Buscar

Exercícios de Fixação 9 2 Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Dentre os principais potenciais estressores no trabalho, podemos destacar:
Você acertou!
D. as condições de deslocamento para o trabalho e os problemas familiares.
Ainda que sejam fatores extra-organizacionais, ambos exercem influência no comportamento do trabalhador e são potenciais estressores no trabalho.
2. No artigo "Os mecanismos de controle da atividade no setor de teleatendimento e as queixas de cansaço e esgotamento dos trabalhadores", Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela e Ada Ávila Assunção abordam as principais queixas de cansaço e motivos de esgotamento dos trabalhadores do setor.
Confira alguns depoimentos, a seguir, e assinale a alternativa correta.
Nosso trabalho é o tempo todo vigiado, porque temos um aparelho que marca a hora que chegamos, a hora que fomos embora, as pausas e o tempo que ficamos com cada cliente. E temos outra forma de nos vigiarmos, que são as gravações de nossos trabalhos.
Você tem que escutar o cliente despejar reclamações mal-educadas e não tem para quem repassar estas insatisfações. Você acumula toda essa energia negativa.
"A fonoaudióloga disse que era pra eu tomar água sempre, porque minhas cordas vocais estão endurecendo, mas não posso ficar tomando, pois não dá tempo. E, se eu tomar, vou precisar ir ao banheiro, e a gente não pode deslocar (...).
Você acertou!
E. É necessário agir sobre as causas de adoecimento e estresse, a fim de gerenciar os estressores.
Pode-se agir sobre as excessivas cobranças, a fim de minimizar os impactos negativos sobre o bem-estar do trabalhador.
3.Leia o texto a seguir e, com base no mesmo, assinale a alternativa correta.
Equilíbrio trabalho/vida pessoal na Best Buy, pelo ROWE.
Alguns anos atrás, a Best Buy decidiu abandonar o antigo sistema de remuneração, baseado na jornada de trabalho a quantidade de horas que seus funcionários ficavam no escritório. Em vez disso, criou um ambiente de trabalho orientado apenas em resultados (ou, em inglês, results only work environment - ROWE), no qual os funcionários são estimulados a terminar seu trabalho nos horários e lugares que funcionem melhor para eles. O especialista em ensino a distância, Mark Wells, ausentou-se 42 dias em um ano na maioria das vezes, frequentando shows. A Best Buy não se importa, porque a produtividade de Wells aumentou nitidamente. O ROWE não só aumenta a satisfação e a lealdade do funcionário como também reduz o estresse relacionado ao trabalho. O ROWE me ajudou a encontrar o equilíbrio correto na minha vida profissional e pessoal e hoje, realmente, tenho uma vida diz a instrutora da Best Buy, Christy Runni Gen. Sei que a minha família diria que estou muito menos estressada do que costumava estar.
Você acertou!
D. A flexibilidade, possibilidade de realizar o trabalho onde se tem preferência, e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal são algumas das sugestões para gerenciar os estressores no trabalho.
Essas são algumas das possibilidades para reduzir o estresse no trabalho, mas existem outras, tal como conciliar as responsabilidades com as habilidades dos trabalhadores.
4. Em relação ao assédio moral nas organizações, é correto afirmar:
Você acertou!
C. Caracteriza-se por condutas que evidenciam violência psicológica no ambiente de trabalho, repetidamente (na maioria das vezes ocorre do chefe para o empregado).
É uma conduta repetida e hostil, com comentários verbais, ações ou gestos que afetam a dignidade ou a integridade psicológica do indivíduo no trabalho
5. Quanto ao bem-estar no trabalho, podemos afirmar:
Você acertou!
B. Observar como os funcionários vivenciam sensações de bem ou de mal-estar em relação ao reconhecimento e ao crescimento profissional, ao elo trabalho e vida social, bem como à condição e à organização do trabalho, são aspectos que devem ser considerados pelas organizações na busca de criar um bom e satisfatório ambiente de trabalho aos funcionários.
Ainda que os funcionários tenham perfis diferentes, é preciso conhecer, na medida do possível, as suas necessidades e itens de satisfação para promover um ambiente adequado ao bem-estar no trabalho.

Outros materiais