Buscar

Avaliação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual 
Políticas e a Educação de Surdos no Brasil 
1) A história são fatos registrados a partir de um determinado tempo, local e realidade. A história da educação de surdos acontece em diferentes locais, tempo. Coloque F ou V nas afirmações abaixo: 
I.Na França, na figura do abade L´Eppe, encontramos o primeiro registro da educação do surdo. (F) 
II.A lei hebraica apresenta o prova da educação do surdo. (F)
III.No Egito e na Persia o surdo era uma criatura privilegiada, porém não recebia educação, nem tampouco era um cidadão ativo na sociedade. (V)
IV.Aristoteles defendia que o surdo era capaz de pensar, e por isso tinham razão no seu jeito de agir.(F)
A) F – F -V- F
B) V-F – V- F
C) V – V- V- F
D) F – F -V- F
2) Certo autor foi o fundador da primeira escola de surdos no Brasil. Era professor surdo e nasceu, viveu e estudou em Paris, chegando ao Brasil em 1855.Quem é esse autor?
A) Alexander Graham Bell.
B) Eduard Huet.
C) Laurent Clerc.
D) Thomas Hopkins Gallaudet.
3) Em 1855, E.Huet fundou a primeira escola de surdos do Brasil, conhecida hoje como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Huet dirigiu o INES até 1961. Marque a resposta não correta.
A) A lingua de sinais é uma língua natural e tem em sua estrutura os níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e a semântica
B) Flausino José de Gama traduziu o dicionário ICONOGRAPHIA DOS SIGNOS DOS SURDOS -MUDOS, trocando os sinais franceses pelos brasileiros.
C) Tobias Rabello Leite assumiu a diretoria da instituição em 1972, tendo como uma das metas principais instituir o ensino em língua brasileira de sinais.
D) Antes de chamar-se INES, a escola era conhecida como Imperial Instituto dos Surdos Mudos. Era uma escola que mesclava a língua de sinais francesa com sistemas usados no Brasil
4) Ao pesquisarmos a trajetória da comunidade surda espalhada pelo mundo, verificamos o quanto os surdos sofreram segregação, perseguição e exclusão; em alguns lugares, perderam o direito de viver simplesmente por serem diferentes da maioria (normal/ouvinte). Criança surdas tinham sua garganta cortada ou eram asfixiadas. Qual povo tomava essa atitude?
A) Egípcio.
B) Romano.
C) Espartano.
D) Grego.
5) Segundo Fernandes e Moreira (2009), os surdos podem ser considerados bilíngues ao dominarem duas línguas legitimamente reconhecidas no Brasil, visto que ambas possuem valores, crenças e maneiras de perceber a realidade de pessoas que compartilham elementos culturais nacionais. Como é qualificado o bilinguismo dos surdos brasileiros? FONTE: BELTRAMI, Caroline; MOURA, Maria Cecília. A educação do surdo no processo de inclusão no Brasil nos últimos 50 anos (1961-2011). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/19930/16659. Acesso em: 2 out. 2018.
A) Bilinguismo diglóssico.
B) Bilinguismo diagnóstico.
C) Bilinguismo clássico.
D) Bilinguismo agnóstico.
6) Existem vários pontos a serem considerados quando se trata dos surdos na sociedade ao longo da história. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) Pedro Ponce de Leon foi o fundador da primeira escola de surdos. Usava os sinais metódicos, isso é, sinais e fala conjuntamente. 
( F ) Girolamo Cardano reconhecia que o surdo poderia aprender, e a escrita seria o melhor método de ensino. 
( V ) Mechor Sanchez de Yebra foi quem escreveu o primeiro livro que trazia a descrição do alfabeto manual da época.
( F ) O primeiro livro sobre a educação de surdos, intitulado "Reducción de las letras y arte para enseñar a hablar a los mudos", foi escrito na França.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B) F - F - V - F.
C) F - V - F - F.
D) V - V - F - F.
7) Em se tratando da história surda, são múltiplas as questões às quais se deve atentar. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Na Idade Moderna, avança-se muito na caminhada histórica da educação de surdos. Acredita-se que o surdo é dotado de razão, e dissemina-se o ensino da Língua de Sinais entre eles. Surgem muitos alfabetos manuais na época. 
( ) Muitas das experiências estão ligadas ao ensino de filhos surdos de famílias nobres, passando, assim, a ter direito a heranças, por exemplo. Os monges educadores pretendiam também levar a palavra de Deus a todos. 
( ) Surgem mais de vinte e uma escolas de língua de sinais por toda a Europa, influenciadas pelas experiências de L'Épée.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – V.
B) V – F – F.
C) F – V – F.
D) V – F – V.
8) Na Idade Média, os surdos eram vistos como sujeitos estranhos. Sobre os acontecimentos com os surdos nessa época, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Os surdos eram proibidos de receber a comunhão.
B) Os surdos eram proibidos de receber heranças.
C) Os surdos podiam votar.
D) Havia decretos bíblicos contra o casamento de duas pessoas surdas.
9) Em 1760, foi criada a primeira escola pública para surdos, o Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris. Nessa escola, forma formados muitos surdos que se tornaram professores posteriormente. Conforme registro históricos, quem foi o responsável pela criação dessa escola?
A) Laurent Clerc.
B) Abade Charles Munchel de L'Épée.
C) Thomas Hopkins Bell.
D) Pedro Ponce de Leon.
10) Para Jean Marc Gaspard Itard, dos Estados Unidos, o surdo podia ser treinado para realizar certa ação. Qual é essa ação?
A) Aprender Libras.
B) Utilizar o oralismo.
C) Escrever palavras.
D) Ouvir palavras.

Continue navegando