Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Prova av1 Cardiovascular 
O ciclo cardíaco é dividido em duas etapas. A primeira etapa refere-se ao enchimento das câmeras atriais e ventriculares e é chamado de diástole. A segunda etapa é conhecida como sístole e representa o momento da contração do músculo cardíaco. O conjunto de uma sístole e uma diástole é chamado de ciclo cardíaco. O número de vezes que o ciclo cardíaco se repete em um minuto é chamado de frequência cardíaca (FC). Com base nas informações acima, responda as seguintes questões: a) A fração de ejeção (FEVE) é resultado da relação entre o volume de sangue ejetado (volume sistólico) e o que permanece no interior do ventrículo esquerdo ao final da sístole (volume sistólico final). Qual o exame que mensura a FEVE? Ela serve para avaliar o que? Qual seu valor de referência (normal)? (0,5) b) Disserte sobre a pré e pós-carga e sua influência nos volumes cardíacos (volume sistólico, volume sistólico final e volume distólico final), em indivíduos com insuficiência do ventrículo esquerdo e como isso pode influenciar na ocorrência de edema agudo pulmonar.Texto de linha única.
R: A) Exame que mensura a FEVE é o ecocardiograma. Serve para avaliar a função sistólica do VE. Valor de referência é de 60 a 70% LETRA B) A pré carga é a tensão exercida nas paredes dos ventrículos pelo sangue durante a diástole. Aumento da RV. A pós carga: é a resistência imposta as contrações do ventrículo/stress na parede ventricular. Aumenta a sobrecarga/hipertrofia. Quanto maior o VDF, maior o VDF. E quanto menor o VS, menor a FE. Gerando uma insuficiência do VE. E isso pode influenciar na ocorrência do edema agudo pulmonar porque tem muito sangue entrando no AD e tem obstrução na saída, logo, diminui o VS e FE, aumenta o VDF e VSF.
Jorge, 60 anos, resolveu fazer hidroginástica com a finalidade de perder peso (IMC = 45,2). Além de obeso, fazia apneia do sono. Ao solicitar o atestado médico para fazer a hidroginástica o médico pediu alguns exames: de sangue (glicemia, colesterol total e frações e hormônios tireoidianos), eletrocardiograma e teste ergométrico. Os exames de sangue e eletrocardiograma foram realizados normalmente. Já no dia do teste ergométrico (esteira), antes do início do exame foi aferido a pressão arterial, que estava 170 x 100 mmHg, caracterizando hipertensão arterial. Neste momento a paciente relatou que realmente é hipertenso, sob uso de atenolol e que há 6 meses sua pressão encontra-se instável. Diante do exposto, qual o melhor método diagnóstico (exame) indicado para esta paciente? Além de auxiliar no diagnóstico da hipertensão, quais as outras finalidades deste exame para o paciente, levando em consideração o quadro acima? Em relação ao eletrocardiograma existe alguma patologia?
R: Melhor método: MAPA que verifica a PA por 24h de 15 em 15 min durante o dia e durante o sono. Outras finalidades são: lesões órgão alvo, verificar PA durante o sono ( a dispneia), avaliação de hipotensão. Fibrilação atrial.
Paciente Geraldo, 54 anos, portador de diabetes, procurou a clínica de fisioterapia para tratamento. O mesmo não tinha condições financeiras de realizar o teste ergométrico, mas apresentava baixo risco cardiovascular. a) Prescreva o exercício para o Sr. Geraldo (protocolo completo) explicando os objetivos do tratamento (levando em consideração uma frequência cardíaca de repouso de 65 bpm) com base nos efeitos do exercício aeróbico. b) Se houver necessidade de aumento de intensidade no exercício aeróbico, qual o critério a ser utilizado?
R:
Cláudio, 37 anos, professor de Fisioterapia, sentiu forte desconforto torácico ao subir dois lances de escada, que foi amenizado com o repouso. Foi solicitado pelo médico eletrocardiograma que não identificou alteração e um teste ergométrico que foi interrompido com 5 minutos por dor torácica. a) Qual tipo de angina ele estava apresentando? Porque a dor somente acontecia durante a atividade física? (1,0) b) Qual critério eletrocardiográfico poderia ter sido utilizado para identificar esta alteração durante o TE? (0.5) c) Diga se o paciente apresenta déficit cronotrópico, déficit aeróbico funcional (FAI) e avalie o seu duplo produto
R: A) Angina esteve. Porque a atividade física foi maior que o esperado com isso, o consumo de oxigênio foi maior que o recebido. LETRA B) Desnivelamento de st - infra st
J.E.S, 65 anos, portador de DPOC, procurou atendimento médico com queixa de palpitações e vertigens, queda da pressão arterial e sonolência excessiva. Foi solicitado ecocardiograma que mostrou hipertrofia do ventrículo direito e dilatação da câmara atrial direita com redução da função sistólica de AD e eletrocardiograma que junto a clínica identificou a fibrilação atrial (FA) sintomática. Quais as características da FA? Qual a sua principal complicação? Como ela pode ser ocasionada? Diferencie FA de flutter atrial.
R: A) A FA se caracteriza pela descarga de múltiplos focos ectópicos atriais com ondas P aniso mórficas. B) Principais complicações é o AVE isquêmico, onde ocorre por aumento da camara cardíaca ou por processos isquêmico. C) FA é uma arritmia (crônica ou aguda) é causada pelo aumento da camara cardíaca atrial ou por isquemia que vão tentar despolarizar os átrios em momentos diferentes. Onda P diferente. Flutter atrial: é uma arritmia que está relacionada geralmente a isquemia do miocárdio atrial onda P igual. 
Professor N, foi aplicar uma prova de Fisioterapia Cardiovascular e viu que o arquivo havia se perdido em seu computador. Com o forte estresse foi levado à emergência hospitalar com redução da pressão arterial e vertigens. Com base no ECG apresentado, interprete a alteração e descreva suas características.Texto de linha única.
R: Bloqueio AV de 2 grau tipo 1 . É caracterizada pelo prolongamento progressivo do intervalo PR (Fenômeno de Wenckebach) até chegar um momento em que a onda P é bloqueada.

Mais conteúdos dessa disciplina