Buscar

Psicologia humanista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Feira de Santana
Departamento de Ciências Humanas – DCHF
Psicologia das Relações Humanas - E (CHF987)
Docente: Lílian Carla Lopes Wanderley
Discente: Érica Rocha Silva 
PSICOLOGIA HUMANISTA
A psicologia humanista tem origem nos principais pressupostos de Abraham Maslow e Carl Rogers, sendo um movimento contraposto à psicanálise e ao Behaviorismo, pois essa teoria defendia que o homem não era regido por um inconsciente e nem mesmo por fatores externos. A psicanálise e o behaviorismo focaram em pensamentos e comportamentos do indivíduo, já a psicologia humanista tem o objetivo de dar uma resposta diferente, abordando os problemas do ser humano, oferecendo uma perspectiva da área da saúde ao invés da doença. Ela considera o homem como um todo, baseando-se no fato de que há múltiplos fatores envolvidos no psíquico. Todos eles convergem e estão interligados: as emoções, o corpo, os sentimentos, o comportamento, os pensamentos. 
A abordagem humanista exalta a saúde mental e todos os atributos positivos da vida. Carl Rogers considera que o indivíduo é capaz de encontrar dentro de si todos os recursos necessários para manter o equilíbrio em sua vida. Para Rogers as pessoas que se encontram mal devem ir através de sua própria sabedoria interior.
· Características da Psicologia Humanista
– Fornece uma ampla perspectiva holística, ou seja, caracteriza-se por ver a pessoa como um todo. Os pensamentos, o corpo, as emoções e o lado espiritual. Estes aspectos estão inter-relacionados, eles são a principal via pela qual o indivíduo encontra a si mesmo.
– A existência humana ocorre em um contexto interpessoal, ou seja, é importante que haja o relacionamento com os outros, para o desenvolvimento individual. 
– As pessoas possuem a capacidade de fazer suas próprias escolhas, de responsabilizar-se para o desenvolvimento do seu próprio potencial.
– Promove e facilita o desenvolvimento pessoal. Com a ajuda do psicólogo poderá compreender-se e desenvolver-se.
– As pessoas têm uma tendência de autor realização. Confiando na sabedoria dessa parte do seu interior, já toda a cura está em suas próprias respostas.
A psicologia humanista tem foco no indivíduo ser considerada um ser único, responsável por sua própria experiência, se desenvolver, alcançar a autor realização e descobrir todo o seu potencial.

Continue navegando