Buscar

ADG3 - QUALIDADE DE VIDA E EDUCAÇAO FISICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Cada vez mais se fala sobre qualidade de vida. É uma concepção que envolve parâmetros das áreas de saúde, arquitetura, urbanismo, lazer, gastronomia, esportes, educação, meio ambiente, segurança pública e privada, entretenimento, novas tecnologias e tudo o que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio. Os conceitos e concepções referentes à qualidade de vida são bastante diversos. Por exemplo, no Dicionário Oxford de Filosofia (Rio de Janeiro: Zahar, 1997) a consulta ao vocábulo remete diretamente à outro vocábulo, Felicidade. Mesmo as atividades ligadas ao prazer e às delícias da vida são comprometidas pelos limites e carências dos seres humanos. Considerando as informações apresentadas, sobre qualidade de vida, analise as afirmativas a seguir:
I. As implicações do lazer, da cultura, do esporte, da alimentação são exploradas como constituintes das políticas públicas e privadas que garantem incremento das condições de qualidade de vida.
II. Compreender as novas estruturas sociais e políticas, econômicas e culturais, que influenciam a qualidade de vida das pessoas é fundamental em um planeta cada vez mais conectado, seja no campo virtual ou nas complexas realidades cotidianas.
III. Entender e melhorar a vida das pessoas em um mundo ao mesmo tempo mais confortável e desafiador, desenvolvido e altamente competitivo, onde as tecnologias de comunicação e informática mascaram, de certa forma, as angústias e dilemas do cotidiano estressante, principalmente nos grandes centros urbanos.
IV. A qualidade de vida não é apenas uma questão individual, mas também social e comunitária, onde os campos do ócio e das atividades produtivas, inclusive as novas tecnologias, influenciam essas políticas e práticas.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)II,IIIeIV,apenas.
· b)I,IIIeIV,apenas.
· c)I,IIeIII,apenas.
· d)I,IIeIV,apenas.
· e)I, II, III e IV.Alternativa Correta assinalada
2)O universo de conhecimento em qualidade de vida se expressa como uma área multidisciplinar de conhecimento que engloba além de diversas formas de ciência e conhecimento popular, conceitos que permeiam a vida das pessoas como um todo. Nessa perspectiva, lidase com inúmeros elementos do cotidiano do ser humano, considerando desde a percepção e expectativa subjetivas sobre a vida, até questões mais deterministas como o agir clínico frente a doenças e enfermidades. A presença do termo qualidade de vida é facilmente percebida no linguajar da sociedade contemporânea, sendo incorporado ao vocabulário popular com várias formas de conotação. Parece que existe um consenso de que é algo bom falar em qualidade de vida, mesmo sem definir exatamente do que está se falando. Tomando como referência a dedfinição sobre qualidade de vida, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   )  É algo a ser alcançado e que depende unicamente da boa vontade e da atitude individual do sujeito em mudar seus hábitos.
(   ) É uma noção eminentemente humana, que tem sido aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria estética existencial.
(  ) Qualidade de vida não é algo a ser alcançado, um objeto de desejo da sociedade contemporânea que deve ser incorporado à vida a partir de esforço e dedicação individual, pois, sempre esteve e sempre estará presente na vida do ser humano.
(  ) Caracterizar algo pela sua qualidade é estipular um nível bom ou ruim a ele; porém, essa atribuição é subjetiva, de acordo com o referencial e os elementos considerados. O que é boa qualidade para alguém não é necessariamente para outra pessoa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a)V–V–F–F.
· b)F–F–V–V.
· c)V–F–V–F.
· d)F–V–V–V.AternativaCorreta
Alternativa assinalada
· e)V – V – V – F.
3)A adoção de um estilo de vida tido como saudável é tomada, na sociedade contemporânea, como um fator determinante perante a situação de saúde e de vida dos sujeitos. Porém, muitas vezes isso não ocorre, não por falta de vontade do sujeito, mas pela ausência de condições socioeconômicas favoráveis. Hábitos como uma nutrição adequada, horas de descanso, visitas periódicas e profiláticas ao médico, e prática frequente de atividade física, nem sempre são possíveis para todos os indivíduos, devido a modos e condições de vida que não possibilitam tais ações. O uso do termo estilo de vida é muito comum e se faz de grande importância quando são focadas questões relativas a qualidade de vida.
Essa grande área diz respeito aoAlternativas:
· a)padrão econômico que a própria sociedade define e se mobiliza para conquistar, e ao conjunto de bens que induzem e norteiam o desenvolvimento humano.
· b)padrão de vida que a própria sociedade define e se mobiliza para conquistar, e ao conjunto de políticas públicas que induzem e norteiam o desenvolvimento humano.AlernativaCorreta assinalada
· c)trabalho que a própria sociedade define e se mobiliza para conquistar, e ao conjunto de políticas públicas que induzem e norteiam o desenvolvimento humano.
· d)padrão de vida que o próprio indivíduo define e se mobiliza para conquistar, e ao conjunto de políticas públicas que induzem e norteiam o desenvolvimento humano.
· e)trabalho que a própria sociedade define e se mobiliza para conquistar, e ao conjunto de políticas econômicas que induzem e norteiam o desenvolvimento humano.
4)As condições de vida e saúde têm melhorado de forma contínua e sustentada na maioria dos países, no último século, graças aos progressos políticos, econômicos, sociais e ambientais, assim como aos avanços na saúde pública e na medicina. Estudos de diferentes autores e os relatórios sobre a saúde mundial (WHO, 1998) e da região das Américas (OPAS, 1998) são conclusivos a respeito. Na América Latina, por exemplo, a expectativa de vida cresceu de 50 anos, depois da II Guerra Mundial, para 67 anos, em 1990, e para 69 anos, em 1995. Entretanto, as mesmas organizações são taxativas ao informar que ainda que tal melhoria seja incontestável, também o é a permanência de profundas desigualdades nas condições de vida e saúde entre os países e, dentro deles, entre regiões e grupos sociais. Considerando que o aumento da morbi-mortalidade está relacionado á uma piora na qualidade de vida, analise as afirmativas a seguir que podem influenciar nas condições de vida:
I.  Aumento do uso de drogas e da violência, ao lado dos fatores comportamentais.
II. Estresse.
III. Aumento das doenças crônicas não-infecciosas.
IV. Aumento das doenças infectoparasitárias e condições ligadas à infra-estrutura urbana básica.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:Alternativas:
· a)II,IIIeIV,apenas.
· b)I,IIIeIV,apenas.
· c)I,IIeIII,apenas.
· d)I,IIeIV,apenas.
· e)I, II, III e IV.AlternativaCorreta
Alternativa assinalada

Outros materiais