Buscar

Exercícios de Fixação 9 1 Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Na convivência profissional, frequentemente nos deparamos com situações de conflito geradoras de tensões que prejudicam a qualidade do trabalho de uma equipe. A inteligência emocional, a equipe coesa e as regras grupais têm sido consideradas estratégias ou condições potenciais para minimizar o nível destes conflitos de relacionamento, durante os episódios de conflito construtivo. Entretanto, uma ação é tida como inadequada à boa administração destes problemas. Assinale-a.
Você acertou!
E. Reagir a explosões emocionais de colegas no mesmo tom e com a mesma intensidade para não demonstrar fraqueza.
A inteligência emocional está relacionada ao controle, e não ao descontrole seguido de reações explosivas.
2. Os conflitos são comuns no cotidiano organizacional. Adotar e saber os vários estilos para administrá-los, conhecendo os seus antecedentes e os efeitos, é condição básica para qualquer gestor. Sobre seus antecedentes, é CORRETO afirmar que:
Você acertou!
B. o conflito pode despertar sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de se realizar as tarefas.
A percepção de problemas pode mobilizar emoções e levar os trabalhadores a agir em prol da empresa.
3.As teorias organizacionais, ao longo do tempo, passaram a relativizar a compreensão única de que os conflitos no ambiente do trabalho seriam somente disfuncionais para a organização, de modo geral. Deste modo, transcendendo a avaliações simplistas de que somente da harmonia organizacional se pode depreender desenvolvimento, o gestor da empresa “Errando e Crescendo”, pontua que os conflitos podem nos levar a diferentes reflexões, nos tirar da zona de conforto – nos conduzindo, quem sabe, a possibilidades de crescimento e de ação. 
Com relação às consequências positivas do conflito, assinale a alternativa correta abaixo, com base em McShane e Glinow (2014):
Você acertou!
B. Os conflitos da empresa Errando e Crescendo podem ter consequências positivas na medida em que refletirem na qualidade da tomada de decisão, com a verificação da lógica dos argumentos e do questionamento dos propósitos. 
Dentre as consequências positivas do conflito podemos realçar a possibilidade de o funcionário mostrar-se mais “adaptável às mudanças do ambiente” (p. 289). Os autores destacam que o conflito identificado entre os membros da equipe e antagonistas externos é o tipo que pode ampliar a coesão da equipe (ao passo que o conflito entre os membros da equipe pode enfraquecer a coesão da mesma). Devemos considerar que a prática do conflito ocorre em um espaço de tempo (do trabalho) que poderia ser produtivo, gera menor compartilhamento de informações no contexto organizacional, aumentando, dentre outros, o estresse e a insatisfação do colaborador com o seu emprego (não é, se assim analisado, uma consequência positiva) (p. 289). Veja, se, por um lado, a tomada de decisão pode “sofrer porque as pessoas, diante do conflito, se sentem menos motivadas a compartilhar informações valiosas” (p. 290); por outro, a dissonância (discordância) sobre determinada questão (decisão), a oferta de diferentes categorias para análise, de novos argumentos que invalidem possibilidades não testadas ou que esvaziem falsos propósitos, podem legitimar determinada tomada de decisão, após possíveis verificações que emergem de conflitos diante de (p. 289). “O conflito alimenta a política nas organizações, por exemplo, motivando os funcionários a descobrirem maneiras de minar a credibilidade de seus oponentes” – explicam os autores (MCSHANE; GLINOW, 2014).
4. Lilian Mazurek Meyer publicou uma notícia intitulada: o lado positivo da greve dos professores. Na oportunidade, afirmou: "Entendendo a escola como ligada diretamente à sociedade, ela tem o importante papel de mediadora entre o âmbito da vida cotidiana, e não cotidiana (conhecimento erudito), ou seja, precisa ser vista a partir de uma realidade social concreta. Assim, mais crítica, favorecendo a transformação como elemento de emancipação humana digna. A escola é lugar da aproximação com a realidade, de troca de saberes e da crítica dessa realidade.
O que quero dizer com isso? Quero frizar a importância de os professores e escola, em geral, analisarem o contexto do aluno, ter um olhar humano e integral sobre a realidade que cerca este aluno. Entender que atrás de algumas dificuldades que ele está enfrentando na escola tem algo mais, tem outros problemas que estão latentes. E este mesmo olhar, humano, integral e cheio de compreensão precisa ser recíproco. Os alunos precisam dar apoio aos professores, entender o processo, o porquê das reclamações dos professores, e lutar juntos pelos direitos. Entender que o baixo salário dos professores prejudica a qualidade do ensino, porque os professores precisam buscar outras fontes de renda ou esticar a carga horária da manhã à noite para poder sobreviver. Isso afeta a própria disposição, desempenho e qualificação do professor devido à exaustão".
Meyer se contrapôs às ferrenhas críticas aos diversos professores que fizeram greve no ano de 2014 e 2015. Diante dessa situação sociedade x alunos x professores, pode-se dizer que o conflito pode gerar resultados positivos e negativos.
Com base nisso, leia as frases abaixo.
I. O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo, aumentando a coesão intragrupal dos professores, independentemente dos alunos e da sociedade.
II. O conflito é um meio de chamar a atenção para os baixos salários, para a necessidade de trabalho extra para se complementar a renda, e isso pode impactar em problemas mais sérios como disposição, desempenho e qualificação dos professores e, consequentemente, nos alunos/sociedade.
III. O conflito desperta sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas docentes, bem como soluções criativas e inovadoras quanto às suas necessidades nesta profissão.
IV. Apesar de os professores serem vistos como um grupo ocupacional, a proposta é limitar a percepção da sociedade e dos alunos frente à realidade.
A partir das afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:
Você acertou!
B. Apenas II e III.
Alertar essa categoria profissional acerca dos problemas vivenciados pode levar a melhores resultados, já que a saúde e o desempenho do trabalhador estão ameaçados, podendo culminar em um risco direto para o aluno/sociedade.
5. A distinção e o conflito entre gerações também se manifesta no mundo corporativo, por isso, esse é "um assunto que merece cada vez mais atenção. Embora profissionais nascidos em épocas diferentes possuam conjuntos de valores e conhecimentos abrangentes, muitas vezes eles apresentam estilos de comunicação contraditórios.
Para o consultor e escritor Sidnei Oliveira, especialista em conflitos de gerações, uma das melhores formas de lidar com essa questão é conscientizar os profissionais de que cada geração agrega um tipo de contribuição, e que o mais importante é ter flexibilidade para aproveitar os benefícios dessa união.
Muito além das gerações | Sidnei Oliveira | TEDxFortaleza​​​​​​​
Clique aqui
Com base nas discussões acima sobre as diferentes gerações, pode-se afirmar que:
Você acertou!
E. há conflitos de incompatibilidade de metas; diferenciação; interdependência nas tarefas.
Há diferença entre as pessoas das diferentes gerações, entre suas experiências, valores, metas, ao mesmo tempo em que precisam se relacionar, já que uma tarefa depende ao menos um pouco de outra.

Outros materiais