Buscar

TICS SEMANA 9 - Tireoidectomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TICS SEMANA 9
FÓRUM
1. Qual o provável motivo do ator Fernando Caruso apresentar protrusão ocular? Como você sugeriria comprovar esta hipótese?
O provável motivo da protusão ocular do ator ou exolftalmia é um distúrbio causado pela hiperfunção da glândula tireoide denominado de Doença de Graves. A exolftamia ou proptose pode ser confirmada com exoftalmometria, que mede a distância entre os ângulos laterais do osso da órbita e córnea; valores normais são < 20 mm em brancos e < 22 mm em negros. TC ou RM é muitas vezes útil para confirmar o diagnóstico e para identificar as causas estruturais da proptose unilateral. O teste de função da tireoide é indicado quando se suspeita de doença de Graves.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Vânia A.; GROSS, Jorge L.; MAIA, Ana Luiza. Tratamento do hipertireoidismo da Doença de Graves. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo , v. 45, n. 6, p. 609-618, Dec. 2001 .
ATIVIDADE
Os principais riscos são:
Alterações da Voz: estas mudanças na voz podem ser rouquidão, dificuldade em alcançar notas agudas ou cansaço ao falar que normalmente regridem em algumas semanas, mas que podem perdurar por vários meses. 
Hematoma: pode ocorrer um acúmulo de sangue no local operado (hematoma), podendo levar a dor e dificuldade de respirar.
Hipocalcemia: As duas complicações precoces mais comuns da cirurgia da tireoide são hipocalcemia e lesão do nervo laríngeo recorrente. junto à glândula tireoide, existem as glândulas paratireoides, que geralmente são quatro. Elas são responsáveis pela produção de um hormônio (PTH) que regula o nível de cálcio no sangue. Após uma tireoidectomia, pode haver uma diminuição temporária ou definitiva da função destas glândulas levando a queda dos níveis de cálcio no sangue. No entanto, a hipocalcemia pode ser controlada pela administração de cálcio mais vitamina D por pelo menos 10 dias.
Lesão do nervo laríngeo recorrente: A paralisia do nervo laríngeo recorrente se recupera na maioria dos casos, e nenhuma terapia invasiva deve ser realizada por pelo menos seis meses, exceto em caso de emergência apresentações; técnicas de cirurgia laríngea podem oferecer melhora significativa se as sequelas fonatórias ou respiratórias persistirem por mais de seis meses, mas os resultados são inconsistentes.
REFERÊNCIAS
CHRISTOU N, MATHONNET M. Complications after total thyroidectomy. J Visc Surg. 2013.
MEDEIROS, A., et al. Tireoidectomia e o impacto na qualidade de vida das mulheres. Rev enferm UFPE on line, 2013.
TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 12ª. edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2010.
LINKS VÍDEOS
Exoftalmia
https://www.youtube.com/watch?v=NMO6tfFaG3A
Doença de Graves
https://www.youtube.com/watch?v=mad4hZqXJgE
Tireoidectomia
https://www.youtube.com/watch?v=LCkOygXkSdU

Mais conteúdos dessa disciplina