Buscar

Prova de Patologia Geral-3

Prévia do material em texto

GABARITO 4ª AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PATOLOGIA GERAL – ERE 2020
QUESTÕES: 40/Cada uma vale 0,25.
# Em fumantes crônicos pode ocorrer substituição do epitélio colunar ciliado que reveste os brônquios para um epitélio estratificado pavimentoso, em resposta à irritação crônica provocado pelo fumo com o objetivo de promover uma maior adaptação do tecido à agressão. Esse processo é denominado:
 Metaplasia 
# Forma de hiperplasia que está associada a aumento do risco de malignidade no tecido de origem, sendo portanto considerada condição pré-maligna:
Hiperplasia da mucosa gástrica - Doença de Menetrier 
	
# Um motoqueiro, após sofrer um acidente deverá passar alguns meses imobilizado para recuperar uma fratura no fêmur. Uma das preocupações a respeito dos distúrbios de desenvolvimento celular é o desenvolvimento de uma ....... no membro em questão Atrofia
# Uma mulher de 20 anos amamentou seu 1º.filho durante cerca de 10 meses. Qual dos seguintes processos ocorreu no epitélio glandular da mama que lhe permitiu amamentar?
Hiperplasia lobular mamária 
# Das abaixo, qual a única causa fisiológica de hipotrofia?
 Senilidade 
# Mulher,32 anos apresentava dor pélvica há 2 meses. O médico constatou massa pélvica de anexo direito. Indicada cirurgia que revelou massa cística ovariana medindo 10 cm de diâmetro. O exame macroscópico identificou superfície lisa e sem aderências às estruturas adjacentes e à abertura apresentava-se cística e preenchida por cabelos e sebo. Diante dos achados descritos à macroscopia, qual é o diagnóstico provável?
 Teratoma 
# Em nossas aulas foram mostradas várias diferenças entre tumores benignos e malignos. Das abaixo citadas qual a característica que se relaciona EXCLUSIVAMENTE com tumores MALIGNOS?
 Infiltração 
# Dentre os fatores abaixo aquele que contribui em maior escala para que as células tumorais se tornem “imortalizadas” e consigam se replicar de modo ilimitado in vivo e in vitro é:
ativação da telomerase 
# Um aluno escreveu em sua dissertação sobre o tema Neoplasia. Qual a única em que ele ERROU?
Papilomas são neoplasias epiteliais malignas com projeções em dedos de luva 
 
# Mulher de 45 anos de idade apresenta dor abdominal e sangramento vaginal. Ao exame de US há massa preenchendo a cavidade uterina que está aumentada de volume. Realiza-se uma histerectomia que mostra um tumor benigno do útero derivado de célula da musculatura lisa. Qual o nome correto para esta condição? 
Leiomioma 
# Em relação aos enunciados abaixo, marque a alternativa CORRETA:
O limite de Hayflick confere capacidade replicativa finita em células normais
# Onde ocorrem os três pontos de verificação do ciclo celular, respectivamente?
G1/S, G2/M, final da M
# Associe a informação da coluna esquerda com a da direita e complete corretamente a sequência abaixo:
(A) p53 ( ) Indiretamente relacionado a sarcoma de Kaposi
(B) HIV ( ) Oncogene
(C) Myc ( ) Gene anti-apoptótico
(D) Blc2 ( ) Vírus oncogênico 
(E) HPV ( ) Supressor tumoral
B,C,D,E,A 
# Sobre a carcinogênese, assinale a alternativa incorreta.
O aumento de inibidores da apoptose desfavorece a carcinogênese
# Quais carcinógenos estão relacionados com câncer gástrico e hepatocarcinoma, respectivamente?
Nitrosaminas e aflatoxinas
# Em relação à febre reumática, coloque V ou F e em seguida marque a CORRETA:
( ) A febre reumática representa uma complicação após faringoamidalite causada por bactérias estreptococos beta hemolíticos do grupo A
( ) decorrem de resposta imune tardia a esta infecção (estreptococos beta hemolíticos do grupo A) em populações geneticamente predispostas
( ) admite-se que a FR ocorra através de um mecanismo de hipersensibilidade. A origem da doença parece estar associada a uma reação cruzada de anticorpos produzidos originalmente contra produtos e estruturas dos estreptococos, porém passam a reconhecer também as células do hospedeiro
( ) O processo inflamatório cardíaco está associado a uma reação cruzada entre a proteína M do Streptococcus pyogenes e as proteínas miosina, queratina e outras proteínas do tecido cardíaco humano.
( ) A reação inflamatória desencadeada em reação ao Streptococcus pyogenes induz uma inflamação no miocárdio e no endotélio da valva cardíaca que é facilitada a infiltração de células T.
( ) A lesão articular surge devido à semelhança do ácido hialurônico do estreptococo com o ácido dos tecidos humanos, ocorrendo a formação de anticorpos que atuam contra a cartilagem das articulações.
( ) No coração, as lesões iniciais surgem nas valvas cardíacas sob a forma aparente de pequenas verrugas ao longo da linha de fechamento, podendo posteriormente, as valvas tornarem-se espessadas e deformadas, com as cordoalhas encurtadas, resultando em estenose ou insuficiência valvas.
C) VVVVVVV 
# Sobre o Lupus Eritematoso (LE), assinale V ou F nas alternativas e, em seguida marque a CORRETA:
( ) O LE é uma doença autoimune crônica que evolui em períodos de atividade e quiescência 
( ) A doença cursa com autoanticorpos antinúcleos mas não contra antígenos de outrasestruturas celulares
( ) A doença acomete preferencialmente mulheres brancas, entre 15 e 40 anos de idade
( ) No LE discóide, as lesões são restritas à pele
( ) Exposição à luz solar, certos medicamentos, alguns alimentos e infecções são fatores precipitantes da doença 
a) VFFVV 
#– Um câncer pode se manifestar através do aparecimento de uma síndrome paraneoplásica. Um dos exemplos é a síndrome carcinoide, a qual está relacionada com produção e liberação, pelo tumor, de:
Serotonina.
#– Nem sempre existe correlação entre a “benignidade histológica” com a “benignidade clínica” manifestada pelos tumores. Por exemplo: um adenoma com menos que um centímetro de diâmetro originário das ilhotas do pâncreas podem produzir hiperinsulinemia e hipoglicemia que levam o paciente à morte. A(s) principal(s) célula(s) proliferada(s) neste caso é (são):
Células beta.
#– O exame de material de biópsia de um tumor revelou na histopatologia, pela coloração rotineira (hematoxilina-eosina, HE) que se tratava de neoplasia maligna. Havia suspeita de origem do tecido nervoso e foram observadas células anaplásicas, redondas, pequenas e azuis. Para fechar a hipótese quanto sua origem, optou-se pela realização da imunoperoxidase e se utilizou Anticorpos-Anti:
Proteína S-100.
#– Pacientes com câncer em estágios avançados apresentam perda progressiva de gordura e massa corporal magra, fraqueza profunda e anemia, ao que chamamos de síndrome anorexia-caquexia (SAC). Embora seja multifatorial quanto à causa da SAC, tem-se como definido “X” tenha papel central na patogenia. O que é “X”?
Aumento da produção do fator de necrose tumoral. 
#– Julgue as frases seguintes sobre a veracidade (ou não). Frase 1 – No sistema TNM, ao se colocar “TX” está se dizendo que o volume tumoral é de 10 centímetros. Frase 2 – Dentre os vários sistemas de estadiamento dos cânceres mostrados na aula, o de “Ann Arbor” é utilizado para câncer de mama. Frase 3 – O sarcoma de Kaposi histogeneticamente um tipo de linfoma. Pergunta-se – Qual das alternativas abaixo é a correta? 
Todas as frases são falsas. 
 
# Dos fatores abaixo QUAL tem maior possibilidade de FAVORECER a consolidação das METÁSTASES?
Capacidade de angiogênese 
 
# O Tumor de Krukenberg é um exemplo de metástase por semeadura. Com relação à descrição original de Krukenberg, trata-se de:
Carcinoma doEstômago com metástase para os ovários 
# Qual dos tumores abaixo citados tem alto poder invasivo localmente MAS baixo poder metastático?
Carcinoma basocelular
# Nomenclatura dos tumores: Qual a correspondência INCORRETA:
 Tumor Maligno derivado dos 3 folhetos embrionário => Teratoma maduro
# Em relação aos enunciados abaixo, marque a alternativa CORRETA:
A transmissão sexual é o modo predominante de infecção pelo HIV
# Quais as principais células a serem infectadas pelo HIV?
Linfócitos T CD4+, macrófagos e células dendríticas
# Sobre o quadro clínico relacionado a AIDS, assinale a alternativa incorreta?
A causa de óbito mais comum na AIDS é por sarcoma de Kaposi.
# Quais as duas principais neoplasias relacionadas a AIDS, respectivamente?
Sarcoma de Kaposi e Linfoma Não-Hodgkin
# – O que são coilócitos? 
São células epiteliais infectadas por vírus, cujos núcleos são circundados por grandes halos claros. 
# – Qual das alternativas abaixo é a que melhor apresenta as características da partícula viral do SARS-Cov2 – COVID-19, responsável pela atual pandemia? 
Vírus envelopado; possui RNA de fita simples; apresenta externamente espículas glicoproteínas.
# – A febre amarela é uma doença provocada por vírus que desencadeia sintomas como febre alta, calafrios, cansaço, dores de cabeça e musculares, náusea e vômito. Além disso, na forma grave, podem ocorrer insuficiência renal e hepática, manifestações hemorrágicas e icterícia. Pergunta-se: Qual das alternativas seguintes NÃO se refere a uma forma de proteção contra a febre amarela? 
Não comer carne malpassada ou malcozida. 
 
# – Julgue os itens, verificando se são verdadeiros ou falsos. Ítem 1 – Algumas cepas dos papilomavírus humano são comprovadamente cancerígenas. Ítem 2 – Dentre os vírus taxonomicamente chamados de Arbovírus, destaca-se o vírus da influenza, H1N1. Ítem 3 – A mononucleose infecciosa ou doença do beijo é produzida por um vírus DNA, o qual também está incriminado na gênese de algumas neoplasias humanas. Pergunta-se – Qual das alternativas é a CORRETA?
Os itens 1 e 3 são verdadeiros. 
# – Analise o trecho explicativo da fisiopatogenia do vírus “X” – “Ao penetrar na célula humana, os ribossomos da célula hospedeira traduzem as informações contidas neste material genético, produzindo proteínas como a RNA polimerase do vírus. Essa enzima replica o material genético do vírus dentro da célula hospedeira, produzindo primeiro uma fita intermediária de RNA sentido negativo (subgenômica) e, depois, novas fitas sentido positivo. Essas últimas vão compor novas partículas virais, após serem associadas a proteínas virais, como receptores de superfície. A montagem final dos novos vírus ocorre no retículo endoplasmático e no complexo de Golgi da célula hospedeira”. Pergunta-se – Mais especificamente, qual é o vírus “X”?
Vírus associado ao MERS. 
# – As micoses sistêmicas são basicamente doenças pulmonares, em que a porta de entrada dos propágulos fúngicos é a via inalatória. Dentre os agentes etiológicos citados abaixo, qual NÃO produz micoses sistêmicas com complicações pulmonares?
Malassezia furfur.
# – A aquisição de candidíase vaginal:
Relaciona-se a microbiota e imunossupressão localizada na região vaginal.
# – Paciente de 58 anos, diabético descontrolado, em cetoacidose, não fazia uso dos medicamentos receitados pelos seus médicos. Tinha sinais e sintomas de sinusite. O RX de face mostrou velamento dos seios maxilares. Ao exame verificou-se massa tumoral maxilar de onde se retirou material para o laboratório. No laudo posterior havia a seguinte observação: “trata-se de fungos saprófitas que apresentam crescimento rápido, angioinvasividade, podendo causar isquemia e necrose dos tecidos envolvidos”. O diagnóstico mais provável para este caso é: 
Mucormicose. 
# – Dentre as diversas respostas imunes adaptativas, uma é assim descrita: “Durante a replicação, algumas proteínas virais são expressas na superfície da célula infectada. Anticorpos (Ac) podem, então, se ligar a essas proteínas virais. Em seguida, as células NK com receptores Fc se ligarão aos Ac, induzindo a liberação de proteínas como perforinas e granzimas, produzindo citólise. Assim, limitam a disseminação do vírus no hospedeiro. O mesmo mecanismo acontece para que sejam destruídas as células neoplásicas malignas”. Esse texto diz respeito à: 
Mecanismo de citotoxicidade mediada por células dependente de anticorpo. 
# – Frase de um laudo do Laboratório de Patologia acerca de uma necrópsia de paciente que tinha uma massa encefálica e sintomatologia neurológica: “Foram observadas leveduras de “X” arredondadas com célula central circundada por uma cápsula que não se cora, conferindo ao tecido um aspecto de “lesão em bolha de sabão”. Qual das alternativas abaixo é o mais provável diagnóstico?
Criptococose cerebral.

Mais conteúdos dessa disciplina