Buscar

Prova de história da Enfermagem AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

I. O saneamento do Rio de Janeiro seria em si mesma lucrativa, pelas mudanças de julgamento que acarretaria no estrangeiro sobre as condições de saúde pública da cidade e outros pontos do território nacional (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a opção CORRETA sobre o processo de higienização e urbanização da cidade do Rio de Janeiro:
	
a) Registrou-se o tipo de organização de serviço de saúde que privilegiou o porto como alvo de intervenção a saúde da população e não as questões políticas e econômicas.
b) O governo acreditava que o desenvolvimento do Brasil, no início do século, implicava a manutenção do comércio exterior e isto dependia do controle das epidemias.
c) A preocupação com a cidade do Rio de Janeiro era por ser a capital da República mas esta evidência evitou a influência internacional para sanear a cidade.
d) Como exigência o Departamento Nacional de Saúde Pública estabeleceu que a enfermagem fosse voltada para área hospitalar.
 
II. Diante da relevância da teoria de Florence Nightingale para a Enfermagem marque a opção INCORRETA sobre as características de uma Teoria:
	
a) As teorias devem ser relativamente complexas, ainda que imprecisas.
b) As teorias precisam ser lógicas por natureza.
c) As teorias podem constituir a base para hipóteses que podem ser testadas.
d) As teorias podem interligar conceitos de modo a criar uma maneira diferente de encarar determinado fenômeno.
 
III. Através de suas realizações de caráter humanitário Ana Néri foi chamada pelas religiosas vicentinas de Salvador de “ a grande irmã de caridade leiga” (LOUREIRO, 2002). Diante desta afirmação marque a opção CORRETA sobre Ana Néri:
a) Ana Néri começou seu trabalho no hospital na Guerra do Paraguai, onde havia, nessa época, muitos soldados internados.
b) Pelas suas grandes realizações na Guerra do Paraguai Ana Néri foi aclamada como ¿A Dama da Lâmpada¿ no Brasil.
c) Ana Néri vai a guerra porque ficou viúva e teve o desejo de ajudar e cuidar de pessoas menos favorecidas.
d) Ana Néri foi a guerra a pedido do governo que ao saber de sua grande atuação na Bahia, faz um pedido que ela vá atuar e cuidar dos feridos.
 
IV.É certo que havia o reconhecimento por parte da sociedade brasileira a necessidade de formação de enfermeiros nas primeiras décadas do século XX. Certamente havia pessoal não qualificado trabalhando em enfermagem, mas não só a reforma estava em andamento como já era possível fazer um contraponto com o novo contingente que estava em campo, formado pelas escolas e por profissionais brasileiros, cujo nível de conhecimento estava longe de ser primário (OGUISSO, 2007). Diante desta afirmação marque a opção INCORRETA sobre a implantação da Enfermagem no Brasil através do século XX:
	
a) Teve início no final do século XIX a existência de um mercado consumidor para produtos manufaturados europeus constituía um dos pré-requisitos para o desenvolvimento industrial brasileiro que veio a ocorrer posteriormente, intensificando o crescimento urbano.	
b) O Serviço de Inspeção de Saúde Pública do Porto do Rio de Janeiro, principal porta de entrada de doenças já existia desde 1828, e a sua atuação era eficiente.
c) A questão saúde passa a constituir um problema econômico-social, a partir do momento em que as doenças infecto-contagiosas, trazidas pelos europeus e pelos escravos africanos, começam a propagar-se rapidamente, tomando grandes proporções nos grandes núcleos urbanos.
d) A disponibilidade de trabalhadores sadios não era equivalente as necessidades capitalistas da época.
 
V.Ao longo dos tempos a Enfermagem tem-se constituído em objeto de questionamento e reflexões por parte dos profissionais e estudiosos da área, e suas ações estão relacionadas com a prática de saúde (OGUISSO, 2007). Diante desta afirmação marque a opção INCORRETA sobre a Enfermagem como profissão em desenvolvimento:
	
a) A Enfermagem como profissão deve ter como característica funcionar de maneira autônoma na formulação de políticas profissionais e no controle da atividade profissional.
b) A Enfermagem como profissão deve ter como característica atrair para a profissão um grupo de indivíduos que reconheçam esta ocupação como o trabalho de suas vidas e que desejam contribuir para o bem da sociedade através do servir ao outro.
c)A Enfermagem como profissão deve ter como característica formar seus profissionais em instituições de ensino médio.
d)A Enfermagem como profissão deve ter como característica criar dentro do grupo um código de ética.
 
VI. Dentro desse contexto caótico na saúde, resta a esperança de que os profissionais que atuam no que resta do setor de saúde pública, adotem condutas mais adequadas a abordagem holística (ver o paciente como um todo e não apenas com uma doença) do terceiro milênio, particularmente no que concerne ao respeito e ao máximo de dignidade nas relações com os seus semelhantes (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a sentença INCORRETA sobre a Medicalização do Sistema de Saúde no Brasil:
	
a) O saber médico traz boas conseqüências no relacionamento multidisciplinar e grandes resultados a clientela.
b) Um outro aspecto que contribui para crise no setor da saúde está relacionado ao espaço político e intelectual dos profissionais da área.
c) A atual política de desmoralização dos serviços públicos de saúde vem atender aos interesses dos grupos empresariais do setor.
d) Os meios de comunicação anunciam e vendem planos de saúde com promessa de atendimentos a nível de primeiro mundo.
 
VII. Um dos movimentos destacáveis do século XIX foi o desenvolvimento da sociedade da Cruz Vermelha, originariamente uma associação de cidadãos, não necessariamente médicos ou enfermeiras, que assumiram a prestação efetiva de ajuda em tempo de guerra ou calamidade (OGUISSO, 2007). Diante desta afirmação marque a sentença INCORRETA sobre a Cruz Vermelha:
	
a)A Cruz Vermelha é uma instituição universalmente reconhecida e foi fundada por Henri Dunant.
b)A feliz iniciativa de Henri Dunant para criação da Cruz Vermelha foi narrada no Livro Souvenir de Solferino, publicado em 1862.
c)As idéias de fundação da Cruz Vermelha por Henri Dunant floresceram por ter presenciado em 1859 os resultados fabulosos da batalha de Solferino.
d) A obra Souvenir de Solferino, procurou lançar as bases de uma instituição permanente que mitigasse os horrores da guerra, mobilizando e organizando todas as boas vontades para servir às vítimas de tais calamidades.
 
VIII. As fontes históricas da enfermagem nos fornecem dados relevantes sobre as principais tradições da enfermagem e que fazem parte do nosso passado, do nosso presente e com certeza do nosso futuro, onde até hoje são lembradas de forma memorável nas cerimônias da enfermagem. Diante desta afirmação marque a sentença INCORRETA sobre as Tradições da Enfermagem em relação ao uniforme:
	
a) Um uniforme completo, freqüentemente, incluía um manto longo que cobria o uniforme.
b) Os uniformes antigos eram em geral curtos, muito engomados, e tinham golas e punhos bem visíveis.
c) A enfermeira vestida em um uniforme branco, ao menos nos anos 50 e 60, veiculava uma impressão de confiança, competência, profissionalismo, autoridade, atribuições e responsabilidade.
d) Assim como a touca de enfermagem, que é de fato uma parte do uniforme antigo, a exigência de uma vestimenta especial é oriunda da história religiosa, e militar tendo sido sempre significativa dentro da enfermagem.
 
IX. O cuidado dos enfermos foi uma das muitas formas de caridade adotadas pela igreja e que se conjuga à história da enfermagem, principalmente após o advento do cristianismo. Muitos destes preceitos foram utilizados por Florence Nigthingale, que foi influenciada diretamente pela sua passagem nos locais onde se executava cuidado de enfermagem leigo e fundamentado nos conceitos religiosos (SANTOS, et al, 2001). Diante desta afirmação marque a opção INCORRETA sobre a enfermagem moderna e seus aspectos críticos relacionados a era Florence:
a) A destacadaposição social de Florence servia como meta para ascensão da mulher na sociedade ocidental no início do século.
b) Florence argumentava que não era necessário o registro oficial, porque o real significado da profissão era o seu espírito vocacional e de submissão, postura que, de uma certa forma, mostrava seu compromisso com as elites.	
c) Florence instituiu a ambigüidade da prática, quando propôs a divisão social do fazer em Enfermagem, o fazer intelectual para as moças de origem social destacada e o fazer manual para as moças de origem simples.
d) As nurses eram alunas de enfermagem provenientes de classe social elevada, custeando seus estudos e que eram preparadas para ocupar espaços de liderança na enfermagem numa escala internacional.
 
X. A proteção aos alienados também se apresenta de forma ambivalente, com a organização de asilos, construídos em locais afastados das cidades, cuja real finalidade era isolar o doente do convívio social, ou melhor proteger a sociedade (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a opção INCORRETA sobre os Primórdios da Psiquiatria:
		
a) Inexistia uma política social e sanitária para o índio e para a população negra, para o louco, para o escravo.
b) Os loucos eram colocados nas cadeias com vagabundos, criminosos ou indiciados. Esta promiscuidade de nenhum modo foi privativa da Colônia do Vice-Reinado ou do Primeiro Império. Era Universal.
c) Nos primeiros 300 anos da sociedade brasileira era desconhecida uma política de saúde, implementada pelo Estado metropolitano português, para atender às demandas da sua colônia na América.
d) O imperador formulou um atendimento especializado ao doente mental com ênfase na singularidade de cada paciente.

Continue navegando