Buscar

Nunca me sonharam: questionamentos sobre a educação brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme em questão apresenta questionamentos acerca da educação brasileira atualmente. Em formato de documentário, o filme trás falas de estudantes, educadores, gestores e pais. São muitos os questionamentos ao longo dos noventa minutos de filme, mas o que mais destaca é “O que nós estamos fazendo para valorizar a educação no ensino médio”.
Muitos dos depoimentos do filme mostram uma realidade preocupante. Adolescentes, jovens sem perspectiva para realiar seus sonhos e planos para o futuro. Eles apresentam um sistema educacional alienado aos seus anseios. Um dos entrevistados salienta que há muitos projetos, porém, nunca saem do papel, nunca são executados ou colocados em prática. A educação agrega muitos elementos a sua estrutura e para funcionamento. O ensino médio é uma modalidade de ensino que é a ultima etapa da Educação Básica.
É gritante que o Ensino Médio oferecido pelas escolas públicas brasileiras esta longe de ser ideal. A adolescência é uma fase da vida do sujeito onde sonhos e questionamentos estão presentes com a mesma intensidade, em que a sociedade cobra posições e ações imediatas. O filme mostra que a escola e o sistema de gestão educacional não traem amparo para esses adolescentes, sempre ouvimos que nossos jovens são o “futuro da nação”, como a educação pública, garantida pela constituição, esta formando esse futuro.
Mas o documentário não só aponta os problemas, apresenta possíveis soluções. Um desses caminhos é o fato de que muitas escolas estão tentando se aproximar do aluno, da sua realidade e dos seus anseios. Dar oportunidade para o jovem mostrar seus talentos, questionar o sistema e trazer sua linguagem para dentro da sala de aula é um meio para se aproximar do aluno.
    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a estrutura funcional da Educação Brasileira. Entre as regulamentações da lei estão as organizacionais, como quais são as modalidades de ensino administradas, quais são os órgãos competentes para administrá-la a educação. Portanto é o documento que regulamenta a educação de acordo com a Constituição Federal.
 A escola como mediadora da construção de conhecimento, poderá garantir a execução do PNE cumprindo com a Gestão Democrática. A elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico) é um importante instrumento para a viabilização das metas do PNE.
A escola deve estar preparada para acolher uma juventude com acesso à informação de maneira rápida, quase instantânea, a diversidade comum a essa fase da vida e compreender que o jovem é protagonista da construção do conhecimento. Cabe a escola de Ensino Médio garantir a autonomia do aluno e a construção de um cidadão crítico e atuante.
  O filme “Nunca me sonharam” mesmo apresentando diversos depoimentos, não “transfere” para os alunos a responsabilidade pelas mudanças necessárias na educação brasileira. O filme convoca a sociedade a repensar como estamos tratando nossos jovens e qual é a nossa parcela de culpa na atual situação da escola pública.
Segundo a BNCC, a escola deve promover situações de aprendizagem onde o aluno possa investigar e intervir nos aspectos sociais, culturais e pedagógicos da sociedade. No filme podemos assistir a essas intervenções, são aulas diferenciadas e que aguçam a curiosidade das turmas de Ensino Médio.  As instituições políticas voltadas para as ações públicas são ministradas com o parâmetro de demanda resposta vindas dos núcleos sociais mais necessitados de visão cidadã. A educação deve possibilitar a construção de ações solidárias. E a política tem papel importante na construção dessa nova educação, desse novo olhar a sociedade letrada.
    A BNCC aponta habilidades específicas para cada área do conhecimento trabalhada no Ensino Médio. “Elas estão articuladas às competências específicas de área para o Ensino Fundamental, com as adequações necessárias ao atendimento das especificidades de formação dos estudantes do Ensino Médio.”

Outros materiais