Buscar

Exercícios de Fixação 5 Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A empresa Desenhando em Cores, varejista de materiais escolares, tem uma das equipes mais motivadas para se trabalhar no ramo. A empresa brasileira treina, envolve e recompensa seus colaboradores e, mais do que isso, encoraja atividades de desenvolvimento coletivo, das quais a equipe tem prazer em participar. Com base na motivação dos colaboradores, é correto afirmar que:
Resposta correta.
D. O envolvimento dos colaboradores da empresa compreende a motivação cognitiva ( relacionada à racionalidade ) e emocional voltada ao trabalho.
O envolvimento dos colaboradores engloba a mobilização motivacional da emoção e da cognição para o foco no esforço intencionado para o atingimento de metas e objetivos laborais.
2. Leia, a seguir, um trecho da letra da música Comida da banda brasileira Titãs:
"Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer"
A música chama a atenção para as diferentes necessidades humanas. Nesse sentido, de acordo com a teoria da hierarquia de necessidades, desenvolvida em 1940, pelo psicólogo Abraham Maslow, escolha a alternativa correta:
Você acertou!
E. Paulatinamente, as pessoas são levadas a satisfazer uma necessidade mais elevada após a inferior ser atendida.
A teoria da hierarquia de necessidades de Maslow é compreendida como uma teoria da motivação humana, a qual condensa as necessidades humanas em cinco categorias básicas:
1) fisiológicas (necessidade de comida, ar, água) na base da pirâmide;
2) segurança (necessidade de segurança e estabilidade);
3) pertencimento, amor (necessidade de interação e afeto com outras pessoas);
4) estima, necessidade de autoestima e estima, status social;
5) autorrealização (necessidade de sucesso pessoal e concretização do próprio potencial.
De modo geral, pela hierarquia de uma necessidade sobre a outra, as pessoas são motivadas a satisfazer uma necessidade mais elevada na medida em que a necessidade inferior é satisfeita. Por exemplo, pela teoria motivacional de Maslow, depois de matar a fome e a sede, as pessoas pensariam em sua segurança (MCSHANE; VON GLINOWA, 2014, p. 121).
3. A sede gera a necessidade de beber água. A ideia gera a necessidade de criar, independentemente do que seja. Nessa medida, as necessidades podem ser forças voltadas para objetivos: de tomar água; de criação. No ambiente de trabalho, a passagem do tempo, por exemplo, e o aumento de demandas gera a necessidade de trabalhar continuadamente para o cumprimento da necessidade dentro de prazos. No entanto, as pessoas não se encaixam em uma hierarquia única de necessidades, que é igual para todos; a sede, por exemplo, pode gerar objetivo de tomar chá (e não água). As evidências, cada vez mais, indicam que as pessoas têm hierarquias diferentes. Com base no exposto, escolha, a seguir, a alternativa correta:
Você acertou!
C. Algumas pessoas colocam o status social no topo da sua hierarquia pessoal; outras consideram o desenvolvimento pessoal uma prioridade.
De fato, as pessoas apresentam necessidades diferentes.
4.A teoria da hierarquia de necessidades de Maslow sofreu duras críticas, especialmente fundamentadas na pluralidade humana e nas diferentes necessidades que cada indivíduo tem diante da imprevisibilidade do contexto social do qual faz parte, do conjunto de experiências dissemelhantes, dentre outros. No entanto, podemos reconhecer como ponto forte da teoria das necessidades o fato de a abordagem contemplar perspectiva:
Você acertou!
E. Positiva: as pessoas são naturalmente motivadas a atingir seu potencial.
Positiva (com a perspectiva da autorrealização, temos que as pessoas são naturalmente motivadas a atingir seu potencial e que organizações e sociedades podem ser estruturadas para ajudá-las a continuar e desenvolver tal motivação) - MCSHANE; VON GLINOWA, 2014, p. 122.
5. Na medida em que passamos a integrar um novo espaço de convivência, de compartilhamento, podemos desenvolver novas necessidades ou, de outro modo, deixar de priorizar necessidades que até então pautaram boa parte do nosso comportamento?
O psicólogo McClelland estudou a influência social na alteração das necessidades de forma geral. Trata-se da teoria das necessidades aprendidas, em que as necessidades humanas podem ser fortalecidas a partir de reforço, aprendizagem e condições sociais. A partir disso, escolha, a seguir, a alternativa correta acerca da teoria das necessidades aprendidas:
Resposta correta.
C.As pessoas com uma forte necessidade de afiliação buscam projetar uma imagem favorável de si mesmas.
A necessidade de afiliação “refere-se ao desejo de buscar a aprovação de outras pessoas, estar de acordo com seus desejos e expectativas, evitando o conflito e a confrontação”. Além disso, as pessoas que têm uma forte necessidade de afiliação buscam projetar uma imagem favorável de si mesmas, “tendem a apoiar ativamente as outras pessoas e a colocar panos quentes nos conflitos de trabalho”. Ainda, a necessidade de realização& pode ser relacionada às “pessoas que querem atingir objetivos mais difíceis por meio de seu próprio esforço, preferem trabalhar sozinhas ao invés de trabalhar em equipes, escolhendo tarefas com grau moderado de risco (nem tão fáceis, nem impossíveis de concluir), desejam feedback e reconhecimentos inequívocos por seu sucesso” (MCSHANE; VON GLINOWA, 2014, p. 123).

Continue navegando