismo possibilidades de se adaptar ao meio ambiente (interno e externo), pois, mediante nosso comportamento, promove acomodações ou modificações nesse meio ambiente. II. A principal função do Sistema Nervoso, em geral, e do nosso cérebro, em particular, pode ser definida em uma palavra: adaptação. III. Charles Darwin contribui para entendermos que o sistema nervoso de uma determinada espécie animal é plástico e vai se moldar para permitir comportamentos mais adaptados as demandas ambientais. Aplica-se aos animais humanos e não humanos, pois comportamento é comportamento em qualquer etapa da cadeia evolutiva. É correto o que se afirma emRequer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
4.Identifique o estímulo incondicionado na situação descrita abaixo: Em um procedimento padrão de condicionamento palpebral, é colocada uma venda acolchoada sobre os olhos do sujeito. A venda contém uma abertura voltada para os olhos de onde sai um fio, ligado à pálpebra, que mede a atividade muscular da mesma. Um sopro de ar é direcionado para a parte externa da córnea do sujeito imediatamente após em que era acionada uma luz ou um sinal sonoro. Após algumas repetições o indivíduo fechava os olhos em antecipação ao sopro de ar, respondendo ao sinal sonoro ou à luz.Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
sinal sonoro ou luminoso
os olhos
fecharos olhos
o aparelho utilizado
sopro de ar
5.Considerando o reflexo: I. O reflexo condicionado é a preparação mínima necessária para um organismo interagir com o seu ambiente e ter a chance de sobreviver. 
II. O reflexo é sinônimo de estímulo incondicionado.
 III. Uma resposta eliciada pode ser decorrente de um estímulo condicionado. 
É correto o que se afirma emRequer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
6.O cinema demonstra, ludicamente, alguns conceitos sobre memória. Embora, muitas vezes, apresentam fatos que não reproduzem tecnicamente o fenômeno por um viés científico, mas em prol de um bom roteiro que objetiva cativar ao expectador, juntam fatos científicos e ficção. Tudo bem, faz parte da proposta desse tipo de filme que é o entretenimento, mas o problema de memória como o retratado no filme “Como se fosse a primeira vez” com os atores Adam Sandler e Drew Barrymore está muito longe de ser uma comédia romântica na vida real. O filme representa um quadro de amnésia anterógrada. A partir desse breve relato, redija um texto que explique e correlacione, com o texto norteador, os seguintes aspectos: 
a. Memórias Declarativas e Não declarativas 
b. Hipocampo Requer resposta. T
exto de linha única. 
a. A questão gira em torno da amnesia anterógrada que é aquela onde o individuo não consegue se lembrar de informações novas, ou seja, a personagem do filme tem, provavelmente, uma lesão cerebral que afetou a sua capacidade de reter memória. 
Em relação a memoria Declarativa ela se traduz pelo sentimento verbalizado pelo sujeito, essa memoria segundo alguns autores, pode ser dividida em episódica (refere a nossa experiência de vida) e semântica (consolidação de todo o conhecimento do mundo que esta a nossa volta através das palavras). Já a Não declarativa esta mais ligada a procedimentos como dirigir, além de serem fisiológicas, por exemplo, os efeitos de ansiedade e mal estar. 
Assim a personagem que teve amnésia retrograda não pode ter novas memorias declarativas, por exemplo, conhecer alguém novo, ou, não declarativas como aprender a dirigir, pois não vai conseguir reter informações novas. 
b. o hipocampo esta associado a formação de novas memórias e quando ele é afetado ele afeta também a memória anterógrada impedindo a construção de novas memorias como no filme narrado na questão.
7.Esta profissão precisa de se dizer e de se contar: é uma maneira de compreendê-la em toda a sua complexidade humana e científica. É que ser professor obriga a opções constantes, que cruzam a nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar, e que desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser. (Antonio Nóvoa) A fala poética de Antonio Nóvoa reproduz um conceito bastante interessante relacionado ao comportamento. A maneira de ser e a maneira de ensinar se constituem como formas de comportamento. Considerando que o professor em sala de aula, emite respostas, e estas produzem alterações no ambiente, na ocasião de alguém lhe fazer uma pergunta, e sua resposta for precisa (não deixando dúvidas ao interlocutor), é bem provável que na próxima vez que lhe fizerem a mesma pergunta, o professor responda da mesma forma. Tal situação expressa à ideia do: 
I. Condicionamento Operante, através da modelagem 
II. Condicionamento Respondente, através do condicionamento clássico III. Condicionamento Operante, através de um reforçador É correto o que se afirma emRequer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
I, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
8.Esse (s) elemento (s) das funções executivas visa (m) gerenciar a nossa capacidade de reter e manipular informações distintas por curto espaço de tempo. Tal função permite que consigamos realizar tarefas sequenciais com início, meio e fim, sem se perder em meio às informações. Indivíduos com lesões no córtex pré-frontal podem apresentar distúrbios nessa função, com isso, tornam-se incapazes de ler um texto extenso ou cozinhar, por exemplo. Ao ler um texto, é necessário tal função para que se possa lembrar do parágrafo anterior e dar sentido ao que se está lendo. É esse tipo de função que possibilita a realização de cálculos mentalmente e a estruturação de pensamentos complexos que dependam de várias informações simultâneas. Essa descrição corresponde:
I. Memória de trabalho 
II. Flexibilização cognitiva 
III. Controle Inibitório É correto o que se afirma emRequer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
9.Consideremos que João, um certo dia, sofreu um acidente de automóvel e permaneceu durante muitas horas debaixo de seu carro, sem nenhuma possibilidade de fugir. Pensou que a morte era inevitável. No entanto, foi descoberto e libertado. Devido à intensidade do choque passou a evitar dirigir, andar e, até mesmo, entrar em um carro, visto que ficava muito ansioso e amedrontado. No decorrer dos dias começou a apresentar também medo de qualquer lugar fechado. João não consegue mais usar o banheiro de portas fechadas. O conceito que explica o fato de o João ter medo de lugares fechados é:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
Punição Positiva
Reforço positivo
Condicionamento Operante
Condicionamento Respondente
Generalização Respondente
10.Paulo era uma criança de 21 meses, fisicamente muito fraca e necessitando de muito cuidado especial, como consequência de uma séria enfermidade sofrida durante os primeiros 18 meses de vida. Agora, como já garantira o médico, sua saúde havia melhorado bastante, entretanto, ele continuava a exigir muita atenção e cuidado, impondo os seus desejos com um comportamento de birra, especialmente à noite. Sistematicamente, quando colocado na cama, fazia birra, desde que seus pais deixassem o quarto antes que ele já tivesse dormido. Os pais perceberam que o menino protelava o sono pelo máximo de tempo que aquentasse, exercendo assim grande controle sobre eles. Podemos dizer que Paulo aprendeu a controlar seu ambiente. O nome do conceito que vai demonstrar como Paulo adquiriu esse padrão de comportamento é:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
Punição Negativa
Modelagem
Reflexo Condicionado
Condicionamento Respondente
Modelação

Continue navegando