Buscar

Tea 10

Prévia do material em texto

Carreiras
1. 
O momento da aposentadoria, período de reflexão e de redefinição de prioridades na vida pessoal, pode ser concebido como propício à elaboração do ócio criativo. Nesse sentido, o ócio criativo representa nessa nova fase de carreira
Resposta incorreta.
A. 
uma forma de se substituir os momentos de lazer, que representam horas improdutivas, pelo ócio criativo.
O ócio criativo não propõe uma substituição ao lazer, que também não é considerado como horas improdutivas, mas necessárias como uma prática de atividades lúdicas que levam a uma desocupação criativa, a partir de brincadeiras e convivências saudáveis para estimular o processo criativo.
Você acertou!
B. 
o desenvolvimento de atividades prazerosas e inovadoras.
Significa desenvolver atividades consideradas agradáveis ou prazerosas, caracterizadas pela geração e aplicação de ideias inusitadas, a partir da conjugação de três elementos: o trabalho de sentido, a postura de aprendizado e o lúdico.
Resposta incorreta.
C. 
o equilíbrio entre qualidade de vida e atividade laborativa.
O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um objetivo que deve ser perseguido durante a vida ativa para que, no momento da aposentadoria, essa transição seja percebida de forma mais tranquila e o profissional esteja preparado para viver esse período.
Resposta incorreta.
D. 
a ausência de atividade mental laborativa.
A aposentadoria não representa o término total de ações laborativas. Esforços físicos e psíquicos que visam transformar e mediar as relações entre os seres humanos, e destes com os contextos socioculturais onde habitam, independente de vínculos e níveis existenciais, permanecem ao longo da vida.
Resposta incorreta.
E. 
a eliminação de atividades pessoais essenciais.
A aposentadoria é um momento propício para realizar mudanças pessoais profundas, que possam focar a atenção efetiva para tudo aquilo que de fato importa. É um momento oportuno para resgatar aspectos simples e importantes da vida.
2. 
Para alguns indivíduos, a aposentadoria representa um vazio, em função da ruptura com a rotina de trabalho, que muitas vezes demandava mais tempo e dedicação. Nesse sentido, um dos aspectos a serem trabalhados pelos programas de orientação e preparação para a aposentadoria deve abordar:
Resposta incorreta.
A. 
A oferta de uma nova atividade na empresa.
Um programa de orientação para a aposentadoria deve auxiliar o profissional a compreender o seu momento, revisitando outros espaços da sua vida social a fim de reintegrá-lo a esses espaços, a partir de uma ressocialização.
Resposta incorreta.
B. 
A aceleração do processo de saída da organização.
A preparação para a aposentadoria deve anteceder o prazo final para que o indivíduo possa se preparar a partir de uma orientação guiada pela empresa.
Resposta incorreta.
C. 
A criação de um espaço na organização para que ele visite sempre que necessário.
O programa de orientação para a aposentadoria deve fornecer ao indivíduo uma visão de vida pós-carreira, na qual possa incluir outros elementos que antes não poderia pensar com dedicação exclusiva.
Resposta incorreta.
D. 
A orientação para que busque uma ajuda profissional especializada.
É papel ético da organização disponibilizar uma orientação para o profissional que se aposenta, auxiliando-o nesse momento de transição de carreira, oferecendo suporte profissional e ajudando-o a refletir sobre os aspectos administrativos, pessoais e profissionais da aposentadoria.
Você acertou!
E. 
O apoio ao profissional para refletir sobre esse momento.
A organização age com ética ao oferecer apoio ao processo de aposentadoria de seus funcionários, pois isso reduz as ansiedades e dificuldades associadas a tal período.
3. 
O ato de se aposentar pode ser um processo crítico para algumas pessoas, causando-lhes sentimento de perda e de incapacidade. Como se trata de uma fase delicada da vida profissional, a organização deve estruturar um programa de orientação para a aposentadoria, que contemple os profissionais que se encontram neste estágio de carreira. Em relação aos objetivos de um programa de orientação para aposentadoria é INCORRETO afirmar que têm como premissas:
Resposta incorreta.
A. 
Oferecer informações organizadas sobre aspectos administrativos.
Muitos profissionais não conhecem todas as questões relacionadas à aposentadoria, tais como: trâmites legais, questões administrativas para a efetivação da aposentadoria, levantamento da sua situação para aposentadoria etc. Tais informações auxiliam na sua organização pessoal.
Resposta incorreta.
B. 
Propiciar um momento vivencial e de troca de experiências.
Os momentos vivenciais nos quais as pessoas podem trocar suas experiências de vida, profissionais e até mesmo suas angústias, são os mais valorizados pelos profissionais participantes de um programa de preparação para a aposentadoria, portanto devem ser priorizados nas ações de orientação e preparação do programa.
Você acertou!
C. 
Auxiliar na volta ao lar para uma vida estagnada.
A proposta de um programa de orientação para a aposentadoria é apresentar uma aposentadoria voltada para a ação, e não para a estagnação.
Resposta incorreta.
D. 
Servir de facilitador para a elaboração de um projeto de vida.
Um dos pontos abordados pelo programa é a elaboração de um projeto de vida para auxiliar o profissional a pensar aspectos relevantes da sua vida, como lazer, relacionamentos, qualidade de vida, espiritualidade, desenvolvimento pessoal, recursos financeiros. Pode-se pensar também em alguma atividade de responsabilidade social e ambiental.
Resposta incorreta.
E. 
Organizar informações objetivas de interesse do grupo.
O programa visa promover o aprendizado acerca de aspectos que envolvem a aposentadoria, portanto deve ser organizado de forma concisa e objetiva, de acordo com as necessidades e interesses do grupo.
4. 
A carreira possui várias fases, a fase final corresponde à aposentadoria. Essa fase é percebida como um fim para muitos profissionais. Não deveria ser esse o foco, mas sim o início de uma nova etapa de vida. O programa de preparação para a aposentadoria pode auxiliar na mudança de percepção da aposentadoria como um rompimento. Nesse sentido, analise a situação hipotética a seguir:
Eustáquio tem 65 anos e já deu início ao seu processo de aposentadoria. Ele não está vendo esta etapa com entusiasmo, pelo contrário, acredita que agora não terá mais valor para a família e para a sociedade, pois se sente um inativo. Para minimizar esse sentimento em Eustáquio, o programa de orientação deve proporcionar:
I- Ampliação do portfólio cultural. 
II- Estruturação de um novo projeto de vida. 
III- Afastamento total do trabalho. 
IV- Obtenção de um novo trabalho.
V- Demonstração da importância do lazer.
É CORRETO o que se afirma em:
Você acertou!
A. 
I, II e V.
O programa de orientação para a aposentadoria deve estimular o indivíduo a buscar informações de diversas áreas como: saúde, investimentos, previdência, esportes, família, direitos etc.; bem como orientá-lo a perseguir um novo projeto de vida, que lhe satisfaça e reforce a importância do esporte e do lazer, como forma de recuperar o sentido lúdico da vida.
Resposta incorreta.
B. 
III e IV.
Não se fica inativo com a aposentadoria, pois após a aposentadoria o indivíduo não deixa de ser produtivo, podendo assumir atividades laborativas em outras empresas ou investir em ações diferenciadas, com equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida.
Resposta incorreta.
C. 
I, II e IV.
Como procedimento para se cumprir o objetivo do programa de preparação para a aposentadoria, há uma contribuição para transmitir novas informações a respeito de áreas diversas da cultura, além de outras informações sobre aspectos relacionados à saúde, previdência etc. O projeto de uma vida pós-carreira é essencial nesta fase, no entanto, a busca por um novo trabalho pode ser uma ação ou não do pós-carreira, tendo em vista que a relação com o trabalho passa a ser diferente, mais prazerosa e harmoniosa.
Resposta incorreta.
D. 
IIe III.
É fundamental que haja uma orientação para se estabelecer um novo projeto de vida que oriente essa nova fase, dando novo sentido e satisfação. Contudo esta fase não representa um afastamento total da vida laboral, tendo em vista a possibilidade de se buscar novas formas de relação com o trabalho, com um foco mais voltado para atividades que antes não podiam ter atenção total, possibilitando viver uma nova experiência.
Resposta incorreta.
E. 
III, IV e V.
A aposentadoria não representa uma etapa de estagnação na vida do profissional, podendo ser uma fase ativa, com novas formas de atuação formal ou por meio de atividades ligadas à responsabilidade social e ambiental. O foco passa a ser em aproveitar atividades que antes não podiam ser priorizadas, bem como resgatar o lazer.
5. 
Os programas de preparação para a aposentadoria são importantes, pois possibilitam desmitificar concepções distorcidas sobre a aposentadoria, em função de um processo de ruptura com o mundo do trabalho. Os programas de aposentadoria possibilitam discutir sobre os seguintes aspectos relacionados à aposentadoria:
Resposta incorreta.
A. 
Custo de vida, falta de emprego e fenômeno psicossocial da aposentadoria.
O custo de vida está relacionado a qualquer etapa da vida. Os programas estão voltados para aspectos diretamente relacionados à aposentadoria, não implicando análises do mercado de trabalho.
Resposta incorreta.
B. 
Custo da previdência privada, aumento da expectativa de vida e redução dos postos de trabalho.
Os programas de orientação para a aposentadoria têm como ponto central a prestação de um serviço consultivo para os profissionais que estão próximos de se aposentar, visando reduzir a ansiedade comum desse período. No entanto, não abordam questões relacionadas a custos e postos de trabalho.
Resposta incorreta.
C. 
Planejamento de carreira, planejamento familiar e planejamento financeiro.
Não há a inclusão do planejamento familiar, mas sim da família como um apoio para a transição profissional.
Você acertou!
D. 
Planejamento de vida, longevidade da população e fenômeno psicossocial da aposentadoria.
O programa de aposentadoria é fundamental para o sucesso dessa nova fase, devendo ser constante nas empresas, pois aborda questões sobre: falta de planejamento das pessoas para aposentadoria; aumento da expectativa de vida; importância de orientar para a transformação das representações dos indivíduos, da sociedade e das organizações (públicas e privadas); e a relevância do fenômeno psicossocial da aposentadoria.
Resposta incorreta.
E. 
Aumento do desemprego, custo da previdência e planejamento para aposentadoria.
O objetivo de um programa de preparação para a aposentadoria é auxiliar os participantes na reconstrução de suas identidades, visando desmitificar ideias e concepções distorcidas sobre a aposentadoria, não sendo o foco de tal programa os custos de previdência e o desemprego.

Continue navegando